Início Eventos Tony Reis vive O Mensageiro em “Esperando Godot”. Peça montada pelo Teatro...

Tony Reis vive O Mensageiro em “Esperando Godot”. Peça montada pelo Teatro Oficina volta a São Paulo para últimas apresentações do ano

0

Ator vive o Mensageiro na obra de Samuel Beckett, clássico da dramaturgia mundial e última peça dirigida por Zé Celso. Com montagem pelo Teatro Oficina, as apresentações estão em curta temporada

O ator soteropolitano Tony Reis interpreta o personagem O Mensageiro, no clássico da dramaturgia mundial, “Esperando Godot”, referência do teatro do absurdo, obra-prima escrita pelo irlandês Samuel Beckett.  Montada pelo Teatro Oficina, uma das maiores e mais prestigiadas companhias teatrais do país, e dirigida por José Celso Martinez Corrêa, figura emblemática do teatro, a peça entra em cartaz em curta temporada em São Paulo a partir do dia 13/12.

O espetáculo conta com grande elenco: Alexandre Borges – na volta aos palcos depois de 30 anos – Marcelo Drummond, Ricardo Bittencourt, Roderick Himeros e Tony Reis.

Integrante do Teatro Oficina há mais de dez anos, Tony Reis interpreta o personagem o Mensageiro desde 2022, na montagem que marca as atividades do grupo, no pós- pandemia. “Acredito que ir ao teatro é um ato político.”, afirma o ator.

Em “Esperando Godot” , escrito em 1949, após a Segunda Guerra Mundial, Samuel Beckett questiona os abismos que permeiam a inércia da sociedade.  Vladimir (Alexandre Borges) e Estragão (Marcelo Drummond) são dois palhaços no fim do mundo, e se encontram sob a encruzilhada entre a paralisia e a tomada de ação. À espera de Godot, encontram no caminho figuras como o Domador (Ricardo Bittencourt), Felizardo, a fera (Roderick Himeros) e O Mensageiro, encenado por Tony Reis.  O Mensageiro traz notícias inquietantes aos personagens, que os instigam a tomar decisões e a definirem os rumos de suas vidas.

É uma honra e um presente interpretar o Mensageiro, um personagem tão intrigante. A adaptação da peça com referenciais à nossa cultura, crenças e linguagem, torna tudo ainda mais especial. ‘Esperando Godot’, é uma peça essencial aos amantes do teatro.” Celebra o ator.

O grupo voltou recentemente de uma curta temporada em Portugal, onde passaram pelas cidades de Lousã, Águeda, Aveiro e Coimbra. A Cia. encerrou dia 08/12, temporada no Teatro Municipal Carlos Gomes, no Rio de Janeiro, que contou com presenças ilustres na platéia, como a atriz Fernanda Montenegro. O grupo ruma agora para São Paulo, com apresentações do dia  13 a 23/12, no Teatro Oficina.

Serviço

Local: Teatro Oficina

Endereço: Rua Jaceguai, 520, Bela Vista / São Paulo

Temporada: 13/12 a 23/12

Horário: Sextas e Sábados às 20h. Domingos às 18h.

Dia 23/12 – Ethernidade de Luis – 14h30

Ingressos

Inteira: R$80,00

Meia: R$40,00

Dramaturgia: Samuel Beckett

Direção: Zé Celso Martinez, licenciado por Marcelo Drummond.

+ Sobre Tony Reis

Natural de Salvador, formado em Artes Cênicas pela Fundação Cultural do Estado da Bahia, Tony Reis iniciou seu trabalho como ator, com o grupo “Psicodélicos”.

Vivendo em São Paulo desde 2011, Tony Reis há mais de dez anos, integra uma das Cias teatrais mais prestigiadas do país, o Teatro Oficina Uzyna Uzona, em que participou de inúmeras montagens teatrais, dentre eles “Odisséia Cacilda”, de 2008 a 2015 e “Acordes” em 2012, ambos sob a direção do Zé Celso Martinez Corrêa.

Tony esteve em cartaz com a peça “Navalha na Carne”, um texto de Plínio Marcos e direção de Marcelo Drummond, na pele de Veludo, em cartaz entre  2017 e 2018, com participação nos festivais de teatro de Fortaleza e Rio de Janeiro.

Em 2016 atuou no espetáculo “Bacantes” , tragédia grega de 405 a.C. Dirigida por Zé Celso, a peça foi encenada no Teatro Oficina, prédio que foi projetado por Lina Bo Bardi tendo como referência a peça de Eurípedes, se destacando pela  relação da obra com o espaço e a cidade. 

Em 2017, Tony esteve no elenco de “Macumba Antropófaga” da companhia. No ano seguinte, participou da revolucionária peça de Oswald de Andrade, o “Rei da Vela” , que, na época, inaugurou o teatro de agressão no país. Também atuou em “Roda Viva”, peça que foi apresentada no Teatro Municipal de São Paulo, em 2020.

Em “Fausto” de Christopher Marlowe, épico alemão, Tony interpreta um contemporâneo Robin.  A peça esteve em cartaz em 2022, no SESC Pinheiros.

Atualmente, Tony Reis é O Mensageiro na montagem de “Esperando Godot” , obra-prima de Samuel Beckett, última peça dirigida por Zé Celso. O grupo se apresentou  na Europa, em quatro cidades de Portugal, e voltou ao Brasil no fim de 2024, para as últimas apresentações do ano no RJ e SP.

Na televisão, Tony Reis participou da série “Carcereiros” da Globo Filmes e direção de José Eduardo Belmonte, em 2015.

Em longa-metragem, o ator integrou o elenco de “A Viagem de Pedro”, com direção de Laís Bodanzky.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

×
Sair da versão mobile