quarta-feira, julho 24, 2024

Últimas Notícias

5 formas de descobrir se a programação é para você

Profissionais de Tecnologia da Informação estão no topo da lista dos mais procurados, segundo o Ibre/FGV.
 

São Paulo, junho de 2024 – Explorar um mercado que sofre com a carência de profissionais capacitados poderia ser a única razão para investir no universo da programação e se tornar um programador. Mas o fato é que a programação oferece diversos atrativos. “E vale a pena se perguntar se a programação é para você, pois as possibilidades de carreira estão cada vez mais fascinantes”, incentiva Isabela Castilho, CEO da escola de programação, capacitação e desenvolvimento profissional.
 

Pesquisa conduzida pelo Ibre/FGV mostra alta de 10% ao ano na demanda por profissionais de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) no país. Pesquisa do Google feita com a Abstartups e a Box 1824 indica que há um déficit de 530 mil desses profissionais no Brasil até o próximo ano.

“A programação é uma habilidade que pode ser desenvolvida ao longo do tempo, então não se preocupe se você não se sentir confortável com ela imediatamente. O importante é manter uma mente aberta, explorar diferentes aspectos da programação e ver se ela se encaixa com seus interesses e habilidades”, garante Isabela Castilho, CEO da Rocketseat, que começou sua jornada como programadora “do zero” há dez anos. E para ajudar neste processo, Isabela fornece um guia com 5 pontos:


Interesse

Você se interessa pela ideia de desenvolver programas, sites ou aplicativos? Se lhe motiva aprender como tudo funciona atrás de uma tela, esse pode ser o primeiro indicativo de que você se daria bem na programação.
 

Criatividade

Programar é expressar-se criativamente. É buscar uma solução para algo específico, ou mesmo criar algo do zero. Ter flexibilidade ajuda a explorar seu potencial criativo.
 

Persistência

Ser persistente e ter paciência são duas características deste profissional. Aprender a programar pode ser frustrante em alguns momentos. E deve existir determinação para lidar com um problema até encontrar a melhor forma de resolvê-lo.
 

Resolução de problemas

A programação parte da resolução de problemas. Portanto, se você teve ou tem entre seus passatempos montar quebra-cabeças, é outro indício de que você pode se dar bem como desenvolvedor(a). O profissional tem entre suas funções encontrar soluções para seus desafios.
 

Prática

Você pode experimentar ser um programador antes de decidir sê-lo. A programação é uma das atividades onde mais existem comunidades estudando e trabalhando de forma integrada e online. É possível participar de hackathons e projetos, ingressar em fóruns e fazer formações gratuitas, a fim de se aproximar da área e de profissionais. Então, experimente, antes de tomar uma decisão. A Rocketseat é a maior comunidade dev da America Latina com 236k mil devs.


Sobre a Rocketseat

Fundada no Brasil em 2017 por três programadores, a Rocketseat é uma escola de programação especializada que oferece cursos e eventos voltados à comunidade de devs no mercado de tecnologia brasileiro. A empresa faz parte do grupo Digital House. Ao todo, a Rocketseat já transformou a vida de mais de um milhão de pessoas por meio da educação. Isabela Castilho é a CEO da Rocketseat – à frente das operações.

Latest Posts

MAIS VISTAS