sábado, julho 20, 2024

Últimas Notícias

Paintball x Airsoft: quais as diferenças?

Apesar de serem modalidades muito semelhantes, existem alguns fatores-chave que diferenciam os dois esportes

Tanto o paintball quanto o airsoft são modalidades esportivas que já caíram na graça dos brasileiros. Ambos simulam combates estratégicos utilizando réplicas de armas de fogo, estimulando o trabalho em equipe e diversas outras habilidades por meio de uma atividade dinâmica e bastante intensa, sem violência. É por isso que, devido a suas inúmeras similaridades, as pessoas acabam confundindo os esportes.

As diferenças podem ser sutis, mas existem alguns fatores que definem bem a proposta de cada uma dessas modalidades – inclusive, o público-alvo para o qual são direcionadas.

Paintball

O paintball é um esporte praticado em equipes que utiliza marcadores munidos de tinta. Seus praticantes utilizam todo um equipamento de proteção, que inclui máscara, óculos e um macacão que cobre o corpo inteiro. Isso, quando atingem, os tiros sujam o vestuário de tinta, então, é necessário se proteger.

O objetivo da disputa costuma variar entre eliminar todos os jogadores da equipe adversária ou roubar uma bandeira em território inimigo. Sempre que um jogador é atingido por um tiro, acaba sendo eliminado da partida. O fato de a munição ser feita de tinta deixa evidente quem foi atingido, facilitando na hora de seguir as regras.

Apesar de ser considerado uma modalidade esportiva, o paintball é visto mais como uma atividade recreativa. Não existem muitas restrições e até mesmo crianças podem participar. Contudo, seus projéteis são maiores e seus impactos costumam doer mais que os tiros de airsoft.

Airsoft

O airsoft já é uma modalidade que preza pelo realismo, buscando oferecer toda uma simulação de combate baseada em operações policiais e militares. Aqui, os praticantes utilizam réplicas de armas de fogo que atiram projéteis de ar comprimido, contando com um arsenal idêntico ao da realidade (com a diferença de que o armamento esportivo possui uma ponta laranja).

Os jogadores têm a liberdade de utilizarem a arma que preferirem, desde uma pistola até uma sniper de airsoft. Na prática, os objetivos das partidas permanecem os mesmos do paintball, porém os participantes não utilizam tantos acessórios quanto no paintball. Óculos, joelheiras e cotoveleiras costumam ser os principais itens de proteção, enquanto o restante é opcional.

Diferentemente do paintball, os tiros não deixam os participantes marcados. Por isso, o airsoft é considerado um “jogo de honra”, onde cada indivíduo deve assumir que foi atingido e se retirar da partida por conta própria. No geral, é uma modalidade praticada exclusivamente por adultos.

Latest Posts

MAIS VISTAS