Início Gastronomia Vinho e frutas: aprenda a fazer harmonizações na primavera

Vinho e frutas: aprenda a fazer harmonizações na primavera

0

Sommelière da empresa dá dicas para aproveitar as frutas da estação em  combinações com vinhos leves, aromáticos e refrescantes 

A primavera, que começa no dia 22 de setembro, muda não só a paisagem, mas também o cardápio. Com temperaturas mais altas, dias ensolarados e cidades coloridas pelo florescer, a estação convida para momentos ao ar livre, piqueniques e encontros descontraídos. É também o período em que frutas como abacaxi, acerola, amora, caju, jabuticaba, manga, maracujá, pêssego e pitanga ganham espaço e trazem frescor ao dia a dia dos brasileiros.

Embora muitos associem vinhos a épocas mais frias, Thamirys Schneider,  sommelière da Wine, maior clube de assinatura de vinhos do mundo, propõe um convite diferente: “É um bom período para explorar vinhos brancos, rosés, espumantes e tintos leves, além de ousar em harmonizações com frutas in natura, sobremesas e pratos principais”, comenta. O resultado são combinações criativas, refrescantes e cheias de personalidade, perfeitas para a estação mais florida do ano.

Confira indicações de vinhos e sugestões de pratos para acompanhar. 

  • Salada de frutas 

A salada de frutas é uma combinação rica em cores, aromas e sabores, que apresenta toques cítricos e adocicados da combinação de frutas, geralmente, leve e delicada. Para harmonizar, escolha vinhos que acompanhem em leveza e delicadeza, que tenham boa acidez e que sejam bastante aromáticos. 

Vinhos elaborados com as uvas Torrontés, Moscatel e Gewürztraminer são escolhas excelentes, pois são intensamente aromáticos, com bastante carga frutada e um toque floral que cai bem com a primavera. Uma boa indicação é o italiano Fontanafredda D.O.C.G. Moscato D’Asti 2023, um vinho levíssimo, com apenas 5% de teor alcoólico, que acompanha perfeitamente a salada de frutas. O exemplar é levemente frisante, produzido pelo Método Asti, no qual a primeira fermentação é interrompida quando o vinho atinge 5% de álcool, sobrando uma quantidade significativa de açúcar residual, originando um vinho leve, aromático e adocicado. É um rótulo perfumado que traz notas frutadas mais frescas, de flor de laranjeira, sálvia e mel. Na boca, é agradavelmente doce, muito equilibrado e alegre.

(https://www.wine.com.br/vinhos/fontanafredda-docg-moscato-dasti-2023/prod30512.html

  • Salada tropical com manga e abacaxi 

Muitas combinações são possíveis para elaborar uma salada tropical. A dica inspirada na primavera é combinar alface americana, rúcula,  abacaxi e manga cortados em cubinhos, cenoura ralada,  tomates-cerejas, mix de castanhas, ricota em pequenos pedaços e frango desfiado temperado com azeite e ervas frescas, resultando numa combinação leve e saborosa.Para harmonizar tantos elementos, opte por um vinho rosé, o curinga das harmonizações. A leveza, boa acidez e delicada presença tânica irão harmonizar com maestria esta combinação da salada primaveril. O exemplar brasileiro Kaipu Rosé 2023, da linha Entre Dois Mundos, apresenta notas cítricas, de frutas vermelhas e presença delicada de elementos florais. Na boca, é leve, frutado, com acidez equilibrada e agradável frescor.

(https://www.wine.com.br/vinhos/kaipu-rose-2023/prod30796.html

  • Camarão no coco 

Na Primavera, também encontramos cocos saborosíssimos, tanto para consumo da água de coco quanto para uma variedade de doces. Pratos salgados também ganham espaço no menu, como o camarão no coco, uma combinação que une os delicados sabores adocicados do coco e do camarão, enriquecidos com temperos mais expressivos.Vale ressaltar que o coco é untuoso, ou seja, tem presença de gordura. Para harmonizar, são recomendáveis vinhos brancos, rosés e espumantes leves, que acompanham bem a estrutura do prato, mas que tenham acidez elevada para ajudar a limpar a untuosidade que fica no paladar. 

O brasileiro Espumante Maraví Brut, também da linha Entre Dois Mundos, é uma escolha certeira. Seus ricos aromas cítricos somam a experiência, e seu paladar refrescante, cremoso e persistente te fazem almejar pelo próximo gole. Ah, não podemos deixar de destacar o rótulo lindíssimo deste exemplar todo florido, a cara da primavera tropical.

