quarta-feira, julho 24, 2024

Últimas Notícias

Dia dos Namorados inspira criação de guia com dicas de segurança para as compras 

Desenvolvido pelo o Comitê de Meios de Pagamento e Antifraude, da Câmara Brasileira da Economia Digital, o manual alerta para golpes comuns no ambiente virtual e no mundo real
 

Celebrado na próxima quarta-feira, 12, o Dia dos Namorados no Brasil é uma das datas do ano que mais movimentam o mercado de varejo e serviços no país. Segundo um estudo elaborado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção de Créditos (SPC), a expectativa é que a data mobilize mais de R$ 22 milhões em 2024 e cerca de 95, 9 milhões de pessoas devem ir às compras.
 ‎ ​ ‎
Pensando nisso, o Comitê de Meios de Pagamento e Antifraude da Câmara Brasileira da Economia Digital chama a atenção aos principais golpes praticados na atualidade em um guia com dicas de como manter a segurança no momento de pesquisa e escolha dos presentes.
 ‎ ​ ‎
Segundo a camara-e.net, o principal golpe praticado no comercio eletrônico em datas comemorativas é o chamado “phishing”, no qual o consumidor recebe um e-mail falso, mas com características muito similares a de uma loja real e conhecida. Eles costumam oferecer promoções irrecusáveis, mas vale lembrar que ofertas tentadoras podem esconder um golpe por trás. A solução, neste caso, para quando receber cupons de desconto ou ofertas por e-mail, é não clicar no link recebido e buscar pelo site da empresa, a fim de checar a veracidade das informações recebidas.
 ‎ ​ ‎
“Outra ação fraudulenta e usada com frequência é o contato – por telefone, e-mail ou até mensagem – sobre uma possível compra realizada pela pessoa física, mas que ficou bloqueada para checagem de informações. Assim, eles aproveitam a oportunidade para pedir dados pessoais e liberar a compra. Vale ressaltar que este golpe é praticado normalmente por robôcall e inteligência artificial, então é preciso estar atento aos canais oficiais do seu cartão de crédito, por exemplo, e até mesmo da loja na qual dizem ser a compra para evitar o vazamento de dados e a perda dinheiro”, afirmou Gerson Rolim, consultor do Comitê de Meios de Pagamento e Antifraude da camara-e.net.
 ‎ ​ ‎
Há também uma terceira versão ainda mais sofisticada do golpe, quando o usuário é informado por ligação que tentaram fazer uma grande compra em seu cartão. Desta forma, indicam que ligue para o banco para cancelar, mas apresentam um número falso. “Se a pessoa chegar nesse passo, terá grandes chances de ser enganado, uma vez que poderá informar dados sensíveis, como o código de segurança do próprio cartão. Então a atenção precisa estar aguçada para nunca clicar em link ou ligar para algum número antes de checar a procedência nos canais ou sites oficiais dos bancos”, finaliza Rolim.
 ‎ ​ ‎
A fim de auxiliar no momento de pesquisa e compra, a camara-e.net preparou um guia de dicas para ampliar a segurança no ambiente virtual e evitar golpes:


1. Compre em sites de marcas conhecidas e confiáveis;

2. Verifique se o site é seguro (HTTPS e Cadeadinho);

3. Pesquise a reputação da loja (em sites como Reclame Aqui, Procon e Consumidor.gov);

4. Procure por informações da empresa no site oficial;

5. Evite usar redes públicas de WI-FI;

6. Use dispositivos seguros (com antivírus atualizado);

7. Crie senhas fortes;

8. Prefira usar um cartão de crédito virtual e não usar tanto o PIX (com o qual é mais difícil receber o estorno do pagamento);

9. Compartilhe somente dados necessários;

10. Sempre confira o extrato de pagamentos de seu Cartão de Crédito;


Em uma realidade na qual os golpes estão cada vez mais inteligentes e avançados, o cuidado precisa ser redobrado em todos os canais de comunicação, alerta o manual. E com atenção aos dez passos apresentados pela camara-e.net, será possível realizar compras na internet com maior tranquilidade e segurança.

Sobre a camara-e.net – Fundada em 2001, a camara-e.net é a principal entidade brasileira multissetorial da América Latina e de maior representatividade da economia digital no País, de acordo com a OCDE, formando consenso no setor perante os principais agentes públicos e privados, nacionais e internacionais, e promovendo o desenvolvimento dos negócios online no Brasil. Em seu quadro de associados, a camara-e.net conta com os mais importantes players da Economia Digital, entre eles empresas de infraestrutura, plataformas digitais, comércio eletrônico, marketplaces, mídias sociais, Open Insurance, meios de pagamento e travel techs.

Latest Posts

MAIS VISTAS