segunda-feira, maio 27, 2024

Últimas Notícias

5 habilidades essenciais para um especialista em TI 

Confira o conjunto de habilidades essenciais necessárias para outros profissionais da área destacados por Celio Antunes, CEO do Grupo Impacta  

O que é esperado de um especialista de TI? Muito mais do que ter conhecimento técnico, domínio, ter habilidades com design de software, programação e integração de processos, conhecidos como hard skills.

É importante combinar com as soft skills: propriedade de resultados, liderança, treinamento e orientação, gerenciamento de conflitos e solução de problemas.

Segundo estudo da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais (Brasscom), a demanda por profissionais de TI no país pode gerar mais de 540 mil vagas na área até 2025. Além disso, uma pesquisa da consultoria McKinsey estima que o Brasil possa enfrentar uma carência de 1 milhão de profissionais de Tecnologia da Informação até 2030.

Em uma área que cresce a cada ano, os profissionais que combinam a técnica com outras habilidades têm mais destaque e aumentam as oportunidades de carreira.
 

Agora, vamos conhecer quais são as habilidades essenciais dos especialistas em TI? 

O profissional de TI atua na área de Tecnologia da Informação. Esse setor não é apenas para grandes empresas, mas para qualquer organização que queira se manter referência em inovação. Nesse contexto, é imprescindível o uso da tecnologia, ela nos ajuda a otimizar processos, aumentar a produtividade e reduzir custos.

Habilidades técnicas do especialista de TI 

Célio Antunes, CEO da Faculdade Impacta, líder em tecnologia, separou algumas das habilidades técnicas mais exigidas pelo mercado de trabalho:

Programação: Java, Phython, C++ são as principais linguagens de programação e são essas que o profissional precisa dominar;

Administração de Sistemas: Conhecer os sistemas operacionais é essencial, como Windows, Linux e Unix;

Redes e Segurança da Informação: É exigido a compreensão de protocolos de rede, roteadores, firewalls e em nuvem.

Banco de Dados: Experiência em Modelagem, desenvolvimento e administração de bancos de dados; Análise e manipulação de dados.

Desenvolvimento Web: Ter familiaridade com HTML, CSS, JavaScript e frameworks.
 

Habilidades não técnicas dos profissionais de TI 

As habilidades não técnicas, são conhecidas como soft skills, são muito requisitadas pelos recrutadores e são ligadas a desenvolvimento intelectual.

Tanto é que um estudo da empresa de consultoria de negócios e tecnologia West Monroe mostrou que 78% dos líderes de RH buscam contratar funcionários de tecnologia com fortes habilidades interpessoais, enquanto 67% afirmam ter recusado uma oferta de emprego devido à falta de habilidades interpessoais de um candidato. Confira quais são elas:

Comunicação Efetiva: é necessário ter a capacidade de comunicar-se claramente com os colegas de trabalho, expor possíveis erros e soluções de problemas;

Trabalho em equipe: além da comunicação, é preciso trabalhar em conjunto para compartilhar conhecimento, ajudando as pessoas a tornarem o processo mais assertivo;

Cumprir prazos: a área de TI exige que o profissional entregue o trabalho no tempo determinado. Esse setor atua como base de outros setores, por isso o serviço precisa ser entregue no prazo estabelecido para não gerar impacto negativo ou comprometer outros departamentos;

Pensamento Analítico: habilidade para analisar problemas complexos, identificar soluções e tomar decisões;

Resolução de problemas: identificar problemas e promover mudanças de forma rápida, é uma das habilidades mais exigidas desse profissional.

“Essas são as habilidades que são essenciais para os profissionais de TI, pois capacitam a atuar com segurança na área. Ao dominar a programação e desenvolvimento web, por exemplo, o profissional torna-se capaz de construir e manter sistemas resistentes e seguros.” conclui o especialista em tecnologia.

SOBRE A IMPACTA

Referência no ensino de Tecnologia em Graduação, Pós, EAD, MBA, cursos livres e treinamentos empresariais. Lidera iniciativas em Inteligência Artificial, Ciência de Dados, Robótica, Engenharia da Computação, Big Data, UX e Transformação Digital. Criou a incubadora Impacta Open Startup, exclusiva para seus estudantes. É campeã na formação de times para Hackathons, eventos de inovação patrocinados por gigantes: NASA, IBM, Deloitte, Shell, Santander, Itaú, Globo e Fiesp. É uma das marcas mais admiradas pela Comunidade Tech da América Latina. Atua no mercado desde 1988 e formou mais de 1 milhão de pessoas e certificou mais de 25 mil empresas de diversas áreas da Economia. Saiba mais no link.

Latest Posts

MAIS VISTAS

Pular para a barra de ferramentas