sexta-feira, setembro 12, 2025

Últimas Notícias

ROTAS DA CERVEJA: 7 DESTINOS NO BRASIL PARA QUEM AMA A BEBIDA

De Salvador a Blumenau, o Zarpo selecionou roteiros que combinam fábricas artesanais, festas temáticas e hospedagens com curadoria especial para os apaixonados por cerveja

Com mais de 1.700 cervejarias espalhadas pelo país, o Brasil já é o 4º maior mercado consumidor de cerveja do mundo. E para os apaixonados pela bebida, chamados informalmente de “cervejófilos”, há destinos nacionais que vão muito além do simples brinde: oferecem tours completos por fábricas artesanais, experiências de degustação, festas temáticas e muita cultura cervejeira.

Pensando nisso, o Zarpo, agência online de viagens com curadoria premium, selecionou sete destinos imperdíveis para quem quer explorar o melhor do turismo cervejeiro nacional. De cidades do Sul com forte influência alemã a pólos de cervejeiros artesanais no Sudeste e Nordeste, a rota mistura tradição, sabores locais e hospedagens com curadoria especial. Confira:

1. Blumenau (SC)

Desde 2017, Curitiba ostenta o título de Capital da Cerveja Artesanal, com dezenas de microcervejarias que vêm se destacando no cenário nacional. Entre as mais conhecidas estão a Asgard Cervejaria, com temática viking, a criativa Way Beer e a premiada Bodebrown, que já assinou rótulos em parceria com a banda Iron Maiden e coleciona prêmios internacionais.

A cidade também reúne bares temáticos e experiências para quem quer explorar novos estilos e harmonizações. Para descansar entre uma visita e outra, o Bourbon Curitiba Hotel & Suítes oferece localização central e estrutura com spa, piscina aquecida e dois restaurantes.

3. Campos do Jordão (SP)

Mais conhecida pelo charme europeu e pela temporada de inverno, Campos do Jordão também é parada obrigatória na rota da cerveja. A cidade abriga a tradicional Baden Baden, pioneira na produção de cervejas artesanais no Brasil, com tours guiados, degustações e restaurante próprio. Outras ótimas opções são a Caras de Malte, a Cerveja Campos do Jordão e a Gard Cervejaria. Todas essas fábricas oferecem experiências únicas e rótulos inspirados na paisagem da Serra da Mantiqueira. 

Para uma excelente localização e um equilíbrio entre o urbano e a natureza deslumbrante da serra, o Wanderlust Experience Hotel BW Signature Collection by Livá é aposta sem erro. Para curtir com conforto, o Golden Park Campos do Jordão está a poucos minutos da entrada da cidade e reúne lazer para todas as idades, como lago com pedalinho, quadra, piscina coberta e café da manhã incluso.

4. Ribeirão Preto (SP)

Já chamada de Terra do Chopp, Ribeirão Preto se reinventou como um dos principais polos de cerveja artesanal de São Paulo. A cidade é sede da Rota da Cerveja, passeio guiado por algumas das principais fábricas da região, como a tradicional Colorado Cervejaria, a inovadora Cervejaria Invicta e a Cervejaria Lund, que segue a milenar Lei da Pureza Alemã.

Além da boa bebida, o destino oferece gastronomia rica e temperaturas ideais para um chope bem tirado. O Hotel JP Ribeirão Preto Resort & Convenções by Nacional Inn é uma excelente opção de hospedagem, com piscinas, salas de jogos, além de outras comodidades e fácil acesso ao circuito cervejeiro.

5. Petrópolis (RJ)

Berço da primeira cervejaria do país, a Bohemia, fundada em 1853, Petrópolis exala tradição. A cidade promove o Circuito Cervejeiro de Petrópolis, que inclui visita a diversas fábricas e experiências de harmonização. Em setembro, acontece a Bauernfest, festa típica alemã com foco em cervejas locais e cultura gastronômica.

Com mais de 20 marcas produzidas na região, Petrópolis tem ainda nomes como o Grupo Petrópolis e a Brewpoint Cervejaria, que oferecem visita guiada mediante agendamento. Para relaxar após a rota, a charmosa Pousada Tankamana é um refúgio em meio à natureza. Outra opção cheia de charme histórico é o Hotel Solar do Impériolocalizado na avenida mais nobre de Petrópolis, com ambientes requintados, restaurantes, SPA e atendimento primoroso. 

6. Belo Horizonte (MG)

A capital mineira é famosa pelos botecos, mas também se destaca como polo de cervejas artesanais. Conhecida como Bélgica Brasileira, BH abriga bares premiados e cervejarias criativas, como a Krug Bier, a Backer e a única filial da alemã Hofbräuhaus nas Américas, parada obrigatória para quem busca rótulos clássicos de Munique.

A cidade combina a tradição da boa mesa mineira com uma cena cervejeira pulsante e autêntica. A dica é explorar os bares dos bairros de Lourdes, Savassi e Santa Tereza, onde tradição e inovação se encontram em cada copo. Depois das descobertas, uma boa opção para descansar é o Tauá Resort Caeté, localizado à 50 km de BH e que possui uma deliciosa gastronomia mineira, trilhas, passeios a cavalo ou charrete, além de SPA e uma bela infraestrutra de 45 mil m² com diversão para toda a família. 

7. Salvador (BA)

No Nordeste, Salvador lidera o ranking de cervejarias na Bahia, com nove produtoras na cidade. O cenário cresce com marcas como a Proa Cervejaria, referência em inovação e diversidade de estilos. O Bar da Proa, na Pituba, é excelente para degustar rótulos com vista para o mar.

A cidade mescla clima tropical, gastronomia baiana e uma produção que respeita ingredientes locais. Para quem quer explorar o melhor da cerveja sob o sol do litoral, Salvador é uma escolha acertada – com bons bares, fábricas e experiências para todos os gostos. Uma dica é se hospedar no Fera Palace, com uma vista imbatível da Baía de Todos os Santos, principalmente ao pôr do sol. Outra opção sofisticada que alia charme histórico e elegância contemporânea é o Fasano Salvador que, além de tudo, ainda proporciona um pôr do sol inesquecível da piscina em seu rooftop.

Latest Posts

MAIS VISTAS

×