(https://www.wine.com.br/vinhos/espumante-maravi-brut/prod30799.html

  • Salmão ao molho de maracujá 

Um prato bonito e saboroso, o salmão ao molho de maracujá é uma escolha leve e saborosa para impactar convidados. Na harmonização, vale apostar em vinhos brancos que trazem notas de maracujá, para somar aos sabores do prato, e que tenham acidez elevada para limpar o paladar e trazer frescor. A indicação é o chileno Mosaiko Reserva D.O. Cachapoal Valley Sauvignon Blanc 2024, exemplar elaborado pela vinícola boutique Calyptra. O vinho amadurece durante 6 meses em tanques de aço inox com as borras, depois, fica mais 6 meses em garrafa antes de ser comercializado com o objetivo de expressar ao máximo a característica frutada, o terroir e o frescor. O resultado é um magnífico exemplo de Sauvignon Blanc vibrante, frutado e com acidez equilibrada que proporciona um vinho muito refrescante!

(https://www.wine.com.br/vinhos/mosaiko-reserva-d-o-cachapoal-valley-sauvignon-blanc-2024/prod30935.html

  • Lombo com abacaxi 

Outro prato saboroso com a fruta da estação é o lombo com abacaxi. A carne de porco, muito versátil para harmonizações, pode fazer uma boa dupla com diferentes estilos de vinhos, a depender do tipo de preparo. Para esta harmonização, vale apostar em vinhos brancos mais encorpados e com passagem em barrica, e se trouxer notas de abacaxi, deixará a combinação ainda mais interessante.

Uma boa indicação para este prato é o chileno Escudo Rojo Gran Reserva Valle de Casablanca Chardonnay 2023, exemplar elaborado pela renomada vinícola Baron Philippe de Rothschild com seu projeto no Chile. Com uvas provenientes do Valle de Casablanca, região singular para a produção de Chardonnay, este vinho teve amadurecimento parcial, onde 50% ficou 6 meses em barricas de carvalho francês, sendo 25% em barricas novas e 75% barricas de 1 a 2 anos. O resultado é um vinho expressivo com aromas ricos, de frutas tropicais, como abacaxi e manga, notas de toranja, flor de laranjeira, aromas suaves de folhas de tomate, delicados toques de nozes torradas e baunilha. Na boca, apresenta corpo médio, é volumoso e untuoso, tem boa concentração frutada com nuances da passagem por barrica, e apresenta acidez crocante e refrescante. 

(https://www.wine.com.br/vinhos/escudo-rojo-gran-reserva-valle-de-casablanca-chardonnay-2023/prod31260.html

  • Filé mignon ao molho de jabuticaba 

Para quem aprecia vinhos tintos, uma harmonização irresistível é com a jabuticaba, fruta nativa da Mata Atlântica, tipicamente brasileira e aguardada com entusiasmo a cada safra. O molho feito com ela traz um equilíbrio agridoce marcante que realça o sabor das carnes vermelhas, como o filé mignon. Se ainda não provou essa combinação, a primavera é o momento ideal para se aventurar.

Para harmonizar, escolha vinhos tintos com perfis mais leves, todavia, que tragam bastante concentração frutada, principalmente de frutas pretas, e que tenham taninos macios e boa acidez. Evite tintos com longo amadurecimento em barrica e muito envelhecidos, dê preferência aos vinhos jovens e com pouco ou sem passagem por barrica. A dica é o exemplar Portillo Valle de Uco Malbec 2024, vinho argentino elaborado pela Bodegas Salentein que ficou 6 meses em tanques de aço inox para exaltar seu frescor e caráter frutado. Um vinho com predominantes aromas de ameixas e amoras e com toque floral de violeta. Na boca, é equilibrado, com bastante concentração frutada, apresenta taninos maduros e redondos, boa acidez e agradável frescor. 

(https://www.wine.com.br/vinhos/portillo-valle-de-uco-malbec-2024/prod31183.html

  • Pavê de pêssego

O pavê já é um clássico entre as sobremesas de domingo e festividades do final de ano, mas, para sair da referência tradicional com base de chocolate, vale apostar no pavê de pêssego, fruta da estação. Para harmonizar, escolha vinhos mais adocicados como espumantes Moscatel, vinhos de colheita tardia, vinhos botritizados como Sauternes e Tokaji, elaborados pela técnica de appassimento, ou um vinho do Porto Branco. Com pavê de pêssego, vale apostar no Espumante U By Undurraga D.O. Valle del Itata Sweet, um espumante chileno com notas de pêssego e aromas florais, que na boca é delicado, refrescante e com excelente equilíbrio entre doçura e acidez. Combinação muito refrescante e equilibrada.  


(https://www.wine.com.br/vinhos/espumante-u-by-undurraga-do-valle-del-itata-sweet/prod29347.html)

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

×
Sair da versão mobile