sábado, julho 27, 2024

Últimas Notícias

Em despedida, Betano usa inteligência artificial e Cartola para homenagear o Fluminense 

‘Fizemos História’, homenagem que celebra a parceria entre a Betano e o Tricolor, usa recursos de IA para interpretação da canção “Tá Escrito”;

Narrada pelo artista e torcedor ilustre do Flu, a música embalou o título inédito do clube na Libertadores. 

Crédito: Betano + Wieden Kennedy SP

Abril, 2024 – ‘Fizemos História’ – Esse é o conceito da nova campanha da Betano em homenagem ao Fluminense, que celebra as conquistas e a parceria no período mais vitorioso do Tricolor. Apresentada nesta terça-feira (2/4), a comunicação criada pela Wieden+Kennedy SP celebra a trajetória do clube entre 2021 a 2024, período em que a marca estampou a camisa do time como patrocinadora master.
 

O filme retrata momentos históricos embalados pela canção “Tá Escrito”, composição de Xande de Pilares, na voz de um dos torcedores mais ilustres do Tricolor: Cartola. Feita com apoio de ferramentas de Inteligência Artificial, a narração homenageia não apenas o clube, mas também todos os torcedores representados pelo sambista ícone da música brasileira.

Com a Betano como sua patrocinadora oficial, o Fluminense levou dois títulos do Campeonato Carioca, a Libertadores da América e a Recopa. A canção “Tá Escrito” foi escolhida por ter se tornado a grande música dos torcedores na inédita conquista da Libertadores da América em 2023.

A campanha, que segue a linha editorial dinâmica e moderna, tem estratégia 360 que contempla TV aberta, mídia exterior, social e digital.

“Nos últimos anos, Betano e Fluminense viveram uma parceria histórica dentro de campo. E para marcar esse momento, convocamos o Cartola, uma das vozes mais icônicas da história tricolor. Tendo como referência uma canção que se tornou símbolo para a torcida, recriamos um momento único em que um dos torcedores mais célebres do tricolor também pode entoar essa música e eternizar esse momento de glória”, destaca Rodrigo Jatene, CCO da Wieden+Kennedy América Latina.

“Esta campanha é a nossa forma de eternizar a parceria ao Fluminense. Tudo foi cuidadosamente pensado para homenagear o clube e celebrar a trajetória do Flu e a parceria da Betano ao longo de anos tão felizes. O projeto retrata momentos históricos que prometem emocionar o público e os apaixonados pelo time carioca. A letra da música “Tá Escrito” reflete muito a nossa parceria” , destaca a Betano operada pelo grupo Kaizen Gaming, com sede na Grécia e mais de dez anos no mercado de apostas esportivas.


Nós agradecemos à Betano pela parceria nesses quase quatro anos e desejamos sorte em sua trajetória. O Fluminense vai estar sempre de portas abertas para a empresa, que participou desse período de grandes conquistas”, declara Mário Bittencourt, Presidente do Fluminense.

Tecnologia e história

A ideia de ter a voz marcante de Cartola para a homenagem ao clube foi desenvolvida em parceria com o estúdio Comando S Áudio e as produtoras de filme Joint e LUKTHIS Studio. Com ajuda de um software de Inteligência Artificial, foram analisadas e selecionadas horas de entrevistas e centenas de músicas do sambista. A iniciativa foi idealizada com apoio e autorização da família do artista para os seus direitos autorais.

No próximo dia 03, a partida de estreia do Fluminense, na luta pelo bicampeonato na Libertadores, será palco da despedida oficial da parceria. Para eternizar a trajetória com a Betano, o time terá mais um grande momento para finalizar esse capítulo: uma camisa comemorativa que servirá como lembrança dessa história.

Link da campanha


Ficha Técnica

Agência: Wieden+Kennedy São Paulo

Título: Tá Escrito

Chief Creative Officer: Rodrigo Jatene

Group Creative Directors: Rogo Castro e Eddy Guimarães

Diretor de Criação Associado: André Savastano

Redator: Junior Silveira

Diretor de Arte: Guilherme Sill e João Jazra

Hub Leader: Sérgio Silveira

Atendimento: Juliana Macedo

Planejamento: André Troster, Gustavo Dornelles, Lucas Nunes

Content: José Diniz, Rafael Venturelli

Mídia: Guilherme Cavalcante, Maira Toledo, Aline Neves

PR Team: Danielle Marinho, Danúbia Paraizo, Lane Vilas Boas

Head de Produção: Patrícia Gaglioni

Produção: Fernanda Moura e Mariana Golpian

Produtora de Filme: Joint SP

Direção: DRVNK

Produção Executiva: Patricia Gaglioni/Fernanda Segura

Pesquisa Criativa: Arthur Wolf

Designer Director/Pós produção: Lukthis Studio

Finalizador: Rafael Hernandes

Direção de Arte: Lucas Ribeiro

Montadores: Gabriel KVPA, Neco Costa

Motion Designers: Neco Costa, Lucas Sou

Gerente de Projeto: Gabriel Galarza

Produtora de Áudio: Comando´s Áudio

Direção musical: Serginho Rezende

Produção: Magno Vito, Lucas Rezende, Tiago Occilupo

IA: Túlio Ricci

Finalização: Equipe Comando S
 

Sobre a Betano

A Betano é operada pelo grupo Kaizen Gaming, com sede na Grécia e mais de dez anos no mercado de apostas esportivas. A empresa figura em outros países como Portugal, Alemanha, Romênia, Grécia, Chipre, Chile e Bulgária.
 

Projetada para oferecer uma experiência online de excelência, combinada com um acesso fácil por meio de todos os dispositivos (desktop, laptop, tablet, celular e aplicativo Android), a Betano permite que os usuários usufruam produtos e serviços de primeira linha, atuando com uma plataforma de interface amigável e de simples utilização. A casa de apostas online também possui presença em mídia online/offline e busca ampliar seu posicionamento no mercado de apostas online no Brasil como a melhor e mais confiável casa de apostas esportivas do país.
 

A empresa também é patrocinadora de diversos times de futebol na Europa e América do Sul, entre eles, tradicionais clubes como o Benfica, Porto, Sporting (Portugal) e o Universidad do Chile. No Brasil, é patrocinadora master do Clube Atlético Mineiro (MG), da Série A do Brasileirão, além da Série B Betano e da Copa Betano do Brasil. A Betano patrocina também a Copa América – que será realizada nos Estados Unidos – e Eurocopa 2024 – na Alemanha.
 

Saiba mais sobre a Betano em www܂betano܂com

Latest Posts

MAIS VISTAS