Início Eventos SÃO LUIZ DO PARAITINGA RECEBE FESTIVAL INTERNACIONAL DO DOCUMENTÁRIO MUSICAL IN-EDIT BRASIL...

SÃO LUIZ DO PARAITINGA RECEBE FESTIVAL INTERNACIONAL DO DOCUMENTÁRIO MUSICAL IN-EDIT BRASIL A PARTIR DESTA QUINTA (14)

0

**É o segundo ano consecutivo do evento, referência no gênero, na cidade, desta vez com 16 filmes nacionais e internacionaisshows e debates

**Documentários mostram a vida e obra de artistas como Luiz MelodiaMoacyr LuzCarlos SantanaArrigo BarnabéCindy LauperBrian Jones e Rolling Stones

**Shows com a banda de música cigana Vitsa RamanushTributo a Luiz Melodia (com Renato Piau, Lia Marques, Camilo Frade e Caio Frade) e Tributo aos Rolling Stones (com Mário Manga, Fabio Tagliaferri, José Antonio Algodoal e banda Antiprisma) movimentam a Praça Dr. Oswaldo Cruz

O In-Edit Brasil – Festival Internacional do Documentário Musical está de volta a São Luiz do Paraitinga! Após o sucesso da primeira edição itinerante, em 2023, a cidade recebe programação gratuita de filmes, bate-papos e apresentações musicais, de 14 a 17 de novembro. O evento começa nesta quinta (14), às 11h30, com “Moacyr Luz, o Embaixador dessa Cidade”, sobre o músico boêmio carioca.

Durante os quatro dias, as atrações vão ser realizadas no Auditório da Biblioteca Municipal Nelson Ferreira Pinto, no Mercado Municipal, no Coreto Elpídio dos Santos e no Café Cultural Mai Será o Binidito.

Na quinta (14), a biblioteca recebe os filmes “Funk Favela” – que mostra as multiplicidades e as contradições desse movimento em São Paulo –, às 15h; e “Let the Canary Sing” – sobre a estrela pop Cyndi Lauper –, às 17h30.

O último filme do dia, “Terra de Ciganos”, foi um dos grandes destaques da edição paulistana e será exibido no Mercado Municipal, às 19h30. O documentário mostra como as comunidades ciganas preservam suas tradições enquanto se integram à sociedade brasileira, com um olhar especial para os desdobramentos na música.

O Coreto Elpídio dos Santos sedia o show que encerra a programação de quinta-feira com o quarteto Vitsa Ramanush, que mistura ritmos ciganos tradicionais e influências de world music, criando uma atmosfera festiva e envolvente. Com violões e acordeão, o grupo conduz o público a uma imersão cultural, celebrando a tradição das fogueiras ciganas (em caso de chuva, a apresentação ocorrerá às 11h de sexta, dia 15).

O In-Edit Brasil em São Luiz do Paraitinga terá mais duas atrações musicais. Na sexta (15), será realizado o Tributo a Luiz Melodia, com Renato Piau e três expoentes da cena local: Lia Marques, Camilo Frade e Caio Frade. Encerrando a programação de shows, no sábado (16), acontece o Tributo aos Rolling Stones, com Mário Manga, Fabio Tagliaferri, Zé Antonio Algodoal e músicos da banda Antiprisma.

A programação também inclui dois debates: no dia 15 de novembro, a jornalista Patricia Palumbo conversa sobre Luiz Melodia – No Coração do Brasildocumentário no qual assina a direção musical. Já no dia 16, Patricia retorna ao lado do diretor Riba de Castro para relembrar o Lira Paulistana, histórico espaço que foi berço da vanguarda musical paulistana, e avaliar o legado desse movimento.

“A edição do ano passado em São Luiz foi um grande sucesso, fazendo jus à tradição artística da cidade, especialmente relacionada à música. Por isso, fizemos questão de incluir a cidade na itinerância deste ano, com uma programação recheada de filmes que foram destaque São Paulo, inclusive os que receberam prêmio e menção honrosa”, afirma Marcelo Aliche, diretor artístico do In-Edit Brasil.

Toda a programação está disponível em: www.in-edit-brasil.com ineditbrasil

Serviço:

In-Edit Brasil – São Luiz do Paraitinga (SP)

De 14 a 17 de Novembro

Locais:

Biblioteca Municipal: Rua Monsenhor Ignácio Gioia, Centro Histórico.

Mercado Municipal: Rua Monsenhor Ignácio Gioia, Centro Histórico.

Coreto Elpídio dos Santos: Praça Dr. Oswaldo Cruz, Centro Histórico.

Café Cultural Mai Será o Binidito: Praça Dr. Oswaldo Cruz, 322, Centro Histórico.

Entrada Gratuita

A realização do In-Edit Brasil em São Luiz do Paraitinga foi viabilizada por emenda parlamentar impositiva indicada pelo deputado Prof. Carlos Giannazi.

