Início Gastronomia Cerveja ROTAS DA CERVEJA: 7 DESTINOS NO BRASIL PARA QUEM AMA A BEBIDA

ROTAS DA CERVEJA: 7 DESTINOS NO BRASIL PARA QUEM AMA A BEBIDA

0

De Salvador a Blumenau, o Zarpo selecionou roteiros que combinam fábricas artesanais, festas temáticas e hospedagens com curadoria especial para os apaixonados por cerveja

Com mais de 1.700 cervejarias espalhadas pelo país, o Brasil já é o 4º maior mercado consumidor de cerveja do mundo. E para os apaixonados pela bebida, chamados informalmente de “cervejófilos”, há destinos nacionais que vão muito além do simples brinde: oferecem tours completos por fábricas artesanais, experiências de degustação, festas temáticas e muita cultura cervejeira.

Pensando nisso, o Zarpo, agência online de viagens com curadoria premium, selecionou sete destinos imperdíveis para quem quer explorar o melhor do turismo cervejeiro nacional. De cidades do Sul com forte influência alemã a pólos de cervejeiros artesanais no Sudeste e Nordeste, a rota mistura tradição, sabores locais e hospedagens com curadoria especial. Confira:

1. Blumenau (SC)

Desde 2017, Curitiba ostenta o título de Capital da Cerveja Artesanal, com dezenas de microcervejarias que vêm se destacando no cenário nacional. Entre as mais conhecidas estão a Asgard Cervejaria, com temática viking, a criativa Way Beer e a premiada Bodebrown, que já assinou rótulos em parceria com a banda Iron Maiden e coleciona prêmios internacionais.

A cidade também reúne bares temáticos e experiências para quem quer explorar novos estilos e harmonizações. Para descansar entre uma visita e outra, o Bourbon Curitiba Hotel & Suítes oferece localização central e estrutura com spa, piscina aquecida e dois restaurantes.

3. Campos do Jordão (SP)

Mais conhecida pelo charme europeu e pela temporada de inverno, Campos do Jordão também é parada obrigatória na rota da cerveja. A cidade abriga a tradicional Baden Baden, pioneira na produção de cervejas artesanais no Brasil, com tours guiados, degustações e restaurante próprio. Outras ótimas opções são a Caras de Malte, a Cerveja Campos do Jordão e a Gard Cervejaria. Todas essas fábricas oferecem experiências únicas e rótulos inspirados na paisagem da Serra da Mantiqueira. 

Para uma excelente localização e um equilíbrio entre o urbano e a natureza deslumbrante da serra, o Wanderlust Experience Hotel BW Signature Collection by Livá é aposta sem erro. Para curtir com conforto, o Golden Park Campos do Jordão está a poucos minutos da entrada da cidade e reúne lazer para todas as idades, como lago com pedalinho, quadra, piscina coberta e café da manhã incluso.

4. Ribeirão Preto (SP)

Já chamada de Terra do Chopp, Ribeirão Preto se reinventou como um dos principais polos de cerveja artesanal de São Paulo. A cidade é sede da Rota da Cerveja, passeio guiado por algumas das principais fábricas da região, como a tradicional Colorado Cervejaria, a inovadora Cervejaria Invicta e a Cervejaria Lund, que segue a milenar Lei da Pureza Alemã.

Além da boa bebida, o destino oferece gastronomia rica e temperaturas ideais para um chope bem tirado. O Hotel JP Ribeirão Preto Resort & Convenções by Nacional Inn é uma excelente opção de hospedagem, com piscinas, salas de jogos, além de outras comodidades e fácil acesso ao circuito cervejeiro.

5. Petrópolis (RJ)

Berço da primeira cervejaria do país, a Bohemia, fundada em 1853, Petrópolis exala tradição. A cidade promove o Circuito Cervejeiro de Petrópolis, que inclui visita a diversas fábricas e experiências de harmonização. Em setembro, acontece a Bauernfest, festa típica alemã com foco em cervejas locais e cultura gastronômica.

Com mais de 20 marcas produzidas na região, Petrópolis tem ainda nomes como o Grupo Petrópolis e a Brewpoint Cervejaria, que oferecem visita guiada mediante agendamento. Para relaxar após a rota, a charmosa Pousada Tankamana é um refúgio em meio à natureza. Outra opção cheia de charme histórico é o Hotel Solar do Impériolocalizado na avenida mais nobre de Petrópolis, com ambientes requintados, restaurantes, SPA e atendimento primoroso. 

6. Belo Horizonte (MG)

A capital mineira é famosa pelos botecos, mas também se destaca como polo de cervejas artesanais. Conhecida como Bélgica Brasileira, BH abriga bares premiados e cervejarias criativas, como a Krug Bier, a Backer e a única filial da alemã Hofbräuhaus nas Américas, parada obrigatória para quem busca rótulos clássicos de Munique.

A cidade combina a tradição da boa mesa mineira com uma cena cervejeira pulsante e autêntica. A dica é explorar os bares dos bairros de Lourdes, Savassi e Santa Tereza, onde tradição e inovação se encontram em cada copo. Depois das descobertas, uma boa opção para descansar é o Tauá Resort Caeté, localizado à 50 km de BH e que possui uma deliciosa gastronomia mineira, trilhas, passeios a cavalo ou charrete, além de SPA e uma bela infraestrutra de 45 mil m² com diversão para toda a família. 

7. Salvador (BA)

No Nordeste, Salvador lidera o ranking de cervejarias na Bahia, com nove produtoras na cidade. O cenário cresce com marcas como a Proa Cervejaria, referência em inovação e diversidade de estilos. O Bar da Proa, na Pituba, é excelente para degustar rótulos com vista para o mar.

A cidade mescla clima tropical, gastronomia baiana e uma produção que respeita ingredientes locais. Para quem quer explorar o melhor da cerveja sob o sol do litoral, Salvador é uma escolha acertada – com bons bares, fábricas e experiências para todos os gostos. Uma dica é se hospedar no Fera Palace, com uma vista imbatível da Baía de Todos os Santos, principalmente ao pôr do sol. Outra opção sofisticada que alia charme histórico e elegância contemporânea é o Fasano Salvador que, além de tudo, ainda proporciona um pôr do sol inesquecível da piscina em seu rooftop.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

×
Sair da versão mobile