Aplicativos móveis podem incluir “cercas” de geolocalização e identificar problemas de localização em dispositivos Android e iOS de forma simples, sem a necessidade de programação, SDKs ou servidores
A Appdome, líder em experiência em defesa móvel, anunciou recentemente melhorias em seu serviço de detecção de fraudes de geolocalização. Agora, conta com duas novas proteções: barreira de geolocalização e detecção de ataques de dessincronização de geolocalização. Com essas e outras funcionalidades de conformidade geográfica, desenvolvedores e empresas podem evitar fraudes baseadas em localização, garantir que os apps estejam em conformidade com regras locais e oferecer experiências mais personalizadas, sem falsificações de localização, uso de VPNs ou outras ameaças.
As cercas de geolocalização são fundamentais para garantir que aplicativos financeiros e outros setores regulamentados no Brasil, como os supervisionados pelo Banco Central e pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), sigam as normas exigidas. Com esse recurso, os desenvolvedores podem limitar o acesso ao aplicativo conforme a localização do usuário, assegurando que as operações estejam em conformidade com as regras locais.
No entanto, a eficácia das cercas de geolocalização pode ser prejudicada por ataques como o Geo Desync. Esse tipo de ataque cibernético altera intencionalmente os dados de localização de um dispositivo móvel, mudando coordenadas de GPS, fusos horários e informações de sensores para enganar sistemas de segurança e serviços baseados em localização. Isso pode resultar em rastreamento incorreto, acessos indevidos e outras fraudes, colocando em risco a integridade de aplicativos que dependem desses dados para garantir segurança e conformidade.
“A conformidade geográfica se tornou uma prioridade na economia atual dos aplicativos móveis. Prevenir fraudes e cumprir com as regulamentações é fundamental”, afirma Chris Roeckl, Diretor de Produto da Appdome. “Aplicativos móveis dependem de informações de localização para oferecer seus serviços e, cada vez mais, precisam garantir que essas informações sejam autênticas para manter a confiança dos usuários. A solução da Appdome facilita esse processo para os desenvolvedores, eliminando as complicações e trazendo mais segurança e praticidade na implementação da conformidade geográfica.”
Enquanto muitas soluções de conformidade geográfica ainda dependem de redes de terceiros caras e difíceis de integrar, a solução da Appdome é mais simples e direta. Ela protege os serviços de localização do dispositivo móvel, evitando qualquer manipulação ou uso indevido, sem a necessidade de redes externas complicadas. Assim, o aplicativo pode funcionar offline, sem exigir grandes esforços de desenvolvimento. Além disso, elimina custos extras com terceiros e acelera o tempo de lançamento no mercado.
Tom Tovar, cofundador e CEO da Appdome, ressalta a inovação da plataforma: “Reunir diferentes recursos de conformidade geográfica em um único painel, junto com outras camadas de segurança, representa um grande avanço. Nossa solução permite que marcas e desenvolvedores integrem várias proteções de forma prática e automatizada em um único processo.”
Chris ainda explica que a solução combate de forma eficaz fraudes de localização, como falsificação de GPS e o uso indevido de VPNs. Com apenas um clique, os clientes podem ativar as funcionalidades que protegem seus aplicativos Android e iOS, sem precisar programar nada. “A conformidade geográfica foi o ponto de partida para nossa solução, mas hoje ela atende a diversas necessidades. Garantir que a localização seja precisa e autêntica é essencial para qualquer aplicativo, seja de streaming, namoro ou e-commerce.”
O compromisso contínuo da Appdome com a inovação na segurança de aplicativos móveis continua a apoiar desenvolvedores e marcas na entrega de experiências móveis seguras, em conformidade e envolventes, sem as complexidades tradicionalmente associadas à defesa de aplicativos móveis.