quarta-feira, março 19, 2025

Últimas Notícias

Escolhas diárias que melhoram a qualidade de vida dos animais

Não tem jeito: quem tem animal em casa sempre irá procurar mimá-lo ao máximo. É uma chuva de carinhos, afagos, brincadeiras e outras formas de demonstrar esse amor por ele. E justamente por isso, é natural que os donos queiram proporcionar a vida mais confortável possível para eles.

Oferecer a ração Royal Canin para o seu cãozinho é o primeiro passo para garantir mais qualidade de vida para ele. Mas o que mais o tutor pode fazer para melhorar a qualidade de vida do seu companheiro? Neste texto, conheça algumas ações que devem ser aplicadas no dia a dia para que o seu pet desfrute de uma vida mais saudável e feliz.

Alimentação balanceada

Não dá para pensar em qualidade de vida sem falar sobre alimentação — e alimentação de qualidade, nutritiva e bem balanceada. Oferecer uma ração de qualidade é importante para que o animal possa ter a nutrição necessária para o seu dia a dia, além de que uma boa alimentação o protege de doenças e proporciona mais disposição para o seu dia a dia.

Entretanto, é preciso sempre ter em mente que essa alimentação deve ser pensada para atender às necessidades do animal, levando em conta sua raça, seu porte e sua idade. Por exemplo, oferecer ração em excesso ou restos de comida humana pode fazer com que ele ganhe peso em demasia, o que contribui para o surgimento de doenças como diabetes e obesidade. 

Por outro lado, um animal que se encontra nessas condições pode se beneficiar bastante de uma mudança na dieta, trocando a ração por uma alimentação in natura. Sempre converse com o veterinário responsável pelo seu animal, buscando encontrar alternativas que irão oferecer mais qualidade de vida para ele.

Higiene em dia

A sua rotina é recheada de cuidados higiênicos, como escovar os dentes, passar o fio dental e, claro, tomar banho. Sem eles, sua qualidade de vida seria drasticamente menor, além de que a sua saúde também estaria em risco. Então, o mesmo vale para os animais: o bem-estar e a longevidade estão conectados com a adoção desses cuidados.

E isso vai bem além de dar banho para quem tem cachorro. Também é importante procurar escovar os dentes deles, limpar as orelhas e até pentear os seus pelos. Já para quem tem gatos, sabe que eles mesmo costumam cuidar da própria higiene. Porém, é importante cortar as unhas deles, além de seguir outros cuidados que o veterinário indicar.

Cuidados veterinários

Você já ouviu falar que ir ao médico ao menos uma vez por ano é importante para acompanhar a sua saúde, não é mesmo? O mesmo vale para os animais. O veterinário é o profissional responsável por cuidar dos pets, sendo capacitado para avaliar suas condições físicas e garantir que ele está saudável.

A visita ao veterinário é importante para realizar os exames de rotina e checar se está tudo bem com eles — mesmo porque o animal não avisa que não está se sentido bem, certo? O veterinário também pode tirar dúvidas e dar instruções do que pode ser feito para garantir o melhor bem-estar possível para o seu companheiro.

Outro ponto-chave é a vacinação, válida tanto para cães como gatos. O tutor sempre deve procurar mantê-la em dia, protegendo o seu pet de uma diversidade de doenças. Fique de olho no calendário da vacinação da sua cidade e, se precisar, peça orientações ao veterinário sobre quais são as vacinas que o seu animal deve tomar.

Exercícios físicos

E, claro, também não pode faltar a prática de exercícios físicos. O sedentarismo colabora para a perda de massa muscular do pet, reduzindo tanto sua força quanto sua capacidade aeróbica. Isso, além de prejudicar o presente, também compromete o envelhecimento do animal, que perderá disposição e ficará mais fraco quando chegar à velhice.

Então, o ideal é encontrar formas de incentivar que ele se movimente todos os dias. Levar os animais para passear é uma ótima ideia, já que esse é um momento em que ele se exercita, brinca e interage com outros humanos e animais. Mas essa sessão de exercícios também pode ocorrer em casa, por meio de brincadeiras e brinquedinhos. Além de fazer o corpo deles se movimentar, essa atitude rotineira é uma maneira de aproximar ainda mais o tutor e o seu pet — o que também proporciona mais qualidade de vida para eles.

Latest Posts

MAIS VISTAS

×