Início Brasil Urnas biodegradáveis revolucionam despedidas com sustentabilidade e emoção

Urnas biodegradáveis revolucionam despedidas com sustentabilidade e emoção

0

Projeto da Ossel Assistência, com 36 anos de tradição, combina inovação e acolhimento em uma nova forma de homenagear entes queridos

O ritual de despedida a um ente querido ou a um amigo é sempre muito doloroso. Junto com o luto surgem também decisões difíceis, como a escolha do tipo de sepultamento e o enfrentamento da parte burocrática. Nesse contexto, muitas pessoas começam a refletir sobre a cremação como uma opção viável, cada vez mais em ascensão no Brasil. As urnas biodegradáveis para cinzas de entes queridos cremados representam um marco na forma como nos despedimos. Elas se destacam como uma escolha que não só oferece um meio de despedida respeitoso, mas também uma forma de reintegração à natureza, sem causar danos ao meio ambiente.

Desenvolvidas com subprodutos agrícolas, essas urnas são 100% biodegradáveis e completam o ciclo eterno da vida ao se decompor em até 90 dias, voltando à terra de maneira regenerativa e sem poluir. A linha de urnas da OSSEL Inova, iniciativa da OSSEL Assistência, empresa que há 36 anos transforma o mercado funerário com acolhimento e soluções pioneiras, apresenta modelos que unem design inovador e respeito à natureza, com um toque poético e simbólico.

A urna Navegar, projetada pelo Furf Design Studio, é um exemplo dessa reintegração simbólica. Inspirada em um barco de papel, ela representa a última viagem das cinzas, levando a lembrança para um novo ciclo com uma beleza singela e delicada. Seu design poético e de linhas simples traduz a ideia de navegar e cuidar da natureza, mesmo nos momentos finais da vida. “Acreditamos que cada despedida deve ser marcada por respeito e inovação. Nossas urnas biodegradáveis oferecem uma forma poética de reintegração à natureza, trazendo leveza a esse momento tão delicado”, afirma Cesar Marchetti Filho, responsável pela Ossel Inova.

A linha também inclui a urna Pet, desenvolvida pela Mush, projetada para comportar cinzas de animais de diferentes tamanhos. A urna também conta com um espaço para receber terra, permitindo que seja enterrada com uma planta da escolha do tutor. “Esse gesto simboliza a perpetuação da memória dos animais que compartilham a vida conosco e que têm um papel essencial em nossa história”, complementa Cesar.

Outro destaque é a urna Mush Eco, uma versão minimalista, que alia a simplicidade do design à sustentabilidade, agregando o respeito à natureza nas despedidas de entes queridos. Totalmente confeccionada em micélio, o relicário Eco combina tecnologia e significado, oferecendo uma homenagem que reflete cuidado e consciência ambiental. 

Parte da iniciativa Ossel Inova, voltada para a criação de novas soluções no setor, as urnas utilizam biotecnologia avançada, consolidando resíduos agrícolas com o uso de raízes de fungos. Essa técnica natural combina materiais vegetais como serragem, cascas de arroz e bagaço de milho para criar peças que não geram resíduos tóxicos e contribuem para a regeneração do meio ambiente.

Disponíveis em formatos diversos, incluindo modelos flutuantes para cerimônias em terra e água, essas urnas simbolizam a reintegração ao ciclo da vida e tornam o ato de despedida um momento de significado e conexão. “Nosso compromisso é acolher as famílias com extremo cuidado e apresentar soluções que transformem a despedida em uma homenagem significativa, respeitando o ciclo da vida e a sustentabilidade”, conclui Cesar Marchetti Filho.

A escolha por urnas biodegradáveis transcende a despedida tradicional, unindo inovação, emoção e o compromisso com um futuro mais sustentável.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

×
Sair da versão mobile