Suellen Carey vive em Londres e acompanha as novelas brasileiras: “‘Renascer’ e ‘Elas por Elas’ têm personagens transexuais, mas o assunto ainda é abordado com muita didática. Tem que ser mais fluido, como os personagens cis”
A influencer trans, Suellen Carey, comentou sobre o avanço das pautas relacionadas à transexualidade nas telenovelas brasileiras. Ela, que vive em Londres há cinco anos, comenta a importância dessa representatividade nas mídias de massa. Para Suellen, o fato de imagens e histórias parecidas com as dela chegarem ao sofá de milhões de brasileiros através da televisão é fundamental para despertar o interesse da sociedade.
“Eu sempre fui muito noveleira e mesmo estando em outro país continuo gostando de acompanhar porque sei que nós fazemos as melhores novelas do mundo. São sucesso em vários países”, diz. Carey destacou duas produções que estão no ar atualmente, as novelas “Renascer” e “Elas por Elas”, e ambas incluíram personagens transexuais na trama.
Apesar da alegria de ver a comunidade LBTQIAPN+ nas telas, a influencer conta que ainda é preciso mais. “Tem que ser natural, tem que ser fluido, como acontece com os personagens cisgênero. A representação autêntica é crucial para uma maior aceitação e compreensão do público”, declara. Suellen acrescenta dizendo que isso não pode ser uma exceção: “Precisamos que histórias como essas se tornem comuns nos enredos e que a gente não fale sobre isso só porque estamos vendo duas produções no ar agora”.
Para a influencer, tudo ainda é muito didático. E, embora possa ser bom no momento, é necessário ver mudanças com o decorrer do tempo e dos novos textos que estão sendo criados pelos autores.
“As novelas apresentam uma influência significativa para brasileiros e estrangeiros, ela faz um trabalho excelente na cultura popular e auxilia nas percepções sociais. Minha crítica hoje é que o trabalho continue e que não seja tratado como algo inovador, na verdade eu torço para que seja cada vez mais comum ver transexuais na Tv”, finaliza.
Cacau Lover Instagram