A República Tcheca registrou um aumento de 12,8% no número de visitantes latino-americanos em 2026. Partilhamos alguns dados para compreender o que está por trás deste fenômeno turístico
Agosto de 2026. – A América Latina encontrou o seu novo destino preferido na Europa. Os números oficiais confirmam: durante os primeiros cinco meses de 2026, a chegada de viajantes latino-americanos à República Tcheca cresceu em impressionantes 12,8 % em comparação com 2025, estabelecendo um recorde histórico sem precedentes para o país. O que está por trás desta onda de interesse? Para além da beleza das suas cidades e paisagens, a República Tcheca cativa pela sua personalidade única, onde a história medieval se entrelaça com tradições vivas e detalhes fora do comum. Para compreender o magnetismo que hoje cativa a região, partilhamos sete curiosidades de leitura rápida que irão inspirar a sua próxima viagem:1. Tchéquia ou República Tcheca?Ambos os termos estão corretos. “República Tcheca” é a denominação política oficial, enquanto “Tchéquia” é a versão geográfica simplificada, ideal para o turismo, a cartografia e o âmbito esportivo. Utilize o que preferir na sua próxima aventura!2. Terra de lendas e castelosÉ o país com a maior densidade de castelos da Europa. Possui mais de2.000 unidades entre fortalezas, ruínas medievais e palácios espalhados pelo seu território, transformando qualquer viagem pelas suas regiões num verdadeiro passeio por um conto de fadas.
3. Uma cultura encorpada (e com espuma)Os tchecos têm uma grande cervejeira; são os maiores consumidoresper capita da bebida no mundo. De fato, a famosa variedade Pilsner nasceu na cidade de Pilsen. A sua cultura cervejeira é tão rica que foi declarada patrimônio nacional. 4. Um recorde monumental em PragaO icônico Castelo de Praga é considerado o maior complexo palaciano contínuo do mundo pelo Guinness World Records. A sua imponente área equivale a cerca de sete campos de futebol profissional, unindo história e majestosidade.5. O “esporte” de procurar cogumelosA procura de cogumelos silvestres na floresta é considerada quase um esporte nacional. Durante o outono, milhares de famílias aventuram-se na natureza com cestas de vime, uma tradição bela e relaxante que se transmite de geração em geração.
6. Janelas repletas de históriaPraga popularizou o termo “defenestração”, que significa, literalmente, atirar alguém pela janela. Este curioso método de protesto político ocorreu de forma real e em grande escala em três ocasiões distintas ao longo da sua história medieval e moderna. Contudo, não há registro de uso recente.7. Uma doce ideia que mudou o mundoSabia que o prático cubo de açúcar foi inventado na cidade tcheca de Dačice, em 1843? Antes desta doce inovação de Jakub Kryštof Rad, o açúcar era comercializado em blocos enormes e pesados, que eram extremamente difíceis de cortar em casa.