Apostar em temperos e explorar a diversidade dos alimentos pode incrementar seu cardápio nutritivo
De acordo com uma pesquisa realizada pelo Ibope, em 2018, mais de 14% da população é vegetariana, o que equivale a cerca de 30 milhões de brasileiros. Com o passar dos anos, esses números aumentaram e estão ligados a uma maior consciência ambiental.
Apesar das vantagens, escolher seguir este estilo de vida não é uma tarefa fácil, visto que, muitas vezes, implica em abrir mão de alimentos e hábitos praticados durante a vida inteira. Nesse sentido, deixar de consumir carne não está relacionado a não gostar do sabor, mas a abdicar de alguns prazeres gustativos em prol de um bem-estar individual e coletivo. Por isso, incrementar receitas e experimentar novos alimentos são ótimas alternativas para trazer mais sabor aos pratos vegetarianos. Separamos algumas dicas:
Invista nos temperos
Os temperos são grandes aliados para trazer mais essência às receitas vegetarianas, que, com frequência, são erroneamente associadas a pratos “sem graça” e “sem sal”. São diversos os temperos em que você pode apostar: salsinha, açafrão, pimenta-do-reino, curry, cominho, coentro e manjericão são alguns exemplos.
Mas lembre-se: mesmo com a adição de temperos, cebola e alho são imprescindíveis nos preparos culinários, não deixe de utilizá-los!
Seja criativo nos pratos
A gastronomia vegetariana é muito rica e composta por diversos alimentos, como legumes, grãos integrais, leguminosas, diferentes tipos de proteínas texturizadas, cogumelos e inúmeros outros. Por isso, nos permite inovar e criar várias possibilidades de receitas saborosas, equilibradas e nutritivas. Separamos algumas opções bastante famosas:
Hambúrguer com “carne” de grão-de-bico
Leguminosa rica em diversas proteínas, vitaminas e fibras, o grão-de-bico, quando bem cozido e temperado, pode assumir vários formatos e ter um sabor único, que encanta o paladar dos vegetarianos. Dica: no hambúrguer, além da soja, adicione salada, cebola caramelizada, queijo e molhos de seu agrado para deixá-lo ainda mais delicioso.
Lasanha de molho vermelho com brócolis
Um dos pratos característicos de encontros familiares e almoços de domingo, a lasanha ocupa um importante espaço na culinária brasileira. E o melhor: pode ser realizada com uma imensidão de recheios, para agradar as mais variadas preferências. A lasanha de molho vermelho com brócolis, por exemplo, é muito saborosa e utiliza dois legumes muito saudáveis como ingredientes principais: o tomate e o brócolis.
O tomate é um alimento rico em nutrientes, incluindo vitaminas que ajudam a fortalecer o sistema imunológico e a melhorar a saúde cardiovascular, desde que associado a hábitos de vida saudáveis. Além disso, o glutamato tem bastante presença em sua composição, principalmente quando está maduro. Mas, você pode se perguntar: o que é glutamato? É um aminoácido que confere o gosto umami nos alimentos.
O brócolis, com sua composição de vitaminas, minerais e fibras, é muito utilizado em receitas vegetarianas para agregar sabor e valor nutritivo. No caso da lasanha, pode ser cozido e refogado com alho, cebola e temperos, para, posteriormente, ser integrado ao molho e ir para o forno. Por fim, acrescente queijo, orégano e sirva com arroz.