Início Estilo de Vida Educação Oito anos depois de viralizar com mensagem do pai, Micarla Lins constrói...

Oito anos depois de viralizar com mensagem do pai, Micarla Lins constrói negócio focado na oratória feminina

0

Em 2016, Micarla e o pai emocionaram a internet com uma mensagem acolhedora; hoje a campeã de oratória dedica-se a promover a comunicação e mantém o pai como referência

Você se lembra da história de Micarla Lins e seu pai? No final de 2016, os dois comoveram a internet quando a então estudante publicou o trecho de uma conversa com o pai que, em meio a erros de grafia, dizia que a amava e pedia desculpas por não saber escrever corretamente. Segundo Micarla, a postagem veio em defesa do pai, o qual ela havia ensinado a ler, afirmando que a alfabetização era um privilégio.

Próximo ao Dia dos Pais ela relembra que, na época, não imaginava que o post teria tanta repercussão. “Quando li a mensagem me lembrei de algumas situações de preconceito que meu pai viveu e resolvi compartilhar para provar que não é necessário escrever perfeitamente para se comunicar e emocionar”, relata Micarla, cuja relação com o pai continua sendo referência para sua carreira profissional.

Oito anos depois, Micarla Lins se tornou campeã de oratória, palestrante internacional e TEDX Speaker, se dedicando a falar de comunicação e a incentivar pessoas no Brasil e no mundo a se posicionarem profissionalmente por meio da oratória. A relação com seu pai continua mais forte do que nunca. “Eu acredito na força da comunicação. Uso meu pai de referência até hoje. Para mim ele é um comunicador nato, independente de qualquer coisa. No ambiente que for, ele consegue interagir e se destacar. Já para mim, permitir que as pessoas, principalmente as mulheres, tenham uma comunicação confiante, persuasiva e com autoridade é muito importante”, afirma a especialista em oratória.

Em 2020, Micarla se tornou a primeira mulher a ser Juíza-Chefe do Campeonato Mundial de Debates em Espanhol, e atualmente é co-CEO da empresa El Professor da Oratória, que este ano atingiu um faturamento de R$7 milhões. Para a empresária, a arte de falar em público pode ser um grande trunfo no mercado de trabalho, especialmente para as mulheres que encontram maior dificuldade em se posicionar nesses ambientes.

De acordo com dados do Global Entrepreneurship Monitor (GEM), em parceria com o Sebrae, o Brasil está entre os dez países com o maior número de mulheres empreendedoras do mundo. Em um cenário de aproximadamente 42 milhões de empreendedores, ainda segundo o Sebrae, cerca de 40% dos donos de negócios no país são mulheres. “Um dos principais desafios do empreendedorismo feminino é a falta de autoconfiança. Nós, mulheres, somos mais inseguras e ocupamos menos posições de liderança. Mas eu acredito que, com uma comunicação clara e assertiva, podemos alcançar qualquer coisa, desde cargos e salários mais altos até maior presença política e autoridade”, diz Micarla.

Por ser uma habilidade de valor em todas as áreas, um dos vários benefícios da oratória é a melhoria da autoconfiança e autoestima. “O que me move é ajudar outras mulheres a perderem o medo de falar em público, desbloquearem seu potencial de comunicação e contarem suas histórias de maneira autêntica e inesquecível”, finaliza Micarla

Sobre a empresa El Professor da Oratória:

Giovanni Begossi tem 14 anos de experiência com comunicação e é bicampeão brasileiro de oratória. Advogado por formação e com uma trajetória que vai desde teatro a debate competitivo e Toastmasters, acumula mais de 20 prêmios de debate e oratória em 3 línguas. Com mais de 3 milhões de seguidores pelas redes, sendo 1.8 milhão apenas no Instagram, tornou-se o maior perfil de comunicação e oratória do Brasil. Micarla Lins é Tedx Speaker, palestrante internacional e referência em empreendedorismo feminino pelo Prêmio Gênios da Atualidade em Lisboa e referência em comunicação em Roma pelo IBI. Ambos fundaram a El Professor da Oratória que já conta com 7 milhões faturados.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

×
Sair da versão mobile