segunda-feira, maio 27, 2024

Últimas Notícias

Dicas essenciais para diminuir a oleosidade da pele

Saiba mais sobre como controlar a oleosidade da pele focando em hábitos saudáveis e cuidados diários 

Ter uma rotina de cuidados com o rosto é essencial para todos os tipos de pele, mas a pele oleosa, muitas vezes, pode ser um desafio para quem está começando a cuidar da pele do rosto e não sabe como diminuir a oleosidade que pode aparecer em excesso. A pele oleosa precisa de uma rotina de skincare que seja adequada para evitar justamente o excesso de oleosidade no rosto, ter uma rotina com limpeza facial, hidratação e proteção solar é extremamente essencial para diminuir a oleosidade do rosto.

Muitas vezes achamos que estamos fazendo algo benéfico para a pele oleosa, mas o efeito, na verdade, está gerando apenas mais oleosidade. Por isso, é importante que você entenda exatamente que a pele oleosa necessita de um cuidado mais específico. No dia a dia, algumas dicas e cuidados podem ser tomados para evitar o aumento dessa oleosidade. Mas você também deve entender quais as principais características de uma pele oleosa e quais produtos são realmente eficientes.   

Na grande maioria das vezes, o excesso de oleosidade pode estar ligado aos hábitos que você possui no seu dia a dia, como alimentação e consumo de água, mas também com os produtos que você está usando, que devem ser indicados para o seu tipo de pele. Para peles oleosas, o mais recomendado são produtos que contenham ácido salicílico. E se você não sabe o que é o ácido salicílico, não tem problema! A definição é bem simples.

O ácido salicílico é um ácido beta-hidroxi amplamente utilizado em produtos de cuidados com a pele, principalmente para peles oleosas, pois tem propriedades esfoliantes e anti-inflamatórias. Ele atua de várias maneiras na pele, principalmente a esfoliação, ajudando a remover as células mortas da superfície da pele.

Para compreender melhor sobre peles oleosas, confira abaixo quais são as principais características da pele oleosa e algumas dicas essenciais para quem deseja diminuir a oleosidade da pele.

Quais as características de uma pele oleosa? 

A pele oleosa costuma apresentar brilho excessivo. Assim, as pessoas que possuem essa oleosidade normalmente sofrem com sebo excessivo gerado pelas glândulas sebáceas. Essa produção faz com que a pele fique com a sensação de peso, com brilho extremo e sem o viço que as peles devem ter. Além disso, a pele oleosa costuma ser mais espessa e tem poros mais dilatados, e é comum que possuam acne e cravos. 

Essa oleosidade em excesso pode ser causada por diversos fatores, como questões hormonais, além disso, a falta de hidratação gera o famoso efeito rebote, fazendo com que o organismo produza óleo para hidratar a pele e também criar uma barreira protetora. Podemos dizer que a hidratação é essencial para as peles oleosas.

Além disso, a falta de limpeza facial contribui para o aumento da oleosidade do rosto, mas é importante ressaltar que a limpeza em excesso também resulta no efeito rebote. O consumo de alimentos muito gordurosos também incentiva a oleosidade em excesso. 

Dicas para tratar a oleosidade excessiva da pele do rosto 

Aposte em produtos com ácido salicílico 

A pele oleosa costuma ter cravos e espinhas também em excesso, e para tratar todos esses problemas de uma só vez uma dica certeira é investir em produtos que tenham ácido salicílico na fórmula. O ativo reduz a produção de óleo nas glândulas sebáceas e também combate o aparecimento da acne por conta da sua ação anti-inflamatória.

O ácido salicílico pode ser encontrado em cremes, géis, séruns e também protetores solares. Dessa maneira, você consegue montar uma rotina de cuidados inteira com esse ativo.

Dê preferência para as soluções de limpeza sem álcool 

A hora da limpeza também é importante para as peles oleosas e exige cuidado especial. Nessa etapa, você deve abrir mão do demaquilante com álcool e preferir fórmulas que sejam mais leves, pois vão remover a maquiagem sem aumentar a produção de óleo na pele. 

Uma dica é utilizar uma água micelar para remover as sujeiras, limpar e manter a pele sequinha. Outra opção é a versão desse item com ácido hialurônico, ela limpa, hidrata e purifica a pele, além de proporcionar limpeza e hidratação eficiente. O importante é se atentar aos ingredientes dos produtos e preferir aqueles que não possuem álcool.  

Hábitos alimentares saudáveis e exercícios também são essenciais 

As nossas escolhas pessoais também podem influenciar o grau de oleosidade da pele. Por isso, é vital manter uma rotina que contenha exercícios físicos de forma regular e hábitos alimentares saudáveis. Invista em alimentos ricos em vitaminas e fibras, e evite alimentos gordurosos e oleosos em excesso. Ah, e se mantenha sempre em movimento. 

Latest Posts

MAIS VISTAS

Pular para a barra de ferramentas