Início Viagem O que considerar e saber antes de alugar um carro em viagens? 

O que considerar e saber antes de alugar um carro em viagens? 

0
(Crédito: Pollyana Ventura / iStock)

Alugar um veículo em viagens pode oferecer mais liberdade e custo-benefício, mas é preciso estar atento a custos adicionais, escolha do modelo e condições do contrato para evitar imprevistos

Alugar um carro se mostra uma excelente opção para quem busca mais liberdade e conforto em viagens. Há a possibilidade de criar um roteiro próprio e explorar destinos mais remotos, além de compartilhar a experiência com amigos e familiares, tornando o momento ainda mais especial. 

No entanto, não é a única vantagem, também pode ser uma alternativa mais econômica. Ao escolher um veículo alugado, evitam-se os custos com revisão, manutenção e possíveis reparos que poderiam ser necessários antes de pegar a estrada. Confira 4 dicas para fazer uma seleção confiável e sem preocupações.

Qual é o modelo ideal para sua viagem?

Considere fatores como número de passageiros, tipo de estrada e orçamento. Famílias maiores, por exemplo, encontrarão em sedãs e SUVs com porta-malas amplos os companheiros perfeitos. Para quem busca economia de combustível, os subcompactos e hatches com motor 1.0 são ótimas opções. Agora, para quem planeja enfrentar estradas de terra, picapes e SUVs com maior altura em relação ao solo são mais indicados. 

Quando pesquisar, consulte as fichas técnicas dos veículos nos sites das montadoras para comparar capacidades, dimensões, motores e consumo. Lembre-se de que a disponibilidade do modelo escolhido no dia da locação não é garantida, pois as locadoras costumam agrupar os carros por categorias. 

Faça comparações 

Antes de escolher uma locadora, compare os preços de diferentes empresas; é importante verificar os pacotes oferecidos e os custos adicionais, como seguro e franquia. Indica-se checar a localização das agências e as facilidades para a contratação do serviço. Uma sugestão é analisar se há parcerias com programas de milhagem ou cartões de crédito, o que pode render pontos extras ou descontos. 

Outro fator a ser levado em conta é o período de locação: geralmente, aluguéis de longa duração costumam ter diárias mais baratas do que aqueles de curto período. Por isso, planeje bem as datas da viagem e aproveite as melhores ofertas.

Quilometragem livre ou controlada?

Ao alugar carro para viagens, uma das principais diferenças entre as locadoras está na política de quilometragem, que pode ser livre ou controlada. A quilometragem livre permite rodar à vontade, sem se preocupar com limites, enquanto a controlada impõe um teto de quilômetros diários, geralmente 100 km. 

Embora a opção controlada possa ter preços mais atrativos, é fundamental calcular a distância que será percorrida para evitar cobranças extras por excedente. Muitas vezes, promoções de aluguel de veículos podem ter a quilometragem controlada como regra, e o consumidor só percebe essa informação no momento da devolução do carro.

Dê atenção para as regras de combustível 

Decidir entre devolver o carro alugado com o tanque cheio ou vazio é uma dúvida comum entre os motoristas. A maioria das locadoras oferece ambas as opções, mas especialistas recomendam optar por receber o veículo com o tanque cheio e devolvê-lo da mesma forma. 

Calcular a quantidade exata de combustível para deixar o tanque completamente vazio pode ser desafiador, e, caso haja qualquer sobra, o cliente pode acabar pagando um valor adicional mais alto pelo reabastecimento.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

×
Sair da versão mobile