Anualmente, plataformas de serviços recebem mais de 30 mil solicitações de serviços de massagens
Nos identificamos quando alguém diz que o Brasil é o país do futebol. Também não estranhamos se nos reconhecem como o lar da Bossa Nova ou do Samba. Mas você sabia que existe outra coisa que parece unir muitos brasileiros? O apreço pela massagem.
E não estamos falando sobre aquelas cadeiras massageadoras disponíveis em academias, shoppings e aeroportos. Segundo dados da plataforma de serviços Cronoshare, nos últimos 3 anos, houve uma média de 32 mil solicitações por profissionais massoterapeutas ativadas.
Somente nos primeiros 8 meses de 2024, já foram mais de 14 mil pedidos de massagens registradas. Quase a metade deles não são atendidos por falta de profissionais, “ainda há uma lacuna a ser preenchida. Há muito espaço para especialistas de massagens no Brasil”, afirma a empresa.
A Cronoshare também indica que este é o serviço mais solicitado através da sua plataforma. Aparentemente, os brasileiros são adeptos desta técnica milenar de recuperação muscular e relaxamento.
Para aqueles que querem aproveitar esse vácuo e mergulhar nessa nova profissão, atualmente, não é necessário apresentar uma carteirinha. Ainda que exista o Conselho Brasileiro de Auto Regulamentação da Massoterapia, que oferece uma carteira de identificação, não é um procedimento obrigatório. Contudo, é indispensável apresentar um certificado de habilitação expedido por um curso de massoterapia geral e em todas as técnicas que você pretende oferecer, como massagem relaxante, drenagem, terapêutica ou esportiva, por exemplo.
A profissão de massagista é reconhecida pela Lei Federal 3.968 de 5 de outubro de 1961, que dispõe sobre o exercício dessa profissão em solo brasileiro. |
Massagem: futilidade ou significativo?
Se ainda há pessoas que pensam que massagem é um luxo, é preciso desmistificar esse pensamento. Tampouco se trata de algo destinado a atletas ou esportistas. A massagem é para todos e acessível. O que é necessário? Encontrar bons profissionais e entender qual técnica melhor se encaixa aos seus objetivos.
Em processos pós-cirúrgicos ou de lesão, por exemplo, a massagem é parte fundamental do tratamento. Ela pode prevenir riscos e evitar problemas em outras partes do corpo. Isso porque a massagem aumenta a circulação de sanguínea, diminui os hematomas e a retenção de líquidos.
A massagem também oferece benefícios significativos ao estado mental e existem estudos que comprovam este dado. De acordo com uma pesquisa australiana, por exemplo, depois de 10 minutos de massagem os níveis de cortisol (hormônio do estresse) caem 31% e os de dopamina e serotonina (hormônios do bem-estar) sobem 30%. Isso sem contar o alívio de tensões, dores musculares e melhora do sistema imunológico.
Como afirmou T. Namikoshi, criador da técnica Shiatsu, “a pressão das mãos faz correr as fontes da vida“.
Mas afinal, quanto custa fazer uma massagem no Brasil?
A procura por este serviço é promissora. Somente através do Google, o volume de buscas mensais para o termo “massagens” se situa entre 100 mil e 1 milhão de média. Com esse volume de procura, não é de se surpreender que o faturamento destes profissionais seja interessante.
Obviamente, ele irá depender de cada profissional. Buscar por cursos na área, participar em eventos das associações de massoterapia espalhadas pelo Brasil e promover seu trabalho através de plataformas de serviços são algumas das alternativas que podem fazer a diferença no final do mês.
Por outro lado, para aqueles que desejam marcar sua sessão de massagem e desfrutar das maravilhas desta técnica, a dica é analisar orçamentos, a experiência do profissional, fazer uma sessão avulsa para testar e fechar um pacote. Já que o valor unitário pode não ser tão atrativo quanto um pacote mensal ou de uma quantidade pré-estabelecida de sessões.
Os valores cobrados podem ir de 70 a mais de 200 reais, dependendo da técnica escolhida e da experiência do profissional. Preços mais baixos podem ser encontrados exatamente quando se procura por um pacote de 3 ou 5 sessões, por exemplo. É o que indica a Cronoshare, através da sua Guia de preços sobre Massoterapeutas.
A plataforma também avisa que dependendo da sua localização ou se preferir um atendimento a domicílio, os valores também podem variar. Mas o importante é estar atento, escolher bem, relaxar e colher os benefícios desta prática que já ganhou o coração dos brasileiros.
Sobre a Cronoshare
A Cronoshare é uma plataforma online que se dedica a fazer a ponte entre clientes e profissionais de serviços locais. Com sede em Valência, Espanha, já opera em mais 4 países: Brasil, Itália, México e Chile. Atualmente, conta com mais de 2 milhões de usuários registrados e recebe, anualmente, um volume superior a 500.000 solicitações de orçamento, gerando um impacto econômico superior a 8 milhões de euros anuais para os profissionais cadastrados. A Cronoshare auxilia aos usuários a comparar orçamentos e encontrar um profissional adequado aos seus projetos pessoais através de um Marketplace com mais de 200 serviços intermediados.