Franquias oferecem suporte e capacitação para novos empreendedores que desejam se destacar em um ambiente altamente competitivo
O setor de moda, especialmente o de acessórios e semijoias, atraem cada vez mais empreendedores em busca de oportunidades de negócio. Com um mercado lucrativo e diversificado, a procura por produtos que combinem qualidade e acessibilidade continua a crescer. As franquias são alternativas atraentes para aqueles que desejam iniciar seu próprio negócio, ao aproveitar a força de uma marca já respeitada e reconhecida.
Apesar das vantagens, novos franqueados devem estar cientes de desafios previsíveis, como a concorrência e a necessidade de se manterem atualizados sobre as tendências do mercado – que uma rede já consolidada pode ajudar a enfrentar com mais experiência e know-how.
Marcos Pertile é sócio diretor da Mapa da Mina Acessórios, especializada em semijoias com produção própria, e segundo o profissional à medida que novas marcas ganham espaço e a concorrência se intensifica, é preciso se atualizar quanto às dinâmicas do setor. “Desde identificar um nicho específico que atenda as necessidades do consumidor até a capacidade de se adaptar às tendências de moda de cada temporada, cada passo pode fazer a diferença no início de um negócio. O gerenciamento do estoque e a atenção com o feedback do cliente são práticas que parecem clichês, mas também podem transformar muitos obstáculos em oportunidades”.
De acordo com a pesquisa mais recente da Associação Brasileira de Franchising – ABF, o setor de moda alcançou um faturamento superior a R$ 5 bilhões no primeiro trimestre deste ano, um crescimento de 5,5% em relação ao mesmo período do ano anterior. Com aproximadamente 22 mil unidades em operação em todo o país, o setor também gerou mais de 122 mil novos empregos diretos.
Diante desses números, Marcos aponta cinco desafios e oportunidades para aqueles que desejam abrir seu próprio negócio em um dos setores com maior faturamento no mercado:
Concorrência
O setor de moda de forma geral, assim como o segmento de semijoias em particular, é altamente competitivo. A oportunidade está em desenvolver uma identidade de marca autêntica que os consumidores se identifiquem. Ao investir em branding e marketing criativo, os empreendedores podem se destacar em meio à concorrência e conquistar a lealdade dos clientes.
Identificação de nicho
Encontrar um nicho específico é um dos primeiros passos para o sucesso. Essa tarefa envolve uma pesquisa de mercado cuidadosa para entender as preferências dos consumidores. O desafio é descobrir um segmento ainda não explorado ou pouco atendido, enquanto é possível desenvolver uma proposta de valor única, que pode incluir práticas sustentáveis ou designs personalizados.
Acompanhamento de tendências
O setor de moda e semijoias está sempre se reinventando, isso torna o acompanhamento de tendências mais desafiador. Por outro lado, essa dinâmica de mercado oferece a chance de inovação. Participar de eventos, seguir influenciadores e manter-se atualizado sobre as preferências do consumidor pode resultar em coleções que atendam e até se antecipem ao público.
Qualidade e fornecimento
A qualidade dos produtos é um dos critérios mais valorizados para a satisfação do cliente. E encontrar fornecedores confiáveis pode ser outro desafio no inicio de um negócio, portanto a dica aqui é procurar e manter parcerias com aqueles que compartilham os valores da marca. Um bom relacionamento com os fornecedores leva a um fornecimento confiável e produtos de alta qualidade.
Gestão de estoque e feedback do cliente
A gestão eficiente de estoque é de fato um desafio, pois o equilíbrio entre tudo aquilo que há para oferecer e a demanda de cada temporada é variável. A oportunidade está em implementar sistemas de controle de estoque que permitam ajustes rápidos e uma melhor previsão da procura dos consumidores. Além disso, a coleta e análise do feedback do cliente ajudam a melhorar os produtos e fortalecem o relacionamento com o público.
“Cada obstáculo também é uma chance para a descoberta e o aprendizado. Investir em uma franquia permite enfrentar essas dificuldades com mais facilidade, pois oferece também suporte operacional, treinamento e acesso a rede de fornecedores. Essa estrutura oferece estratégias comprovadas e possibilita que o profissional se concentre mais no relacionamento com os clientes”, completo o sócio diretor da Mapa da Mina.
Sobre a Mapa da Mina Acessórios
Fundada em 1995 pelo casal Elisangela Machado e Jamil Machado, no município de Duque de Caxias (RJ), é hoje uma rede brasileira com destaque na fabricação e venda especializada de semijoias. No franchising desde 2012, possui dois modelos de negócio: loja e quiosque. Conta com mais de 50 operações e 500 revendedores, com faturamento médio mensal de R$ 50.000,00 e prazo de retorno de investimento entre 18 e 36 meses e capital de giro de R$ 20.000,00.