terça-feira, agosto 5, 2025

Últimas Notícias

Ela veio para ficar: os benefícios da automação residencial

Segundo a arquiteta Natália de Souza, à frente do escritório ResiliArt Arquitetura, as casasconectadas deixaram de ser promessa do futuro e são realidade nos projetos atuais
automação residencial deixou de ser um luxo futurista para se tornar parte do dia a dia de quem busca praticidade, segurança e eficiência em casa. Mais do que acionar luzes ou controlar a temperatura por comando de voz, integrar tecnologia é uma forma de otimizar tempo, economizar energia e transformar a experiência de morar com meios cada vez mais acessíveis e intuitivos.
Na ResiliArt Arquitetura, com a direção da arquiteta Natália de Souza, a automação já aparece integrada em diversos projetos. Segundo ela, a tecnologia tem papel central na criação de ambientes contemporâneos, adaptados ao estilo de vida dos moradores. “A casa começa a entender a rotina de quem vive ali e isso muda completamente o dia a dia”, afirma.
Automação começa no papel
Incorporar a tecnologia exige planejamento desde o início do projeto, uma vez que ela impacta diretamente no sistema elétrico e a distribuição de rede. Por isso, é essencial prever pontos de energia, compatibilidade de luminárias e dispositivos inteligentes. “Quando conseguimos pensar nisso desde a planta, tudo se encaixa de forma muito mais harmônica”, explica a profissional. Em reformas, pode haver necessidade de reforçar a infraestrutura elétrica ou a rede de internet, mas de acordo com ela isso já é mais simples do que há alguns anos.
Veja como a ResiliArt Arquitetura incorpora a automação em seus projetos:
Tecnologia com propósito: conforto, economia e segurançaUm dos pedidos mais frequentes de automação, segundo a arquiteta, envolve o ar-condicionado, tanto para garantiro conforto térmico dos ambientes, quanto pela praticidade | Projeto ResiliArt Arquitetura | Foto: Kelly Queiroz
Além da comodidade, controlar o uso da iluminação, temperatura e eletrodomésticos, por meio da tecnologia, ajuda a evitar desperdícios. Segundo a Agência Internacional de Energia (IEA), casas automatizadas podem reduzir o consumo de energia entre 10% e 30% por conta dos equipamentos com sensores e programações inteligentes.
“Conseguimos desligar luzes em ambientes vazios, programar o ar-condicionado e até monitorar o consumo. Isso agrega economia e sustentabilidade”, destaca a arquiteta. A segurança também ganha um reforço: câmeras, fechaduras digitais e sensores de movimento oferecem mais tranquilidade tanto em áreas internas, quanto externas.
Para famílias com crianças, a tecnologia pode ser implementada de forma a contribuir no cuidado. “A emissão de sinais de alerta permite que os responsáveis saibam que os filhos estão em algum canto da casa que requer mais atenção“, relata Natália, que é mãe de 4 filhos. Atualmente também é possível encontrar recursos para o zelo com os pets.
Estética e tecnologia andam juntasNeste projeto, a ResiliArt Arquitetura mostra como é possível alinhar a automatização com a estéticados ambientes: as fitas de LED embutidas na marcenaria podem ser acionadas ou desligadas com umsimples comando de voz | Foto: Eryck Patryck
Na visão da arquiteta, um dos desafios mais comuns é integrar a tecnologia sem comprometer o visual dos ambientes. Para isso, o mercado dispõe de equipamentos com ótimo design como interruptores inteligentes, caixas de som embutidas e assistentes de voz que podem ser integrados à marcenaria.
“O segredo é evitar improvisos. Fios aparentes e equipamentos volumosos quebram a harmonia do ambiente e dessa forma sempre buscamos alternativas mais discretas como os LEDs embutidos”, comenta Natália, que complementa: “a tecnologia não pode chamar mais atenção que o projeto“. 
Alexa, a queridinhaUm dos assistentes virtuais mais famosos, a Alexa, desenvolvida pela Amazon, integra a arquitetura deinteriores através de suas inúmeras possibilidades de conectividade com a residência | Foto: Freepik
A integração entre assistentes de voz, iluminação, TVs e sistemas de som permite que a casa funcione de forma fluida. Com comandos simples, é possível ativar rotinas personalizadas para acordar, relaxar, assistir filmes ou receber convidados. “Hoje é possível automatizar tudo isso de forma contemporânea, sem que os equipamentos fiquem expostos ou destoem do ambiente”, relata Natália.
Sobre ResiliArt Arquitetura 
Uma equipe de arquitetos que contempla a integração entre o espaço e o indivíduo. Por meio de soluções customizadas, desenvolvem projetos a partir do diálogo e da tradução das aspirações dos clientes. Dessa maneira, exploram opções de layout que se materializam em ambientes atemporais, ao combinar tendências, personalidade e tecnologia. Os projetos podem ser concebidos e conduzidos do início ao fim pela equipe de arquitetos, desde a obra até o enxoval, com a missão de garantir comodidade, eficiência e confiança aos clientes.  @resiliart_arq https://resiliartarquitetura.com/ | contato@resiliartarquitetura.com (11) 91304-2284 

Latest Posts

MAIS VISTAS

×