Liará chega ao mercado imobiliário propondo inovações
Adquirir um imóvel novo, seja para morar ou investir, é o desejo de muitos brasileiros, mas todo o processo até a entrega das chaves pode ser uma experiência difícil e nem sempre agradável para os compradores. Idealizada para ser a experiência do sonho, na maioria das vezes revela-se frustrante.
Da necessidade nasce a solução: quem já não pensou em ter uma experiência única, confiável e profissionalmente diferenciada para prospectar, negociar e receber o imóvel pretendido? Assim foi fundada a Liará Imóveis, uma startup que conciliou a flexibilidade e agilidade da conduta digital com o melhor atendimento pessoal, visando transformar a experiência do comprador, atraindo a toda uma nova geração de proprietários mais conectada e exigente na hora de fechar negócio.
“Hoje, o cliente está muito mais preocupado com a experiência de compra. Precisa ser prático e não deve terminar no momento da venda. Por isso, a proposta da Liará foi especializar-se em primeiro entender as demandas do cliente para depois oferecer opções direcionadas, no ritmo do potencial comprador. Fora isso, também focamos no pós-venda, que é quando o comprador mais se sente sozinho. Acompanhamos desde a visita ao imóvel decorado, toda proposição de personalizações do imóvel, negociações de preços e de formas de pagamento, acompanhamos o ritmo da documentação, somos o “concierge” que proporciona suporte e acompanhamento passo a passo até a entrega da chave. As construtoras e incorporadoras não tem foco nessa experiencia, especialmente sem cobrar a mais por isso do cliente”, explica a fundadora, Natasha Breda.
É essencial oferecer um respaldo que vai além da assinatura do contrato, ou seja: oferecer pós-venda. A equipe da Liará é treinada para acompanhar passo a passo a evolução do negócio e poupar o cliente final de vários aspectos burocráticos que podem revelar-se tediosos ou mesmo preocupantes. Hoje, os clientes contam com diferenciais como: curadoria de arquitetos, experiências no bairro do empreendimento, visitas à obra, update de status de andamento, vídeos, acompanhamento jurídico após a venda, valores diferenciados em lojas de decoração, entre outros.
Inaugurando bons negócios
Com o mercado imobiliário em alta, a compra de imóveis novos já movimentou aproximadamente R$ 50,6 bilhões em 12 meses. A busca por lançamentos e unidades na planta registrou alta de 39,8% no acumulado de 12 meses, entre janeiro do último ano e janeiro de 2024, segundo a Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc) em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).
Para a fundadora da Liará, que se especializou em unidades na planta, muitos compradores preferem imóveis assim devido às melhores condições de negociação, como o pagamento facilitado, menos chances de problemas estruturais e a maior valorização do apartamento, aumentando o lucro em uma futura revenda. Para a profissional, que possui vasta experiência no mercado financeiro e conta com um histórico familiar bastante empreendedor no ramo de transportes, investir em imóveis é um bom negócio e pode ser ainda melhor com o apoio de profissionais prontos para entender as novas demandas dos compradores.
Diversidade de demandas e soluções
As mudanças sociais afetam diretamente o mercado imobiliário. Por exemplo, com as famílias menores, as unidades voltadas para pessoas solteiras lideram os lançamentos. De acordo com Natasha Breda, é impensável continuar sem alterar a experiência de venda para potenciais compradores. Por isso, a fundadora em parceria com o seu sócio, Gibran Dias, profissional com mais de 10 anos de experiência no mercado imobiliário e passagem por algumas startups, definiram que a inovação seja parte do DNA da empresa.
“Comecei minha carreira profissional no mercado financeiro e depois busquei especialização em finanças em Berkeley, na Califórnia, antes de iniciar no mercado imobiliário. Essa bagagem, somada à experiência dos outros sócios, formou um time focado em solucionar os principais desafios do mercado imobiliário. Investir em um imóvel precisa ser um bom negócio, uma decisão guiada por dados e informações concretas. No entanto, não é só isso, precisamos pensar numa jornada do cliente que seja intuitiva e descomplicada, que ofereça suporte neste momento tão importante para a pessoa, A Liará chega para combinar todas essas nuances”, afirma Natasha Breda.
A startup investe em treinamento e capacitação da equipe multidisciplinar de corretores, a qual tem como regra ser composta por profissionais que vieram de fora do mercado imobiliário, com diferentes expertises e com o foco comum de proporcionar a experiência única aos potenciais compradores. “Há uma demanda de clientes e incorporadoras cansados do atual modelo de vendas de lançamentos com os tradicionais stands de vendas. A Liará está indo além, colaborando em todo o processo de lançamento, marketing e pós-venda. As pessoas estão conectadas e nós também estamos, desde o primeiro dia, fazendo uma ponte entre nossos parceiros e o público final”, finaliza.