segunda-feira, maio 27, 2024

Últimas Notícias

O que é gamificação nas empresas?

Ao entender a definição sobre o que é gamificação nas empresas, percebe-se que ela se trata de uma abordagem que coloca elementos lúdicos muito encontrados em jogos no contexto profissional. Alguns exemplos dessas características são as recompensas, rankings e desafios para estimular os funcionários.

Por conta da proposta de estimular o engajamento e envolvimento dos colaboradores na realização das demandas do negócio, diversas empresas desejam aplicar a estratégia. No entanto, aplicar somente os elementos encontrados na gamificação sem nenhuma organização potencializa as chances da metodologia não render os resultados desejados, gerando frustrações e investimentos sem retorno aos gestores.

O que é gamificação e como ela pode ser aplicada nas empresas?

A gamificação é a estratégia que inclui mecânicas lúdicas encontradas em jogos para o contexto profissional. Incluir a prática na empresa, portanto, necessita tanto da compreensão da definição da abordagem como também do entendimento tanto das características da companhia e da equipe junto dos objetivos que se desejam atingir com as atividades.

Portanto, para aplicar a estratégia, é preciso contar com ferramentas tecnológicas que ofereçam o suporte necessário para inclusão das práticas gamificadas. Um exemplo é a plataforma da gamefic, que possui uma tecnologia bastante interessante para incluir a metodologia nas empresas de maneira interessante e instigante ao colaborador. 

Benefícios da gamificação para as empresas

O maior engajamento é o primeiro benefício das empresas que compreendem o que é gamificação e a aplicam adequadamente na companhia. O fato da abordagem utilizar mecânicas lúdicas interessantes auxilia a incentivar os colaboradores a participarem mais e, dessa forma, proporcionar maior envolvimento nas atividades do negócio. 

Aumentar a autonomia e aperfeiçoar as habilidades dos colaboradores também são benefícios muito relevantes obtidos. Como a metodologia incentiva um contato mais instigante com os conhecimentos importantes à empresa, ela poderá incentivar a formação de uma equipe muito preparada intelectualmente e capaz de resolver problemas por conta própria, o que é essencial para as atividades do negócio.

Como a gamificação pode aumentar o engajamento e a motivação dos colaboradores?

O aumento de engajamento e motivação se dá pelos elementos lúdicos empregados nas atividades gamificadas. Além de chamarem bastante atenção dos colaboradores, essas características das práticas de gamificação incentivam os funcionários a melhorarem sua qualidade de atuação constantemente.

Basta observar que um dos pontos mais comentados é justamente a capacidade que a gamificação tem de deixar o aprendizado mais instigante e prazeroso. Consequentemente, unir isso no contexto empresarial pode fazer com que os colaboradores se sintam à vontade para compreender assuntos relacionados à empresa, fator este decisivo para possível melhoria da atuação no negócio.

Ferramentas e recursos para aplicar a gamificação no ambiente de trabalho

O uso de quiz é bastante conhecido para os que compreendem o que é gamificação. Além dessa ferramenta ajudar muito a testar os conhecimentos dos colaboradores, os gestores conseguem mapear as dificuldades em pontos relevantes do negócio de uma forma lúdica e bem eficaz.

Outro ponto bastante útil é apostar na personalização. Com ela, os colaboradores podem configurar o ambiente escolhido para as atividades de uma forma que se adequem a eles e, portanto, aumentem as chances que a experiência com as práticas gamificadas seja a mais apropriada.

Como avaliar o impacto da gamificação nos resultados da empresa

Observar os dados obtidos com as tecnologias com a medição dos resultados na atuação dos negócios são ótimas formas de avaliar o impacto da estratégia na empresa. Assim os gestores, além de observarem a qualidade das práticas escolhidas, eles conseguem realizar os ajustes necessários para que se obtenha as atuações desejadas.

Existem serviços que fornecem informações importantes para os gestores avaliarem a eficácia das estratégias escolhidas. É o caso da plataforma gamefic que além de contar com inteligência artificial, possui o processo de Machine Learning que faz a plataforma disponibilizar os dados de forma inteligente ao usuário, aumentando as chances de uma boa experiência no ambiente.

5 dicas para criar programas de gamificação eficazes

É notável como existem diversos dados para se avaliar antes de se criar programas de gamificação úteis e eficazes nas empresas. Por conta dessa grande densidade de informações, seguem 5 dicas abaixo que permitem a análise dos fatores mais importantes para potencializar a probabilidade de bons resultados com a estratégia:

  • Avalie as características da empresa;
  • Entenda os colaboradores;
  • Mapeie as habilidades desejadas;
  • Monitore constantemente;
  • Mensure os resultados.

Todas as 3 primeiras dicas devem ser avaliadas antes da aplicação da estratégia ser realizada. Assim, aumentam-se as chances da abordagem respeitar as características dos participantes e, com as dicas finais, os gestores conseguem realizar os ajustes necessários para garantia de qualidade da gamificação surtir o efeito esperado.

Para aplicar todas essas dicas, você pode contar com o auxílio da plataforma da gamefic. Além da oferta de bastante tecnologia, o seu entendimento sobre a gamificação poderá proporcionar um uso bem adequado do serviço, o que terá grandes chances de se refletir nos resultados do seu negócio!

Latest Posts

MAIS VISTAS

Pular para a barra de ferramentas