sexta-feira, junho 14, 2024

Últimas Notícias

Yoga ganha força como terapia eficaz contra o estresse

Especialista destaca os benefícios comprovados da prática para a saúde física e mental

Atualmente, o Brasil ocupa a segunda posição entre os países com maiores incidências de Síndrome de Burnout,segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Devido ao aumento dos fatores que desencadeiam o estresse, os métodos Mind-Body Therapies, que utilizam técnicas que promovem a consciência corporal, como a atenção plena e a meditação, estão ganhando força no mercado fitness, entre eles o yoga. 

“O yoga é uma prática milenar de origem indiana, comumente associada ao desenvolvimento espiritual, porém a ciência já demonstrou sua eficácia no ganho de força física e equilíbrio mental”, aponta Felipe Kutianski, especialista em fisiologia do exercício e fundador da plataforma de treinos Onbody.

Diversos estudos reforçam que a mente e os processos fisiológicos, incluindo o tratamento e a cura, estão entrelaçados. De acordo com o especialista, o estresse psicológico, por exemplo, pode afetar diversos sistemas fisiológicos, hormonais e bioquímicos, incluindo o sistema imunológico, o que pode levar ao desenvolvimento de várias patologias.

“O yoga é capaz de reduzir o estresse através da modulação do estado inflamatório e por apresentar uma significativa redução dos níveis de cortisol. Além disso, as técnicas respiratórias da prática (pranayamas) também podem estimular o sistema cardiorrespiratório, o que gera benefícios nas respostas inflamatórias e no sistema imunológico”, explica. 

Confira 10 benefícios comprovados da prática do yoga:

  1. Melhora dos níveis de flexibilidade e alongamento;
  2. Desenvolvimento do ambiente hipertrófico da musculatura esquelética;
  3. Redução dos valores de reserva dos adipócitos de gordura;
  4. Reeducação postural com vantagens ergonômicas;
  5. Melhora da sensibilidade aos indicadores de dor;
  6. Retardamento do processo de osteoporose;
  7. Aumento do fluxo sanguíneo e irrigação cerebral;
  8. Melhora do sistema linfático;
  9. Diminuição da pressão arterial;
  10. Controle dos níveis de cortisol e regularização das glândulas adrenais.

O professor destaca ainda a importância do yoga como uma prática acessível, que pode ser realizada até mesmo em casa. “À medida que mais pessoas buscam alternativas saudáveis para lidar com as pressões do dia a dia, o yoga oferece uma solução cientificamente comprovada para melhorar a qualidade de vida e o bem-estar geral”, complementa Felipe Kutianski.

Latest Posts

MAIS VISTAS

Pular para a barra de ferramentas