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Fragrâncias masculinas são tendência de presente para o Dia dos Pais e aquecem mercado de beleza

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Mercado seletivo registrou quase R$ 300 milhões em vendas em agosto de 2023, segundo dados da Circana

Com a chegada do Dia dos Pais, o varejo brasileiro se prepara para um período de forte movimentação, especialmente no mercado seletivo de fragrâncias masculinas. Dados recentes da Circana, empresa global de data tech para análise do comportamento de consumo, revelam um panorama otimista para este segmento, destacando um crescimento notável e tendências promissoras para as próximas semanas.

Em agosto de 2023, o mercado seletivo de fragrâncias faturou R$296 milhões, com a comercialização de quase 833 mil unidades. Apesar de uma leve queda de 4% em unidades, comparado ao mesmo mês do ano anterior, o segmento experimentou um crescimento de 5% em valor, evidenciando a disposição dos consumidores em investir em produtos de maior valor agregado.

O panorama para esse ano é promissor, especialmente para o segmento de fragrâncias masculinas, que entre as categorias de destaque demonstraram um crescimento de 3% em valores, durante o mês de agosto de 2023. Os perfumes mais vendidos nesse período incluem Sauvage (Dior), 1 Million (Rabanne) e 212 Vip Men Black (Carolina Herrera). Os lançamentos desempenharam um papel crucial no impulso da categoria, com novos produtos contribuindo com 8 pontos percentuais para o crescimento. Os perfumes mais concentrados, como Parfums e Elixirs, têm se destacado, representando 29% e 26% das vendas, respectivamente.

Além dos lançamentos, os kits de fragrâncias também tiveram um impacto significativo, representando 9% das vendas dentro da categoria. “Em comparação com julho de 2023, um mês sem sazonalidades, as fragrâncias masculinas experimentaram um crescimento de 28% em valores e 26% em unidades, com a menor variação de preço entre os meses”, analisa Ana Seccato, diretora comercial da Circana.

No que diz respeito aos canais de venda, as lojas físicas foram os principais responsáveis pelo crescimento do mercado, contribuindo com 6,3 pontos percentuais. Além disso, as lojas físicas apresentaram uma variação de preço menor em comparação ao canal online.

A Circana monitora ainda outros mercados, entre eles o do México, onde a data é festejada no dia 16 de junho. Por lá, o mercado de beleza também nota um aumento nas vendas com a chegada da comemoração. O mês representou 11% das vendas do ano de 2023 na categoria de produtos de beleza masculinos. Entre as fragrâncias masculinas mais procuradas no período pelos mexicanos, estavam Sauvage (Dior), Bleu (Chanel) e Eros (Versace). Na categoria de cuidados com a pele, os produtos mais procurados foram os tratamentos de olhos e os cremes faciais, sendo a Clinique e a Clarins as marcas mais vendidas nas suas linhas masculinas.

“Os homens mexicanos também se preocupam com a sua aparência tanto quanto as mulheres. Atualmente, muitas marcas de prestígio têm linhas específicas de cuidados de pele. Por isso, para além dos perfumes, muitas outras alternativas de presentes para o Dias dos Pais ganham mercado”, Aidé Cerón, diretora executiva de beleza LATAM da Circana.

O mercado seletivo é composto por marcas que, em geral, possuem um preço médio mais alto e são importadas. “Esses produtos são normalmente encontrados em lojas de departamento, perfumarias seletivas e lojas especializadas de beleza que focam em marcas premium. Para o Dia dos Pais aqui no Brasil, as expectativas são positivas, com as fragrâncias masculinas se destacando como uma opção entre os produtos escolhidos para presentear”, finaliza Ana Seccato.

Sobre a Circana

A Circana é uma empresa global de data tech para análise do comportamento de consumo. A companhia conta com a Liquid Data®, uma exclusiva plataforma de dados que atualmente é a mais avançada do mundo para monitorar o comportamento do consumidor. Dessa forma, a Circana proporciona aos seus clientes ampla eficiência de entendimento de mercado e permite decisões melhores e mais assertivas. Com profundo conhecimento especializado e entendimento por completo do consumidor, a companhia transforma a complexidade em clareza e oferece dados que ajudam cerca de 7 mil das principais marcas e varejistas do mundo a agirem estrategicamente e impulsionarem seus negócios. Saiba mais em www.circana.com.

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