sexta-feira, junho 14, 2024

Últimas Notícias

Saiba como harmonizar hambúrgueres com vinhos

No Dia Internacional do Hambúrguer, a sommelière da Wine ensina como escolher os rótulos que vão valorizar as receitas do seu sanduíche 

Na próxima terça-feira, 28, comemora-se o Dia Internacional do Hambúrguer, um dos pratos mais casuais, apreciados em suas versões gourmet ou fast-food. Trazendo a carne bovina como principal componente, mas também elaborado em versões veganas ou com frango, os hambúrgueres permitem fazer harmonizações apetitosas com vinhos. 

“Combinar hambúrgueres com vinhos não é uma tarefa difícil, basta levar em consideração os acompanhamentos da receita de cada sanduíche para fazer a escolha do vinho ideal”, Marina Bufarah de Souza, sommelière da Wine, o maior clube de assinatura de vinhos do mundo. “A ideia é que um eleve a experiência do outro, trazendo uma fusão de texturas, aromas e sabores agradáveis.” 

Em geral, conforme a sommelière, os vinhos menos intensos, que são indicados para carnes mais magras, fazem uma boa dupla com hambúrgueres mais leves, com pouca complexidade de sabores ou gordura. Já vinhos mais encorpados ou vinhos com bastante acidez combinam mais com hambúrgueres elaborados com carnes de sabor mais intenso e com mais gordura. Se a indicação do vinho for para acompanhar pratos com ervas ou toques cítricos, uma dica simples é incluí-las no hambúrguer. 

Para uma proposta tradicional contendo um hambúrguer de carne bovina com cheddar e cebola caramelizada, a sugestão de harmonização é buscar um vinho macio e com leve dulçor no fim de boca para acompanhar o queijo e a cebola. Estas qualidades podem ser encontradas, por exemplo, no rótulo Finca Las Moras Dadá Nº 391 Art Malbec 2022, um clássico argentino com breve passagem por barricas que acentuam seus aromas e sabores, além de destacar notas de frutas negras maduras e baunilha.

https://www.wine.com.br/vinhos/finca-las-moras-dada-n%C2%BA-391-art-malbec-2022/prod28585.html

Para uma proposta de sanduíche mais gourmet,  experimente combinar um suculento hambúrguer de cordeiro com um toque de molho de hortelã e com um exemplar do argentino Tensión La Ribera Cabernet Sauvignon Cabernet Franc 2019. Trata-se de  um corte de Cabernet Sauvignon e Cabernet Franc bastante concentrado nos aromas e sabores, que traz potência com um toque herbáceo, em perfeito equilíbrio com as nuances do molho.

https://www.wine.com.br/vinhos/tension-la-ribera-cabernet-sauvignon-cabernet-franc-2019/prod27298.html

Para os veganos, a dica é harmonizar um hambúrguer de falafel, com tomate marinado e sour cream, com um belo rosé versátil e descontraído como o Ballade Cabernet Sauvignon Rosé 2023, produzido pela vinícola Miolo, a maior exportadora de vinhos do Brasil e a mais reconhecida no mercado internacional. Este vinho frutado e refrescante é totalmente vegano, adequando-se a diversas receitas. 

https://www.wine.com.br/vinhos/ballade-cabernet-sauvignon-rose-2023/prod29481.html

As receitas  de hambúrguer com frango empanado e onion rings também são bastante populares. Para acompanhar esta variação, a sugestão é o  Espumante Puntí Ferrer Xtra D.O Valle de Rapel Extra Brut. Elaborado especificamente com uvas cultivadas em Rancagua, no Vale de Cachapoal, uma das regiões de destaque para o cultivo da Chardonnay, que com a grande amplitude térmica da região, amadurece lentamente, concentrando aromas e sabores e preservando sua acidez natural, responsável aqui por todo frescor que encontramos, além de limpar a untuosidade das frituras, deixando o paladar pronto para a próxima mordida.

https://www.wine.com.br/vinhos/espumante-punti-ferrer-xtra-d-o-valle-de-rapel-extra-brut/prod29080.html

Latest Posts

MAIS VISTAS

Pular para a barra de ferramentas