Bordar, ler livros e cozinhar estão entre os principais exemplos que podem melhorar sua qualidade de vida
Em um mundo globalizado como o nosso, em que a aceleração da vida cotidiana e a produtividade excessiva têm ganhado espaço, ter hobbies e desenvolver atividades de seu interesse é essencial para o bem-estar físico e mental. Isso porque os hobbies oferecem o ambiente ideal para desestressar, descarregar as energias e distrair o corpo e a mente. Além disso, são várias as opções que você pode escolher. Separamos alguns exemplos:
Meditar
A meditação é uma prática que surgiu há cerca de 5 mil anos na Índia, e, desde então, tem conquistado muitos adeptos em torno do mundo. A atividade traz diversos benefícios à saúde física e mental, pois reduz o estresse e a ansiedade, melhora a qualidade do sono, a atenção, a capacidade de aprendizado, a concentração e ainda permite o autoconhecimento. Por isso, se deseja iniciar algum hobbie, a meditação é uma excelente escolha.
Cozinhar
Para muitas pessoas, cozinhar na correria do dia a dia pode ser estressante, porque remete à ideia de uma atividade feita por obrigação, pela necessidade de se alimentar. Mas que tal inverter essa lógica e tornar o ato de cozinhar prazeroso? Acredite, é possível! Um modo de fazer isso é separar um dia da semana para preparar algo que goste. Neste momento, é interessante colocar músicas ou podcasts para ouvir enquanto cozinha, visto que isso contribui para deixar o processo mais agradável e divertido.
Depois, você ainda desfruta da receita deliciosa que fez. Por isso, cozinhar também pode ser um hobby para desestressar, acalmar a ansiedade e aproveitar sua própria companhia.
Correr
A corrida é um esporte que impacta positivamente em vários aspectos: melhora a circulação sanguínea, a mobilidade do corpo e a sensação de bem-estar. Além disso, possibilita que você a pratique no ambiente mais acessível à sua realidade, seja no calçadão da praia, na pista de caminhada, no parque ou em trilhas. Mas, se for possível, opte por praticar a corrida em espaços abertos, que ventilem e tenham contato com a natureza, uma vez que ajuda a reduzir o estresse e a ansiedade do dia a dia.
Ler livros
O hábito de ler livros é um dos melhores hobbies para desenvolver a criatividade, estimular o cérebro e ter ótimas experiências. Isso porque a leitura oferece a oportunidade de o leitor realmente viver a história contada ali e mudar de realidade, mesmo que momentaneamente. Outra vantagem é que existem inúmeras possibilidades de gêneros literários, que permitem você escolher quais gosta mais: romance, ficção, fantasia, ação e terror são alguns exemplos. Assim, você se diverte, aprimora habilidades cognitivas e ainda se conecta consigo mesmo.
Bordar
Apesar de ser associado às faixas etárias mais avançadas, o bordado é um hobbie para todas as idades e representa uma ótima opção para estimular a criatividade, a coordenação motora e a paciência. A capacidade de concentração também é uma das habilidades mais desenvolvidas nesta prática, uma vez que demanda bastante atenção – manual e mental – aos detalhes.
Além disso, são diversas as peças que você pode personalizar: blusas, bolsas, almofadas e até acessórios. Para criar um efeito texturizado ou em alto-relevo, é interessante apostar em um bom barbante, visto que possibilita um resultado rústico e tridimensional ao material.