quarta-feira, maio 21, 2025

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Mercado da beleza: avanços científicos, tecnologia e estilo de vida definem as novas tendências com o foco na naturalidade

A estética deixou de ser apenas uma questão de vaidade para se tornar uma expressão de inovação, saúde e bem-estar. Em um cenário cada vez mais conectado com ciência e tecnologia, consumidores buscam mais do que resultados visuais: procuram experiências personalizadas, seguras e alinhadas ao estilo de vida moderno. Essa transformação está moldando uma nova era para o mercado da beleza que combina alta performance, cuidado emocional, consciência ambiental e soluções de rápida recuperação.

A Statista Market Insights estima que o mercado brasileiro de beleza e cuidados pessoais deve movimentar mais de US$ 30 bilhões em 2025, com crescimento anual acima de 5% até 2028. Segundo o mais recente relatório da Grand View Research (2024), o mercado global de medicina estética foi avaliado em US$ 85 bilhões, com previsão de crescimento anual de 8,5% até 2030.

Entre os principais movimentos do setor, destacam-se: os procedimentos minimamente invasivos, com alta demanda por resultados naturais e menos tempo de recuperação, técnicas como preenchimentos híbridos, toxina botulínica, ultrassom microfocado e bioestimuladores de colágeno seguem em ascensão; o Neuro Glow que integra cuidados estéticos e saúde mental, com produtos e tratamentos que estimulam o bem-estar emocional, redução de estresse e equilíbrio da pele; a estética preventiva e longevidade que é a preocupação com o envelhecimento precoce impulsiona a estética regenerativa, focada em prevenir rugas, estimular a produção de colágeno e manter a firmeza da pele; a sustentabilidade e beleza limpa como a busca por cosméticos naturais, fórmulas eco-friendly e práticas conscientes está moldando o comportamento do novo consumidor — que valoriza ética, saúde e autenticidade e   Inteligência Artificial na estética como o uso de ferramentas como espelhos inteligentes e aplicativos de diagnóstico em tempo real personalizam tratamentos, enquanto softwares preditivos orientam estratégias clínicas.

Quiet Beauty: beleza com propósito e naturalidade

Na contramão dos procedimentos padronizados e excessivos, cresce o movimento quiet beauty, que valoriza a naturalidade, os protocolos personalizados e a elegância sutil. Procedimentos como botox leve, ultrassom microfocado, radiofrequência com vacuoterapia, além de terapias regenerativas com exossomas e PDRN, promovem resultados discretos e eficazes — respeitando a individualidade estética. Segundo a ISAPS, houve um aumento de 40% nos procedimentos estéticos cirúrgicos e não cirúrgicos nos últimos quatro anos. 

Exemplo de inovação: Lipolifting 2.0 e a nova era dos tratamentos corporais

No Brasil, clínicas que unem ciência e personalização têm liderado esse movimento. Um exemplo é o Lipolifting 2.0, protocolo que une tecnologia e técnicas menos invasivas lançado pelo Grupo Clay – Medicina e Estética. O protocolo une laser potente com alta afinidade para gordura, ação regenerativa que combate a flacidez e promove o estímulo de colágeno, além da lipo enzimática para quebrar as células de gordura localizada, auxiliando à redefinir o contorno corporal — tudo com anestesia local e retorno às atividades físicas em 24 horas. “A nova versão do Lipolifting traz avanços expressivos. Além da eliminação de gordura resistente, promovemos firmeza e melhora da textura da pele, essencial para pacientes em processo de emagrecimento”, explica Dr. Flávius Cabral, cirurgião plástico e sócio do Grupo Clay.

Para a fisioterapeuta dermato-funcional e também sócia do Grupo Clay, Dr.ᵃ Talita Bessa, os avanços tecnológicos são aliados fundamentais, mas devem caminhar lado a lado com mudanças no estilo de vida. “A tecnologia abre caminhos incríveis para resultados rápidos e eficazes, mas ela só alcança o potencial máximo quando associada a hábitos saudáveis. Alimentação equilibrada, prática de atividade física e cuidados contínuos com o bem-estar são parte essencial do processo. A estética que acreditamos é aquela que começa de dentro para fora,” afirma a especialista.

Sobre o Grupo Clay

O Grupo Clay  Medicina e Estética nasceu com o propósito de inspirar e auxiliar pessoas a transformarem suas vidas por meio de uma abordagem integrada entre saúde, bem-estar e autoestima. Fundado pelos sócios, Dr.ᵃ Talita Bessa (fisioterapeuta dermato-funcional), Dr. Flávius Cabral e Dr. Tiago Alcântara (ambos médicos especialistas em cirurgia plástica), o grupo é referência em contorno corporal, procedimentos cirúrgicos e estética de alta performance.

A clínica está localizada na Avenida Santos Dumont, 877, em Fortaleza, em um espaço com arquitetura refinada e ambiente acolhedor, pensado para proporcionar exclusividade, conforto e confiança. Com atendimento personalizado e número limitado de pacientes, a Casa Clay oferece o que há de mais moderno em equipamentos aprovados pela Anvisa, com respaldo científico internacional.

Instagram: @grupo.clay

Site: grupoclay.com

Telefones: (85) 4042-9160

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