Início Financeiro Revolução tokenizada: como as organizações descentralizadas funcionam?

Revolução tokenizada: como as organizações descentralizadas funcionam?

0

Desde que surgiram, os ativos digitais trouxeram alguma tendência de peso em seus ciclos. A tendência da vez é a chamada “revolução tokenizada”, ou seja, a digitalização de ativos e procedimentos que hoje só existem no mundo real. 

Um dos principais expoentes dessa tokenização é a Solana, rede que liderou a criação de tokens em 2024. Mas outras blockchains também querem um pedaço de um mercado que pode movimentar US$ 4 trilhões até 2030, de acordo com pesquisa do Citi. E uma das maiores promessas desse setor são as Organizações Descentralizadas, ou DAOs, na sigla em inglês.

As DAOs se popularizaram em 2016, caíram no ostracismo e agora estão de volta e prometem ser a nova tendência deste ciclo. Se você não sabe o que são essas organizações, mas quer conhecer seu potencial inovador, vem conosco e conheça tudo sobre elas.

Economia tokenizada

O primeiro passo para entender sobre a DAO é conhecer o que são seus principais componentes: os tokens. Eles são ativos digitais criados por uma blockchain que representam ativos do mundo real, como imóveis, carros, obras de arte e até ações de empresas.

Em linhas gerais, se você tem uma empresa e quer vender parte dela no mercado de capitais, pode criar um contrato inteligente em uma blockchain e dividir sua companhia em tokens. Quem os adquirir será dono de uma parte da empresa e terá poder para tomar decisões, capacidade de receber lucros e dividendos, entre outros benefícios.

Já a economia tokenizada é o sistema econômico no qual esses tokens operam. Um exemplo desse sistema foram as famosas ICOs, emissões de tokens que ocorreram entre 2017 e 2018 com transações comerciais operadas em plataformas de negociação de tokens, com várias empresas e projetos emitindo seus ativos digitais.

Nesse sentido, a tokenização pode servir como forma de digitalizar vários negócios, entre eles:

  • Um imóvel tokenizado dividido em várias partes; 
  • Uma coleção de arte em que cada token representa uma obra;
  • Mercados de energia;
  • Programas de relacionamento com clientes e bônus;
  • Cotas tokenizadas de fundos de investimento.

Descentralização com tokens

Provavelmente, você leu o trecho acima e não se impressionou, já que a princípio, os tokens são muito semelhantes às ações. No entanto, eles possuem uma vantagem que nenhum mercado de capitais tradicional pode oferecer: a descentralização.

No mundo corporativo, descentralização é a divisão de tarefas e poderes dentro de uma empresa, mas a economia tokenizada causou uma disrupção nesse conceito. Na tokenização, isso significa que nenhum poder central, privado ou público, tem o total controle de todas as operações.

As DAO, além de serem descentralizadas, são autônomas, o que significa que elas não possuem CEO, nem diretoria, nem mesmo um dono. Em vez disso, cada detentor de tokens é um dono, um CEO e um diretor da DAO, tendo poder de voto igual na organização. 

Empresas sem CEO

Um primeiro benefício da descentralização é, sem dúvidas, a agilidade. DAOs podem tomar decisões mais rápidas em prol da empresa, sem depender de exaustivas reuniões.

As DAOs não são controladas por uma pessoa ou um grupo de pessoas, mas, sim, por contratos inteligentes feitos em blockchain. Como os registros em blockchain não podem ser fraudados, o contrato é virtualmente imune a quaisquer complôs ou tentativas de tomada de controle da organização.

Por isso, as decisões das DAOs não ficam restritas a um grupo de acionistas, pois qualquer um que seja dono dos tokens da organização pode votar. Sim, quem possui mais tokens tem direito a mais votos, mas se a base de usuários de uma DAO for muito grande, isso serve como proteção contra tentativas de tomada hostil do controle.

Outro benefício das DAOs é a transparência, visto que blockchains como Ethereum e Solana (que concentram a maioria das DAOs) são abertas. Qualquer pessoa pode verificar os dados e a autenticidade das transações, incluindo os votos dados em cada decisão da DAO.

Por isso, em caso de uma votação importante, qualquer pessoa consegue verificar o resultado e atestar se houve alguma fraude. Isso, no caso de empresas listadas em bolsa, por exemplo, é uma enorme vantagem, pois ajuda a aumentar a transparência e estabelecer ótimas práticas de governança.

E, finalmente, a descentralização ajuda a integrar ainda mais as empresas de um país com o resto do mundo, pois os tokens são negociados 24 horas por dia em todos os países. Isso tende a facilitar que investidores estrangeiros possam comprar empresas do Brasil que emitam tokens cotados em dólar, sem precisar abrir uma conta no país ou ter que depender do horário de funcionamento da bolsa brasileira.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

×
Sair da versão mobile