segunda-feira, maio 27, 2024

Últimas Notícias

Brasil conquista vaga na final do Mundial dos Alunos Criativos

Duas alunas brasileiras mostraram a força feminina no design nacional e carimbaram o passaporte para a grande final do Certiport’s Adobe Certified Professional World Championship, o campeonato mundial dos alunos criativos com tecnologias Adobe Illustrator ou Photoshop, que acontece em julho em Los Angeles, EUA. O anúncio das vencedoras, que concorreram com outros 150 alunos com idades entre 16 e 22 anos representando 15 estados brasileiros, aconteceu na manhã da quarta-feira, 10 de abril, sendo elas: 

            Maria Eduarda da Silva (foto), do Rio Grande do Sul, de 21 anos, mora em Cachoeirinha, na Região Metropolitana de Porto Alegre, é formada em Comunicação Visual pelo SENAI Artes Gráficas, onde atualmente estuda Design Digital. Ela trabalha como designer no SENAI/RS, onde foi medalhista de prata na ocupação de Design Gráfico na competição nacional WorldSkills 2023.   

        Manuela Pellegrini Taddeo, de 20 anos, mora em São Paulo, capital, e está no 5º semestre do curso de Design Gráfico e Digital no Instituto Europeu di Design, IED. Considera-se criativa e tecnológica, por isso se encontrou no design gráfico e apaixona-se pela área a cada dia mais.

Para chegarem à grande cerimônia da final mundial do Certiport’s Adobe Certified Professional World Championship, que reunirá mais de 80 países concorrendo a prêmios de U$ 2 mil a US$ 8 mil, mais entradas para a Disneyland para todos os finalistas, os alunos brasileiros tiveram três horas para desenvolver um projeto para a ONG Grupo Brasil Vida, que desde 1997 atua nos direitos das pessoas idosas. As áreas de atuação e as necessidades da ONG foram o contexto para a criação das campanhas para as redes sociais e todos os trabalhos foram oferecidos gratuitamente à ONG. 

         “A Seletiva Brasil 2024 teve um nível bastante alto, com trabalhos de grande qualidade e criatividade. Certamente estaremos muito bem representados em julho, em Los Angeles”, comentou Rodrigo Arndt, Head da Adobe Brasil para Digital Media, sobre a etapa brasileira da competição que aconteceu dia 23 de março simultaneamente em São Paulo, Paraná, Brasília, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Pernambuco, Bahia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Minas Gerais, Alagoas, Ceará, Paraíba, Goiás e Mato Grosso do Sul.   

    Também prestigiaram o anúncio das vencedoras Rodrigo Visciano, da Certiport Internacional, que realiza a Competição nos Estados Unidos, e os jurados da competição, Egberto Oliveira, vencedor da seletiva Brasil 2023 e 3º lugar mundial 2023; Ailton Santos Silva, doutor em Design e Arquitetura pela Universidade de São Paulo-FAU USP; Marcelo F. Pereira, doutor em Design pela Pontifícia Universidade Católica, PUC, do Rio de Janeiro; e Fabiana Oliveira, consultora das tecnologias Adobe há 20 anos. 

 “Agora começamos todo um trabalho de preparação do nosso time, desde processos burocráticos como passaportes e vistos, até uma verdadeira preleção para que cheguemos aos EUA competitivos e mantenhamos nosso destaque internacional, já que o Brasil só participa da competição há três anos e sempre esteve no pódio entre os três primeiros colocados”, explica Álvaro Venegas, fundador e CEO da ENG DTP & Multimídia que foi quem trouxe para o Brasil a competição que já acontece há 4 anos com participação brasileira, e que começou internacionalmente em 2009. 

Brasil já faz história na competição 

         O Brasil tem feito bonito no Certiport’s Adobe Certified Professional World Championship, evento que acontece há 15 anos, estando sempre entre o Top 3 mundiais desde que começou a participar com sua primeira seletiva em 2021. Já na estreia na competição, Gustavo Oliveira, de Goiânia (GO), foi o vice-campeão mundial entre representantes de 80 países. Feito repetido no segundo ano de participação brasileira quando Manoela Campos, de Porto Alegre (RS), também foi vice colocada geral. E ano passado o Brasil conquistou mais um pódio, desta vez com Egberto Oliveira, de Maceió (AL), na 3ª posição geral da competição entre 164 criativos de 82 países.

Latest Posts

MAIS VISTAS

Pular para a barra de ferramentas