- Abertura tecnológica como fator estratégico de sucesso
- Pela primeira vez na BMW: cinco variantes de motorização em um único veículo
- Iniciativa HyMoS promove o desenvolvimento de ecossistemas locais de hidrogênio

São Paulo, 22 de setembro de 2025 – O BMW Group está lançando um veículo com cinco diferentes tecnologias de motorização. O novo BMW X5 será o primeiro modelo a oferecer aos clientes a escolha entre motorização elétrica a bateria, híbrido plug-in, gasolina, diesel e célula de combustível a hidrogênio. A iniciativa HyMoS (Hydrogen Mobility at Scale) foi criada para promover o desenvolvimento de ecossistemas de hidrogênio e estações de abastecimento em áreas metropolitanas, com um projeto piloto inicial previsto para a Alemanha.
“Com o lançamento do novo BMW X5 com cinco variantes de motorização, demonstramos mais uma vez nossa posição de liderança como pioneiros tecnológicos”, afirma Joachim Post, membro do Conselho de Administração da BMW AG, responsável pelo Desenvolvimento, durante um evento da BMW em Nova York. “O hidrogênio tem um papel essencial na descarbonização global, por isso estamos comprometidos em impulsionar essa tecnologia.”
Abertura tecnológica é um fator estratégico de sucesso
A diversidade de produtos continua sendo um fator-chave de sucesso para o BMW Group. Um portfólio amplo de sistemas de propulsão – incluindo motores a combustão interna, híbridos plug-in, sistemas de propulsão elétrica a bateria e, a partir de 2028 com o novo BMW iX5 Hydrogen, tecnologia de célula de combustível a hidrogênio – estabelece as bases para atender com sucesso às diferentes demandas e necessidades dos clientes em todo o mundo, tanto hoje quanto no futuro.
Estruturas de produção flexíveis e alto nível de expertise em integração permitem que essa variedade de tecnologias de propulsão seja implementada de forma eficiente na nova linha BMW X5 em termos de desenvolvimento, compras e produção. Isso significa que a linha de modelos da BMW incluirá dois tipos de propulsão totalmente elétrica (bateria elétrica e célula de combustível a hidrogênio) a partir de 2028, reforçando a aplicação consistente da abertura tecnológica da marca.
O novo BMW iX5 Hydrogen
Após testes bem-sucedidos da frota piloto em todo o mundo, o novo BMW iX5 Hydrogen chegará ao mercado como o primeiro modelo da marca movido a hidrogênio produzido em série. “O novo BMW iX5 Hydrogen será um verdadeiro BMW, pioneiro em sua categoria e oferecendo o prazer de dirigir típico da BMW”, afirma Michael Rath, Vice-Presidente de Veículos a Hidrogênio do BMW Group.
A tecnologia de propulsão é baseada na terceira geração do sistema de célula de combustível que o BMW Group está desenvolvendo em colaboração com a Toyota Motor Corporation. Este avanço tecnológico abre caminho para um sistema com design mais compacto, além de mais potente e eficiente, aumentando a autonomia e o desempenho ao mesmo tempo em que reduz o consumo de energia. Os centros de competência da empresa em Munique e na fábrica do BMW Group em Steyr já estão produzindo os primeiros protótipos. Outros componentes do sistema de propulsão virão da fábrica do BMW Group em Landshut.
Vantagens da tecnologia movida a hidrogênio
O hidrogênio é reconhecido como um promissor vetor energético para a descarbonização global. Ele atua como um meio eficaz de armazenamento de fontes de energia renováveis, ajudando a equilibrar oferta e demanda e possibilitando uma integração mais estável e confiável das energias renováveis na rede elétrica. O hidrogênio é a peça que faltava para completar o quebra-cabeça da mobilidade elétrica onde os sistemas elétricos a bateria não são uma solução ideal.
Iniciativa HyMoS: aliança para fortalecimento da infraestrutura de hidrogênio
Além do desenvolvimento do novo BMW iX5 Hydrogen, a BMW também participa ativamente dos esforços para expandir a rede de abastecimento de hidrogênio. A iniciativa HyMoS (Hydrogen Mobility at Scale) foi criada para apoiar os ecossistemas de mobilidade a hidrogênio, em cooperação com parceiros da indústria e instituições. O objetivo da iniciativa é aumentar a viabilidade econômica dos ecossistemas de mobilidade a hidrogênio ao concentrar a demanda de todos os tipos de veículos, incluindo caminhões, ônibus e automóveis de passageiros. Isso ajudará a alcançar uma distribuição e uso mais eficientes das estações de hidrogênio.
A iniciativa apoia projetos de ecossistemas de hidrogênio já existentes, ajudando-os a atingir todo o seu potencial por meio do compartilhamento de experiências entre projetos e suporte direto de seus parceiros industriais. Uma fase piloto teve início com o apoio a ecossistemas existentes na Alemanha e na França, com o objetivo de reunir experiências para a implementação em outras áreas metropolitanas e, potencialmente, expandir para outros países futuramente.
Para ler o press release original, em inglês, clique aqui.
Para mais informações sobre a BMW do Brasil, clique aqui.
Acompanhe a BMW do Brasil nas redes sociais:
Instagram (@bmwdobrasil)
Facebook (@BMWBrasil)
Youtube (@BMWTVBrasil)
X (@BMWBrasil)
Tik Tok (@bmwdobrasil)
LinkedIn (@BMWGroupBrasil)