Apoio: Prefeitura Municipal de São Luiz do Paraitinga

Realização: In Brasil Cultural, Associação Cultural Kinoforum e Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas.


PROGRAMAÇÃO _ IN-EDIT SÃO LUIZ DO PARAITINGA

 14/11 _ QUINTA-FEIRA

Na Biblioteca

11h30_MOACYR LUZ, O EMBAIXADOR DESSA CIDADE

15h_ FUNK FAVELA

17h30_ LET THE CANARY SING

No Mercado Municipal

19h30_ TERRA DE CIGANOS

No Coreto

21h_ SHOW: VITSA RAMANUSH – MÚSICA CIGANA

15/11 _ SEXTA-FEIRA
 

Na Biblioteca

11h _ CARLOS

15h_ TERROR MANDELÃO (sessão apresentada pelo diretor Felipe Larozza)

17h30_ SARAVAH

18h30_ VIVA VOLTA

No Café Mai Será o Binidito

16h30_ CONVERSA AFINADA: LUIZ MELODIA (bate-papo com a diretora musical do filme, Patricia Palumbo)

No Mercado Municipal

19h30_ LUIZ MELODIA – NO CORAÇÃO DO BRASIL

No Coreto

21h_ SHOW: TRIBUTO A LUIZ MELODIA, COM RENATO PIAU, LIA MARQUES, CAMILO FRADE E CAIO FRADE

16/11 _ SÁBADO

Na Biblioteca

11h_ O HOMEM CROCODILO

15h_ BLACK RIO! BLACK POWER!

17h30_ NO RASTRO DO PÉ DE BODE

18h30_ OUTRAS HISTÓRIAS DO MAR (sessão apresentada pela diretora Carolina Rolim

No Café Mai Será o Binidito

16h30_ CONVERSA AFINADA: LIRA PAULISTANA E A VANGUARDA PAULISTA (bate-papo com Patricia Palumbo e Riba de Castro)

No Mercado Municipal

19h30 _ THE STONES & BRIAN JONES

No Coreto

21h_ SHOW: TRIBUTO AOS ROLLING STONES (MÁRIO MANGA, FABIO TAGLIAFERRI, ZÉ ANTONIO ALGODOAL E BANDA ANTIPRISMA)


 

17/11 _ DOMINGO

Na Biblioteca

11h _ BLACK FUTURE, EU SOU O RIO

15h _ GERMANO MATHIAS – O CATEDRÁTICO DO SAMBA

INFORMAÇÕES À IMPRENSA

Cabana Press

Felipe Conrado – (12) 99191-7856

Filipe Manoukian – (12) 98164-2428 

_ SINOPSES DE FILMES NACIONAIS

Moacyr Luz, O Embaixador Dessa Cidade

Tarsilla Alves| Brasil | 2024 | 92′

Parceiro de Aldir Blanc e criador do Samba do Trabalhador, Moacyr Luz é acompanhado pelas câmeras de Tarsilla Alves por uma semana. Inveterado boêmio, acompanhamos as andanças de Moacyr, regadas a muita birita, encontros com amigos e belos sambas que o qualificam a ser chamado de “embaixador” da capital fluminense.

Funk Favela

Kenya Zanatta | Brasil | 2024 | 71′

Combinando depoimentos de personagens que fazem a cena do funk paulistano com trechos observacionais, a diretora Kenya Zanatta busca identificar as raízes sociais de um gênero que nasceu e ainda encontra sua maior potência criativa nas periferias das grandes cidades.

Terra de Ciganos

Naji Sidki |Brasil | 2024 | 90′

O Brasil é o lar da terceira maior população cigana do mundo, com aproximadamente 800 mil membros. O diretor Naji Sidki explora a vida de várias comunidades ciganas pelo país, mostrando como suas tradições se integram à sociedade brasileira, com um olhar especial para os desdobramentos na música.

Terror Mandelão

Felipe Larozza e GG Albuquerque | Brasil | 2024 |75′

O filme acompanha a caminhada do DJ K, um dos principais DJs do Baile do Helipa, a maior favela de São Paulo, e seu amigo MC Zero K, mostrando os altos e baixos enfrentados pelos jovens na luta para viver da sua música.

Viva Volta (curta-metragem)

Heloísa Passos| Brasil | 2005 | 16′

Em 2004, vivendo em Paris, Raul de Souza, um dos maiores trombonistas brasileiros da história, retorna ao Rio de Janeiro para reconstruir sua trajetória e revisitar o filme “Saravah” (1972) e sua parceria com Maria Bethânia. Cópia restaurada em 4k.

Luiz Melodia – No Coração do Brasil

Alessandra Dorgan | Brasil | 2024 | 85′

Injustamente taxado como “maldito”, Luiz Melodia foi um dos maiores artistas surgidos no Brasil. Através de diversas imagens de arquivo, ele conta sua trajetória, desde a infância nos morros do Rio de Janeiro, o início da música, passando pelo sucesso radiofônico, os conflitos com gravadoras e com o showbiz.

