sábado, dezembro 13, 2025

Últimas Notícias

Veja qual clube de futebol liderou a disputa no digital em 2025, segundo mLabs

Pesquisa mapeou a performance digital no Instagram dos 20 clubes da Série A entre janeiro e dezembro e revela resultados de audiência, engajamento e crescimento de seguidores

Após à rodada final do Brasileirão 2025, neste último domingo (7), a mLabs, plataforma brasileira líder em gestão inteligente de mídias sociais, divulgou um levantamento que analisou a performance dos 20 clubes da Série A no Instagram ao longo do ano. O estudo, baseado na funcionalidade de Análise de Concorrentes da plataforma, avaliou métricas como engajamento proporcional, visualizações médias em Reels, crescimento de seguidores e volume de curtidas e comentários

Em engajamento público o Cruzeiro assumiu a liderança

A métrica de “engajamento público”, que relaciona o número total de seguidores com as interações nas postagens, coloca o Cruzeiro na liderança do ranking, com 2,1% de engajamento ao longo do ano. O resultado acompanha a excelente fase em campo, marcada por briga na parte de cima da tabela do Brasileirão e semifinal da Copa do Brasil. Logo atrás aparecem Santos (1,61%), Botafogo (1,41%), Vasco (1,32%) e Fortaleza (1,26%), completando o top 5 de engajamento proporcional entre os clubes da Série A.

Segundo Rafael Kiso, fundador e CMO da mLabs, esses números mostram como o desempenho esportivo se traduz em comportamento social: “Quando o time vive um bom momento, a torcida se mobiliza não só no estádio, mas também no digital. O Instagram vira extensão da arquibancada e o Cruzeiro é o maior exemplo disso em 2025.”

Flamengo domina Reels, lidera interações e transforma títulos em audiência

Se o assunto são Reels e alcance massivo, o Flamengo abre vantagem com folga. O clube registra 2,43 milhões de visualizações em média por Reel, número mais de três vezes superior ao segundo colocado do ranking.

Além disso, o Flamengo também lidera nos principais indicadores de volume e profundidade de interação, concentrando 677,8 milhões de curtidas, 7,1 milhões de comentários e a maior média de interação por post entre todos os clubes analisados (248,1 mil interações por publicação).

O desempenho digital reflete um ano praticamente perfeito em campo, com a conquista do Campeonato Carioca, da Libertadores e do Campeonato Brasileiro em 2025. Somado ao fato de o Flamengo possuir a maior torcida do Brasil (20,6% dos torcedores, segundo a Atlas Intel, 2025), o clube transforma cada grande resultado esportivo em um verdadeiro evento de audiência nas redes sociais.

Mirassol surpreende e lidera crescimento de seguidores na Série A

Entre os clubes que mais cresceram em 2025, o Mirassol se destaca com 157,97% de aumento na base de seguidores, o maior salto entre todos os times analisados.

O crescimento está ligado a três fatores citados no relatório:

  • Primeira participação na Série A;
  • Campanha acima das expectativas;
  • Classificação direta para a fase de grupos da Libertadores 2026.

Kiso observa que o caso do Mirassol reforça o peso da narrativa no esporte: “Quando um clube vira história do ano, o digital acompanha. O Mirassol cresceu porque surpreendeu dentro e fora de campo e isso viraliza naturalmente.”

Efeito Neymar: Santos dispara em audiência

O Santos aparece em 2º lugar em crescimento de seguidores, com +79,96%, saltando de 4,3 milhões para 7,4 milhões de seguidores apenas nos três primeiros meses de 2025. “A volta de Neymar ao clube, que reacendeu a atenção de torcedores antigos e atraiu um novo público, mais jovem e conectado”, comenta Kiso.

Três dos cinco posts de maior taxa de engajamento da Série A envolvem o jogador.

Outros destaques do levantamento

  • Corinthians aparece no top 5 de crescimento (+13,04%), embora apresente engajamento proporcional mais baixo (0,93%).
  • Palmeiras é o clube que mais publica por semana no Instagram (85,2 posts), com boa taxa de engajamento (1,08%) e média de 578 mil visualizações por Reel, mostrando o peso da estratégia de volume.

Para Rafael Kiso, os números reforçam a evolução do consumo esportivo nas redes sociais: “O torcedor não acompanha apenas o jogo: ele vive o clube 24 horas por dia. O Instagram virou um termômetro emocional das torcidas. Os dados mostram que performance esportiva, narrativa e calendário de conteúdo formam a combinação que determina quem domina o digital.”

A pesquisa completa está disponível gratuitamente aqui.

Latest Posts

MAIS VISTAS