sexta-feira, junho 14, 2024

Últimas Notícias

Sesc Taubaté leva programação gratuita do Circuito Sesc de Artes 2024 a seis cidades da região

São Luiz do Paraitinga, Guará, Cruzeiro, Lorena, Campos do Jordão e Pinda recebem ações artísticas e educativas nos próximos finais de semana

**Circuito visita 122 cidades de São Paulo, com 760 atividades e 480 horas de programação

Arte na rua para todas as pessoas. Esse é o propósito do Circuito Sesc de Artes, que traz uma extensa programação nas áreas de música, teatro, dança, circo, cinema, literatura, artes visuais e tecnologias para a edição 2024. Entre os dias 20 de abril e 26 de maio, as ruas, praças e parques de 122 municípios paulistas vão receber 75 trabalhos artísticos, entre espetáculos, intervenções, mediações de leitura, oficinas e vivências. Tudo gratuito, com acesso livre e para todos os públicos.
 

Sesc Taubaté organiza o Circuito em seis municípios da região. A estreia da programação do Circuito Sesc de Artes 2024 no Vale do Paraíba será no próximo sábado (27), em São Luiz do Paraitinga, das 14h às 18h. No domingo (28), as atrações chegam a Guaratinguetá, das 15h às 19h.

Em maio, o Circuito passa por Cruzeiro (18) e Lorena (19), além de Campos do Jordão (25) e Pindamonhangaba (26), no último fim de semana no Vale do Paraíba.
 

Realizado pelo Sesc São Paulo em parceria com prefeituras municipais e sindicatos do comércio de bens, serviços e turismo locais, o Circuito ocupa espaços públicos que tradicionalmente são pontos de encontro no município. O evento é um convite à população para desfrutar de um dia diferente e vivenciar novas experiências. Quem está de passagem, para e aproveita. E quem mora nas redondezas, também se junta à plateia. Em todo o estado, serão mais de 760 atividades em cerca de 480 horas de programação.
 

Para Luiz Deoclecio Massaro Galina, diretor regional do Sesc São Paulo, “O Circuito Sesc de Artes é uma iniciativa que proporciona novas trajetórias e roteiros, conectando residentes e visitantes e promovendo a sensação de pertencimento nas praças e espaços públicos”. Galina reflete que “essa experiência é essencial para fortalecer laços comunitários, visando democratizar o acesso cultural para mais pessoas”.
 

A programação é o resultado do olhar atento de uma curadoria coletiva formada pelas equipes das 22 unidades do Sesc responsáveis pela produção e organização do Circuito. A escolha das atrações partiu de premissas como a diversidade, pluralidade e a representatividade. A cultura popular também está muito presente. Outro aspecto importante é a valorização da produção local. Em 2024, cerca de metade das atrações são oriundas do interior e litoral.
 

Programação

Música, teatro, dança, cinema, literatura, artes visuais e circo integram a programação do Circuito Sesc de Artes na região.
 

Em São Luiz e Guará, vai ter discotecagem da DJ Maah Fernandes, integrante do coletivo Menina Bonita SambaSystem, com repertório potente que pode incluir pop, hip hop, afro beat, R&B, brasilidades e funk.

O teatro também chega às cidades com a peça Bem Debaixo do Nariz, do grupo Damião e Cia., que valoriza a teatralidade circense para contar a história das amigas Brigite e Begonia, que nascem no mesmo dia e crescem sob a lona do mesmo circo.


A beleza do mundo feminino – com suas alegrias, decepções, lutas e esperanças – percorre as danças populares brasileiras no espetáculo Saias, do grupo GiraSaia. Lundu colonial, samba-de-roda e ciranda, entre outras, são intercaladas com cantos, percussão e declamação de poemas, conferindo um sentido específico a cada cena.
 

Em um cenário lúdico e colorido, a Cia. Abayomis Brincantes promove uma experiência ao pé de um baobá cenográfico. As bonecas abayomis apresentam, celebram e valorizam histórias, brincadeiras, jogos e saberes populares das culturas africanas e afro-brasileiras diaspóricas.
 

Em Experimentando a imagem: ateliê aberto de gravur, o grupo Atelier Mandingarte permite conhecer a tradicional técnica da xilogravura, usada para imprimir estampas em larga escala a partir de matrizes feitas de madeira, e vivenciar a dinâmica de um ateliê gráfico na produção de postais.
 

Destaque ainda para a vivência de Cinema em realidade virtual com o curta-metragem A linha (2019), dirigido pelo brasileiro Ricardo Laganaro e premiado com um Leão no Festival Internacional de Cinema de Veneza, na Itália. Um equipamento especial permite ao público interagir com a maquete utilizada como cenário do filme, numa experiência participativa com realidade virtual.
 

Atrações de maio

Em Cruzeiro, Lorena, Campos do Jordão e Pinda, a música também dá as caras, com o grupo Núcleo Fervo reproduzindo o clima do carnaval de rua. Tem ainda discotecagem com DJ Nandes Castro, que privilegia a cultura hip hop e o Rap de Mesa, roda de samba com rimas ao vivo.

As quatro cidades recebem a comédia Shangrilá – Uma distopia tecnobrega, que combina máscaras balinesas, distopias pós-apocalípticas e sucessos da música brega nacional interpretados ao vivo pelo elenco.
 

De maneira lúdica e descontraída, em meio a um grande picadeiro, a atividade Vivências Circenses pretende despertar o interesse do público sobre as artes circenses. Conduzidos pelos cinco artistas da companhia Circo de Ébano, os participantes podem treinar habilidades como equilíbrio, coordenação motora e destreza com as mãos enquanto aprendem acrobacias de solo, saltos e malabares com arcos, entre outras técnicas.

E tem espaço para literatura, artes visuais e tecnologia também! Num ambiente com almofadas, mantinhas e ‘ninhos’ de livros feitos com cestos e microcenários poéticos, a Cia. Clara Rosa faz a mediação de Leituras com afeto, enquanto naoficina brincante Parafusatório, orientada pela Cia. Crialudis, o coletivo de arte-educadores ensina a produzir personagens ou objetos com placas de madeira furadas de tamanhos e formatos diferentes.


 

Serviço:

Sesc Taubaté apresenta Circuito Sesc de Artes 2024

De 27 de abril a 26 de maio (sábados e domingos).

Programação completa disponível em www܂sescsp܂org܂br/circuitosescdeartes

Em caso de chuva, os endereços do novo local estarão disponíveis no site oficial.

Programação:

São Luiz do Paraitinga

27 de abril, sábado, 14h às 18h

Praça Oswaldo Cruz – Centro

Guaratinguetá

28 de abril, domingo, 15h às 19h

Avenida Presidente Vargas – Vila Paraíba

Cruzeiro

18 de maio, sábado, das 15h às 19h

Museu Major Novaes (Av. Jorge Tibiriçá, 1420 – Vila Canevari)


Lorena

19 de maio, domingo, das 15h às 19h

Praça Doutor Arnolfo de Azevedo – Centro

Campos do Jordão

25 de maio, sábado, das 16h às 20h

Parque Capivari (Rua Eng. Diogo José de Carvalho, 1291 – Capivari)

Pindamonhangaba

26 de maio, domingo, das 16h às 20h

Praça do Quartel (Rua Bicudo Leme, 260 – Centro)

Latest Posts

MAIS VISTAS

Pular para a barra de ferramentas