“Como expandir meu negócio?” Essa é uma pergunta comum entre empresários que sentem que é o momento de crescer. Embora pareça desafiador, alcançar esse objetivo é possível com as estratégias certas. O sonho de todo empreendedor é ver seu negócio prosperar no mercado, aumentando vendas e faturamento.
Mais do que simplesmente abrir o próprio negócio, os empreendedores querem crescer. E este crescimento pode se manifestar de diferentes formas: com a contratação de mais funcionários, aumento do portfólio de produtos, abertura de novos pontos de venda e mudança do porte da empresa. Mas existe um momento ideal para tudo isso? Como saber se é a hora certa de expandir? Como planejar o crescimento? Estas são algumas das dúvidas frequentes de quem sonha em ver os negócios prosperando cada vez mais.
Descobrir como fazer a empresa crescer com qualidade é um dos desafios que fazem parte da vida de todo empreendedor. Afinal, não basta querer empreender; é preciso saber como fazer isso. A expansão pode ser planejada por diversos motivos: um deles é o aumento do lucro; outro é a competitividade do mercado. Essa segunda opção faz com que os empreendimentos busquem constantemente novas atualizações.
No entanto, muitos gestores encontram dificuldades nesse processo. Com um bom planejamento e a execução correta, o crescimento é uma realidade alcançável. Dema Oliveira, especialista em expansão de negócios e CEO da Goshen Land, compartilha algumas dicas para você que quer expandir e não sabe por onde começar.
1. Estude o mercado
Avalie o cenário atual do mercado e o caminho dos seus concorrentes. Entender o setor é fundamental para decidir sobre a expansão. Analise tendências, tecnologias e expectativas futuras para identificar se o momento é propício para investir.
2. Escolha o modelo de expansão
Após analisar o mercado, é hora de decidir o modelo de negócio. Existem várias opções: abrir filiais, franquias, licenciamento de produtos, fusões de empresas, e-commerce, entre outros. Avalie os prós e contras de cada modelo e escolha o que melhor atende às suas necessidades e objetivos.
3. Diversifique seus produtos e serviços
Diversificar produtos e serviços pode aumentar vendas e margens de lucro. No entanto, é importante ter cautela. Novos produtos não devem comprometer a rentabilidade dos atuais. Diversifique dentro do mesmo segmento para minimizar riscos e controlar custos.
4. Esteja presente na Internet
A internet oferece grande visibilidade. Invista em estratégias de marketing digital para alcançar um público maior. Ofereça produtos e serviços com preços promocionais e crie um relacionamento próximo com seus clientes para fidelizá-los.
5. Organize as suas finanças
Para expandir, você precisa avaliar a saúde financeira da sua empresa. Analise detalhadamente suas finanças para identificar se está preparada para essa nova fase. Tenha total controle sobre as finanças para aproveitar as melhores oportunidades com segurança.
Muitas vezes, o empreendedor é impulsionado por um sucesso momentâneo do negócio e acha que deve crescer por conta disso. “Questione-se: o meu volume de venda vem crescendo por quê? É apenas temporário, sazonal?” pondera Dema Oliveira. Por outro lado, se os bons resultados se mostram consistentes, se os ganhos são reais e se o produto ou serviço tem se tornado cada vez mais desejado pelos clientes, é justamente a hora de vender mais.
Lembre-se: toda estratégia possui riscos. Controle rigorosamente as finanças do seu negócio para minimizar riscos e maximizar o sucesso. A expansão de uma empresa pode ser realizada de forma responsável e bem estruturada. Basta tomar alguns cuidados e se planejar bem.