segunda-feira, maio 27, 2024

Últimas Notícias

Escola Municipal de Astrofísica do Parque Ibirapuera abre inscrições para curso de introdução à Astronomia

Com carga horária de 12h, as aulas serão ministradas presencialmente entre os dias 20 e 23 de maio, das 19h às 22h

Para quem busca se aprofundar nos fenômenos e mistérios astronômicos, a Escola Municipal de Astrofísica (EMA) do Parque Ibirapuera, administrada pela Urbia, acaba de anunciar a abertura das inscrições do curso ‘Introdução à Astronomia’. As aulas serão realizadas entre os dias 20 e 23 de maio, das 19h às 22h, presencialmente na Escola de Astrofísica e no Planetário Ibirapuera. O curso conta com carga horária total de 12h, é destinado a maiores de 18 anos e as inscrições podem ser realizadas pelo Urbiapass.
  ‎ ​ ‎

O curso tem como objetivo oferecer uma visão panorâmica e introdutória sobre Astronomia, partindo da observação do céu a olho nu e esclarecendo como nossos antepassados desvendaram os primeiros mistérios celestiais. Serão explorados os conceitos básicos e técnicas da Astrofísica, que auxiliam os astrônomos a estudarem e entenderem o universo que nos cerca. Também serão estudados desde estrelas, planetas e galáxias até as grandes estruturas do Universo. A disciplina será destrinchada em quatro aulas.
  ‎ ​ ‎

Ministrado pela astrônoma Mirian Castejon Molina, o curso tem o seguinte conteúdo programático: Observando o céu a olho nu: história e conceitos básicos de astronomia; Observando o céu com instrumentos; Sistema Solar; Estrelas; Meio Interestelar; Nossa galáxia: a Via Láctea; Galáxias no Universo; Grandes estruturas do Universo; O início do Universo e Vida no Universo.

Sobre a Urbia

Criada em 2019, pela Construcap, a Urbia Gestão de Parques nasce para valorizar, cuidar e preservar o patrimônio histórico e ambiental, enquanto oferece lazer qualificado, entretenimento e cultura a todos os usuários. A dedicação da empresa se concentra em criar, a cada dia, um mundo melhor com mais diversidade, inclusão e cidadania. Ao todo, são quatro concessões especializadas na gestão de parques públicos da capital paulista e da região sul do país. A primeira é a Urbia Gestão de Parques de São Paulo, uma Sociedade de Propósito Específico (SPE) criada para cuidar da gestão dos seis parques paulistanos (Ibirapuera, Tenente Brigadeiro Faria Lima, Jacintho Alberto, Jardim Felicidade, Eucaliptos e Lajeado). Apoiada no desenvolvimento sustentável, ela tem o objetivo de conectar pessoas por meio do lazer, entretenimento e cultura, e proporcionar momentos de imersão e harmonia com a natureza. Além destes, a Urbia também é responsável pela gestão dos Horto Florestal – Parque Alberto Löfgren e da Floresta Cantareira – Parque Estadual da Cantareira, ambos localizados na zona norte de São Paulo/SP; das áreas de visitação Cânion Fortaleza, Cânion Itaimbezinho e Rio do Boi dos Parques Nacionais de Aparados da Serra e da Serra Geral, situados em Cambará do Sul/RS e Praia Grande/SC; e das Cataratas do Iguaçu, Parque Nacional do Iguaçu em Foz do Iguaçu/ PR, com os mesmos propósitos e modelos de gestão.

Para mais informações, acesse:

Site

Instagram

Facebook

Linkedin

Latest Posts

MAIS VISTAS

Pular para a barra de ferramentas