Início Especial DIa dos Namorados Dia dos Namorados inspira criação de guia com dicas de segurança para...

Dia dos Namorados inspira criação de guia com dicas de segurança para as compras 

0

Desenvolvido pelo o Comitê de Meios de Pagamento e Antifraude, da Câmara Brasileira da Economia Digital, o manual alerta para golpes comuns no ambiente virtual e no mundo real
 

Celebrado na próxima quarta-feira, 12, o Dia dos Namorados no Brasil é uma das datas do ano que mais movimentam o mercado de varejo e serviços no país. Segundo um estudo elaborado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção de Créditos (SPC), a expectativa é que a data mobilize mais de R$ 22 milhões em 2024 e cerca de 95, 9 milhões de pessoas devem ir às compras.
 ‎ ​ ‎
Pensando nisso, o Comitê de Meios de Pagamento e Antifraude da Câmara Brasileira da Economia Digital chama a atenção aos principais golpes praticados na atualidade em um guia com dicas de como manter a segurança no momento de pesquisa e escolha dos presentes.
 ‎ ​ ‎
Segundo a camara-e.net, o principal golpe praticado no comercio eletrônico em datas comemorativas é o chamado “phishing”, no qual o consumidor recebe um e-mail falso, mas com características muito similares a de uma loja real e conhecida. Eles costumam oferecer promoções irrecusáveis, mas vale lembrar que ofertas tentadoras podem esconder um golpe por trás. A solução, neste caso, para quando receber cupons de desconto ou ofertas por e-mail, é não clicar no link recebido e buscar pelo site da empresa, a fim de checar a veracidade das informações recebidas.
 ‎ ​ ‎
“Outra ação fraudulenta e usada com frequência é o contato – por telefone, e-mail ou até mensagem – sobre uma possível compra realizada pela pessoa física, mas que ficou bloqueada para checagem de informações. Assim, eles aproveitam a oportunidade para pedir dados pessoais e liberar a compra. Vale ressaltar que este golpe é praticado normalmente por robôcall e inteligência artificial, então é preciso estar atento aos canais oficiais do seu cartão de crédito, por exemplo, e até mesmo da loja na qual dizem ser a compra para evitar o vazamento de dados e a perda dinheiro”, afirmou Gerson Rolim, consultor do Comitê de Meios de Pagamento e Antifraude da camara-e.net.
 ‎ ​ ‎
Há também uma terceira versão ainda mais sofisticada do golpe, quando o usuário é informado por ligação que tentaram fazer uma grande compra em seu cartão. Desta forma, indicam que ligue para o banco para cancelar, mas apresentam um número falso. “Se a pessoa chegar nesse passo, terá grandes chances de ser enganado, uma vez que poderá informar dados sensíveis, como o código de segurança do próprio cartão. Então a atenção precisa estar aguçada para nunca clicar em link ou ligar para algum número antes de checar a procedência nos canais ou sites oficiais dos bancos”, finaliza Rolim.
 ‎ ​ ‎
A fim de auxiliar no momento de pesquisa e compra, a camara-e.net preparou um guia de dicas para ampliar a segurança no ambiente virtual e evitar golpes:


1. Compre em sites de marcas conhecidas e confiáveis;

2. Verifique se o site é seguro (HTTPS e Cadeadinho);

3. Pesquise a reputação da loja (em sites como Reclame Aqui, Procon e Consumidor.gov);

4. Procure por informações da empresa no site oficial;

5. Evite usar redes públicas de WI-FI;

6. Use dispositivos seguros (com antivírus atualizado);

7. Crie senhas fortes;

8. Prefira usar um cartão de crédito virtual e não usar tanto o PIX (com o qual é mais difícil receber o estorno do pagamento);

9. Compartilhe somente dados necessários;

10. Sempre confira o extrato de pagamentos de seu Cartão de Crédito;


Em uma realidade na qual os golpes estão cada vez mais inteligentes e avançados, o cuidado precisa ser redobrado em todos os canais de comunicação, alerta o manual. E com atenção aos dez passos apresentados pela camara-e.net, será possível realizar compras na internet com maior tranquilidade e segurança.

Sobre a camara-e.net – Fundada em 2001, a camara-e.net é a principal entidade brasileira multissetorial da América Latina e de maior representatividade da economia digital no País, de acordo com a OCDE, formando consenso no setor perante os principais agentes públicos e privados, nacionais e internacionais, e promovendo o desenvolvimento dos negócios online no Brasil. Em seu quadro de associados, a camara-e.net conta com os mais importantes players da Economia Digital, entre eles empresas de infraestrutura, plataformas digitais, comércio eletrônico, marketplaces, mídias sociais, Open Insurance, meios de pagamento e travel techs.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

×
Sair da versão mobile