Uma das principais perguntas dos tutores é se Parvavirose tem cura, e esta doença pode, sim, ser tratada, desde que um veterinário seja procurado imediatamente. Isto é, quando os sintomas surgirem, é necessário comparecer a uma clínica de confiança para saber o que precisa ser feito e, por isso, ter atenção quanto ao que o cão sente é essencial.
Queremos que você saiba que a parvovirose é uma doença muito letal e que afeta principalmente os cachorrinhos que têm o organismo mais frágil, como os filhotes. Existe uma maneira de prevenir que o seu amigo adoeça e o profissional vai te orientar sobre o que deve ser feito.
O que é a parvovirose?
A parvovirose é uma doença causada pelo vírus parvovírus, que atinge os cães filhotes e adultos que não receberam a vacina polivalente. Quando está no organismo do cachorrinho, o microrganismo consegue se desenvolver e atinge diretamente as células do intestino, o que causa sintomas intensos e desagradáveis.
Quais os sintomas da parvovirose?
Posteriormente à contaminação, os sintomas podem levar até 14 dias para aparecerem em filhotes e em cãezinhos idosos que possuem o sistema imunológico fragilizado. Entenda quais são para reconhecer imediatamente e levar o seu amigo ao veterinário:
- Vômito;
- Depressão;
- Diarreia acompanhada de sangue;
- Sonolência;
- Apatia;
- Perda de apetite;
- Baixa no peso;
- Prostração.
Diarreia é um dos sintomas mais comuns da parvovirose, mas que causa muito incômodo para o cachorro, além de contribuir com a desidratação, que deixa o canino mais fraco e com dificuldades para comer ou beber água normalmente.
Como tratar e prevenir a parvovirose?
O tratamento é feito por meio de uma consulta com um veterinário especialista, que vai confirmar o diagnóstico por exame laboratorial de sorologia e PCR. Porém, antes mesmo de os resultados saírem, os cuidados já são feitos para solucionar a desidratação e infecção, pois no início a parvavirose tem cura.
A prevenção é feita com ajuda de vacinação, a qual é aplicada por um veterinário. É muito importante você conversar com o especialista com regularidade, pois sabemos o quão fundamental é garantir o bem-estar do seu amigo, e apenas a vacina pode prevenir que o vírus o contamine.
Quando dar a vacina da parvovirose?
Filhotes de 30 dias já podem ser vacinados com a imunização contra parvovirose e cinomose que são duas das doenças mais perigosas para os cachorros. O sistema imunológico é estimulado adequadamente e os agentes vão proteger o organismo contra os vírus.
O especialista vai orientar o período de retorno para as próximas doses serem aplicadas, pois é necessário realizar a imunização também contra a hepatite infecciosa canina, coronavirose, parainfluenza e a leptospirose. Para isto, o profissional pode aplicar a vacina V8 ou V10 no filhote de 45 dias e explicar quando você deve voltar com o seu amigo para receber as próximas doses.
Onde encontrar vacina de parvovirose?
Encontre com a DrogaVET, que possui excelentes soluções para cuidar dos cachorrinhos por meio da vacinação. Veterinários que precisam do medicamento podem conversar com os nossos especialistas para adequar a fórmula do composto para cada tipo de espécie, porte e idade.
Dessa forma, os tutores podem cuidar cada vez mais do cane corso ao levá-lo para receber a vacinação e ser imunizado contra a doença. É muito importante conversar com especialistas de confiança, que estão há anos cuidando de animais e prezam muito pelo bem-estar dos pets.
O desejo de muitos donos de cachorrinhos é saber se parvavirose tem cura, e a doença pode ser tratada com ajuda dos medicamentos indicados pelo veterinário e adquiridos com a DrogaVET. Solicite a manipulação dos compostos para os nossos especialistas desenvolverem o remédio ideal para cuidar do seu amigo!