Premiação Melhor Filme – In-Edit Brasil 2024 (edição São Paulo)

O Homem Crocodilo

Rodrigo Grota | Brasil | 2024 | 84′

Um dos expoentes da Vanguarda Paulistana, Arrigo Barnabé é o foco desse filme-experimento que aborda seus anos em Londrina, antes de se mudar para São Paulo. Com uma mistura de interferência sonoras e visuais, o diretor Rodrigo Grota apresenta o inconsciente estético na obra do criador de Clara Crocodilo.

Black Rio! Black Power!

Emílio Domingos | Brasil | 2023 | 75′

Emílio Domingos se debruça sobre a cena dos bailes black surgida no Rio de Janeiro nos anos 1970. Com depoimentos de Dom Filó, figura fundamental no surgimento da cena, e de outros personagens, conhecemos uma história de afirmação que levava milhares de jovens pretos para dançar e cantar: “I’m black and I’m proud!”.

Menção Especial do Júri – In-Edit Brasil 2024 (edição São Paulo)

No Rastro Do Pé De Bode

Marcelo Rabelo | Brasil | 2023 | 60′

Um dos instrumentos fundamentais na criação do forró foi a sanfona de oito baixos. Tornada lendária por Januário (pai de Luiz Gonzaga), o instrumento caiu em desuso. Neste road movie, Rato Branco, um velho músico, percorre o sertão da Bahia em busca de instrumentistas que preservam a tradição dos oito baixos, revelando a memória musical da região.

Outras Histórias Do Mar (BNegão Canta Caymmi) (curta-metragem)

Carolina Rolim | Brasil | 2024 | 29′

O amor ao mar, a Dorival Caymmi e a Iemanjá uniu a cineasta Carolina Rolim e o músico BNegão. Na gestação do projeto “BNegão Canta Caymmi”, em 2018, os dois se encontraram em Salvador (BA) para registrar, à beira mar, o mergulho que o artista faz quando interpreta este repertório. Acompanhado por Bernardo Bosisio no violão, o intrépido vocalista do Planet Hemp se transporta para o universo das canções praieiras do compositor baiano transformando suas apresentações em um ritual.

Black Future, Eu Sou o Rio

Paulo Severo | Brasil | 2023 | 77′

“Eu sou o Rio”, álbum de estreia do Black Future, esteve em todas as listas de melhores lançamentos de 1988. Sucesso de crítica, foi ignorado pelo público e nunca foi relançado. Com entrevistas feitas aos vinte anos de lançamento do disco, seus ex-integrantes e pessoas próximas esmiúçam a história da banda.

Germano Mathias – O Catedrático do Samba

Cauê Angeli e Hernani de Oliveira Ramos | Brasil | 2023 | 70′

Branco, porém forjado no samba de engraxate, Germano Mathias se tornou ícone de um estilo musical que misturava muita malandragem e poesia. Dirigido por Cauê Angeli e Hernani de Oliveira Ramos (vencedores do In-Edit 2013, com “Triunfo”), o filme acompanha Germano contando sua vida, trajetória e nos trazendo lembranças de uma cidade que não existe mais.

_ SINOPSES DE FILMES ESTRANGEIROS

Let The Canary Sing

Alison Ellwood | Estados Unidos, Reino Unido | 2023 | 96′

Documentário vigoroso e alegre sobre a estrela pop dos anos 1980 Cyndi Lauper. Desde sua origem humilde até à criação da sua própria personalidade de palco – excêntrica, desbocada e deliberadamente ingénua – que a catapultou para a fama.

Carlos

Rudy Valdez | Estados Unidos | 2023 | 87′

O filme narra a vida do virtuoso guitarrista Carlos Santana, desde a infância até o estrelato internacional, entrelaçando entrevistas com o protagonista e sua família com imagens de arquivo recém-descobertas, além de sua lendária apresentação em Woodstock.

Saravah

Pierre Barouh |França, Brasil |1972 | 62′

Documentário histórico da música brasileira ganha restauro em 4k. Em 1969, o francês Pierre Barouh desembarca no Rio de Janeiro para encontrar músicos como Pixinguinha, João da Baiana, Maria Bethânia, Paulinho da Viola e Baden Powell, tentando capturar a essência do samba.

The Stones & Brian Jones

Nick Broomfield | Reino Unido | 2023 | 93′

Brian Jones tinha muitas facetas e ninguém ficava indiferente a ele. Neste documentário, o aclamado diretor Nick Broomfield desvenda a história do ícone dos Rolling Stones que terminou misteriosamente seus dias no fundo de uma piscina, com apenas 27 anos de idade.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

×
Sair da versão mobile