Taxa de desemprego entre os jovens de 18 a 24 anos é de 14,9% no Brasil no primeiro trimestre de 2025
De heróis corporativos a artistas que superam barreiras, o universo de filmes e séries vai muito além do entretenimento: ele pode servir de laboratório para que jovens vislumbrem o mundo profissional, aprendam soft skills e se preparem para desafios reais do mercado de trabalho.
Com uma taxa de desemprego entre os jovens de 18 a 24 anos de 14,9% no Brasil no primeiro trimestre de 2025, segundo dados do IBGE, existe uma urgência em aproximar educação formal, vocacional e referências culturais. Muitos jovens sequer estudam ou trabalham, no Brasil, 24% nessa faixa etária estão nessa condição, quase o dobro da média da OCDE.
Nesse contexto, as narrativas da cultura pop cumprem um papel fundamental: fornecem exemplos em que criatividade, comunicação, liderança e resiliência são postos à prova, ajudando a orientar escolhas profissionais.
Alguns títulos ilustram bem esse aprendizado:
- The Office (série):
Ambientada no dia a dia de um escritório de vendas, a produção mostra a dinâmica entre colegas e gestores, revelando como comunicação, empatia e gestão de conflitos são cruciais no ambiente corporativo;
- Industry (série):
Acompanha jovens recém-formados em seu início de carreira em um banco de investimentos em Londres, explorando a resiliência diante da pressão, a competição intensa e os dilemas éticos da vida profissional.
- Margin Call – O Dia Antes do Fim (filme):
Passado dentro de uma empresa de investimentos à beira do colapso, o longa aborda a importância da tomada rápida de decisões, da responsabilidade e da análise de riscos.
- A Rede Social (filme):
Retrata a criação do Facebook por jovens universitários e mostra como a inovação, o empreendedorismo, a negociação e a visão de futuro podem transformar ideias em negócios globais.
- Mad Men (série):
Ambientada em uma agência de publicidade na Nova York dos anos 1960, a trama evidencia a criatividade, a persuasão e a necessidade de se adaptar às mudanças culturais no mercado.
Além do universo corporativo, o mundo da música também inspira com histórias de superação, disciplina, trabalho em equipe e a importância da constância, valores essenciais em qualquer carreira. Essas produções permitem ao jovem espectador enxergar de forma prática a importância da criatividade, do aperfeiçoamento da comunicação, da resiliência frente às adversidades e da liderança para conduzir equipes ou assumir responsabilidades.
Para que essas lições não fiquem apenas no campo da inspiração, o Cebrac oferece cursos que conectam teoria, prática e desenvolvimento pessoal. “A cultura pop é um espelho potente para que jovens visualizem profissões, estilos de gestão e rotinas de mercado. Mas ela é ainda mais poderosa quando combinada à formação técnica e prática, no Cebrac, buscamos exatamente isso: que o aluno veja nos personagens uma inspiração, mas construa seu próprio caminho através de competências reais.” diz Lissandro Falkowiski, Gerente de Educação do Cebrac.
De janeiro a julho de 2025, foram contratados 75.950 jovens via aprendizagem profissional em todo o Brasil, elevando o número de aprendizes ativos para 674.849, segundo o Ministério do Trabalho e Emprego. Esses dados mostram que muitos jovens estão à procura de oportunidades e que iniciativas formativas são essenciais para transformar inspiração em trajetória profissional sólida.
Assim, quando filmes e séries apresentam dilemas éticos, rivalidades profissionais ou jornadas criativas, eles fazem mais do que entreter: oferecem modelos de comportamento, motivação para buscar excelência e coragem para errar e tentar de novo. Com apoio de instituições como o Cebrac, essa inspiração pode se transformar em prática, ampliando portas de entrada no mercado de trabalho e promovendo o desenvolvimento de carreiras conscientes.
Sobre o Cebrac
No CEBRAC, você vai além do conhecimento técnico. A metodologia contempla a formação empreendedora dos alunos, prevendo a interdisciplinaridade nas aulas e apostando na capacidade do aluno em conhecer e transformar sua realidade e sua carreira profissional. A franqueadora possui 30 anos de atuação no segmento educacional, e desde sua fundação, a rede de ensino tem sido responsável por formar profissionais para enfrentar os desafios de um mercado de trabalho cada vez mais competitivo. Saiba mais sobre, aqui!