São Paulo, 26 de julho de 2024 – A Geração Z, formada por jovens nascidos entre 1996 e
2010, está conquistando seu espaço no mercado de trabalho e trazendo seus novos
costumes consigo. Atualmente a Geração representa 32% da população global e chega
com novos ideais e objetivos, redefinindo a forma como as empresas lidam com seus
funcionários e adaptando as dinâmicas corporativas.
De acordo com pesquisa realizada pela Pew Research, laboratório de pesquisa que estuda
tendências nos EUA e no Mundo, a educação é um dos principais pontos fortes desta
Geração. Enquanto apenas 32% da Geração X estava cursando faculdade na mesma
idade, atualmente, 59% da Geração Z estão cursando ensino superior. Este dado reforça a
mudança de objetivos de cada Geração, em que o foco era trabalhar para sobreviver e hoje
os jovens trabalham com foco na ascensão profissional.
Segundo Rick Nóbrega, fundador do site DeuClick e especialista em jovens, destaca: “A
Geração Z tem uma visão de mundo muito diferente das gerações anteriores. Eles
cresceram em um ambiente digital e não aceitam qualquer modelo de trabalho e não
abaixam a cabeça para chefes antiquados, este é um fator que causa grande parte dos
conflitos geracionais nas empresas.”
Além destes fatores, pesquisas da Korn Ferry e CoderPad relatam a resistência dos jovens
em assumir cargos de liderança por fatores como insegurança, alta responsabilidade, carga
horária intensa, dificuldade para delegar tarefas e tomar decisões. Por ser uma juventude
que cresceu vendo líderes sobrecarregados, com jornadas longas e que não valorizam a
saúde mental, foi criado um afastamento deste desejo por posições de maior
responsabilidade.
A Geração Z também tem recebido destaque por sua abertura em discutir questões de
saúde mental. Um relatório da Associação Americana de Psicologia indica que 27% deles
são propensos a relatar problemas de saúde mental, em comparação com 15% da Geração
Y e 13% da Geração X. Diante disso, afirma Rick: “Eles estão modernizando o ambiente de
trabalho trazendo diversidade e inclusão. A Geração Z está trazendo uma nova forma de
agir e pensar e as empresas precisam se adaptar.”
Sobre Rick Nóbrega:
Com 22 anos de carreira, o jornalista e assessor Rick Nóbrega atuou em diversos veículos
renomados, como Rede Globo, MTV, Metropolitana FM, Jovem Pan e Band. Pioneiro em
programas de rádio FM e sites para bandas independentes, ele criou os projetos 107HC e
HCNOAR. Nóbrega também assessorou shows de artistas como NxZero e Forfun, além de
eventos como o Prêmio Rock Show e a festa Holi Teen.
Recentemente, Nóbrega fundou e dirige o site DeuClick, uma referência nacional dedicada
a cobrir eventos, lançamentos e novidades do mundo do entretenimento, cinema, séries,
música, esportes, tecnologia, games, diversidade e sustentabilidade, com foco nos jovens
das gerações Z e Y. Ele também lidera a parte de PR da DeuClick Comunicação e coordena
a agência Onboard Sports, especializada em comunicação na área esportiva, além de ser
um especialista em diversidade sexual.
Em 2024, Rick Nóbrega foi considerado um dos melhores comunicadores da cidade de São
Paulo, através do Prêmio SP + Digital, realizado pela Prefeitura de São Paulo / SPTuris,
devido ao seu trabalho jornalistíco no site e nas redes sociais, cobrindo eventos e setores
importantes para o turismo da metrópole