Os consumidores veem os perfis online de bares e restaurantes como um termômetro para orientar suas escolhas de consumo.
A presença dos bares e restaurantes nas redes sociais tornou-se praticamente indispensável. De acordo com uma pesquisa realizada pela Abrasel no último ano, quase o total dos estabelecimentos entrevistados (99%) possui presença em, ao menos, uma rede social para divulgação e relacionamento com os clientes. Plataformas como Instagram, WhatsApp e Facebook são as mais utilizadas pelos empreendedores.
Os bares e restaurantes que investem em perfis bem elaboradores podem sentir o resultado no consumo e comportamento dos clientes. É o que afirma a proprietária de um restaurante em Vila Velha (ES), Regina Maris. Em 2023, Regina passou a investir nas redes sociais do estabelecimento e o retorno foi visível. “Notamos um maior engajamento, reconhecimento de marca, além do aumento de seguidores em 30%. Novos clientes conheceram a casa e os já conheciam passaram a vir com mais frequência”, conta a empreendedora.
Para os clientes, as redes sociais funcionam como o cartão de visita dos estabelecimentos. É o que afirma o programador Marc de Carvalho; para ele, visitar o perfil online de bares e restaurantes é uma forma de conhecer o espaço e avaliar se o cardápio, os preços e o ambiente são atrativos para sua preferência de consumo.
“Quando eu quero conhecer um lugar, seja um restaurante novo que está abrindo ou que eu não conheço ainda, uma das primeiras coisas que eu faço é ir ao perfil do espaço no Instagram. Eu não vou deixar de ir em um lugar se ele não possuir informações nas redes sociais, mas isso vai me fazer perder um pouco da vontade de frequentar o espaço”, revela Marc.
A presença online de bares e restaurantes também é um ponto decisivo para a estudante universitária Anna Beatriz de Souza. As redes sociais auxiliam a jovem na construção de expectativas e na obtenção de informações sobre os bares e restaurantes que ela planeja frequentar, especialmente considerando as avaliações de outros clientes.
“Por meio das redes sociais, eu consigo ver fotos dos pratos e do ambiente, além dos comentários e avaliações de pessoas que já frequentaram o restaurante. Então, isso ajuda a ter uma ideia muito mais clara do que eu posso esperar do atendimento, da comida e se isso vai satisfazer ou não as minhas expectativas”.
O segredo para conquistar o público antes mesmo da visita presencial é investir em uma presença sólida nas redes sociais e em fornecer respostas rápidas aos consumidores. Ao construir uma presença digital atraente e interativa, os bares e restaurantes têm a oportunidade de envolver potenciais clientes.