sábado, abril 20, 2024

Últimas Notícias

Celebrando o Dia da Uva Syrah com uma viagem pelos vinhos da Cantu Grupo Wine

No dia 16 de fevereiro, os apaixonados por vinho de todo o mundo celebram a uva Syrah, uma casta que se destaca por sua rica história e versatilidade. Conhecida por diferentes nomes, como Shiraz na Austrália, essa uva atingiu seu auge de prestígio no Vale do Rhône, no Sul da França, onde se tornou a espinha dorsal de vinhos icônicos em apelações como Hermitage, Crozes-Hermitage, Saint-Joseph e Cornas.

Cantu Grupo Wine, a casa das grandes marcas e reconhecida por sua cuidadosa seleção de vinhos, oferece aos apreciadores da Syrah uma oportunidade única de explorar exemplares autênticos provenientes da França, Austrália e Chile. Entre as opções, o sommelier Gustavo Peroni destaca a excelência da vinícola francesa Ferraton, que personifica elegância, finesse e personalidade em seus vinhos, especialmente no Crozes-Hermitage.

“Ao degustar um Crozes-Hermitage, somos envolvidos por aromas de frutas vermelhas e pretas, complementados por notas de pimenta branca e especiarias. Na boca, o vinho revela um paladar elegante, refinado pela prolongada maturação em barricas francesas. Uma combinação perfeita para pratos como peito de pato ou carnes de caça assadas”, explica o especialista.

A história da Syrah remonta a um cruzamento natural entre as castas Mondeuse Blanche e Dureza, resultando uma uva que encontrou condições ideais tanto na França quanto na Austrália. O vinho australiano mais vendido do mundo, representado pela renomada marca Yellow Tail, conquistou corações no Brasil. Distinguido por aromas de frutas pretas doces e encorpado, esse Syrah australiano é uma experiência única, especialmente quando harmonizado com hambúrguer, cheddar e cebola caramelizada.

Já os vinhos chilenos, como o prestigiado “Pangea” da Viña Ventisquero, demonstram a capacidade da Syrah de surpreender com elegância e potência. Elaborado em um vinhedo específico de Apalta, o Pangea envelhece por mais de 16 meses em barricas de carvalho francês, resultando em um vinho irretocável. Recomenda-se apreciá-lo com carnes vermelhas grelhadas, como o bife ancho.

Outra joia chilena é o Grey Syrah, um vinho intrigante com toda a carga aromática das frutas pretas, complementada por nuances de folha de chá, balsâmico e anis. Embora seja menos longevo que o Pangea, o Grey Syrah é uma escolha fascinante, ideal para acompanhar momentos descontraídos.

No Dia da Uva Syrah, brindemos à diversidade e excelência dessa casta.

Onde comprar:

  • Ferraton Crozes-Hermitage – Ferraton

https://www.emporioaugusta.com.br/loja/ferratoncrozeshermitage

  • Yellow Tail Shiraz – Yellow Tail

https://www.ciadovinho.com.br/vinho-tinto-australiano-yellow-tail-syrah

  • Pangea – Ventisquero

https://www.vinhobr.com.br/vinho-chileno-ventisquero-pangea-ultra-premium-750ml~13~160~33~–uvas~cortes

  • Grey Syrah – Ventisquero

https://www.vinhodeporta.com.br/paises/chile/vinho-tinto-ventisquero-grey-single-block-syrah

Sobre a Cantu Grupo Wine

A Cantu Grupo Wine, a casa das grandes marcas, possui 20 anos de operação B2B no mercado de vinhos, com presença nacional em mais de 15 mil pontos de venda e mais de 400 rótulos de vinhos renomados em seu portfólio. O propósito da Cantu Grupo Wine é trazer para o país grandes marcas de expressão mundial. Na gama de produtos, são mais de 40 produtores de 13 países diferentes. A Cantu Grupo Wine apresenta valores e uma filosofia que permitem à empresa trazer rótulos de vinhos de extrema qualidade, contando com sólida estrutura logística e capacidade operacional para atender todo o território nacional. A viabilidade da empresa estabeleceu-se através de fortes parcerias, firmadas com grandes vinícolas do mundo. Mais informações em https://www.cantugrupowine.com.br/.

Latest Posts

MAIS VISTAS

Pular para a barra de ferramentas