Início Estilo de Vida PETS Pratica exercícios com seu pet? Saiba os equipamentos necessários para garantir a...

Pratica exercícios com seu pet? Saiba os equipamentos necessários para garantir a segurança deles

0

A corrida de rua ganhou novos adeptos e se tornou a atividade física preferida dos brasileiros. Dados da Tickets Sports, maior plataforma de venda de inscrições para eventos esportivos do Brasil, mostram que entre 2022 e 2023, houve aumento de 20% no número de corridas de rua em todo o país. Resultado dos hábitos mais saudáveis da população. E os tutores de animais também estão de olho nesse e em outros esportes.

Acontece que para ter a companhia dos pets na prática de atividades físicas são necessários alguns cuidados e equipamentos específicos para prezar pela segurança e conforto deles. A Baren Pet, distribuidora de artigos esportivos, lançou na PET South America, principal feira do segmento pet da América Latina, produtos da marca norueguesa Non-stop Dogwear, que é especializada em equipamentos para canicross, bikejoring, skijoring e mushing.

Quando o assunto é corrida ou canicross, que é uma modalidade de corrida em terrenos irregulares, o CEO da Baren, Christian Hahn, explica que é indicado o uso de arnês, que é próprio para qualquer tipo de esporte de tração, junto com uma guia elástica e o cinto. “Esses produtos possibilitam uma maior segurança para os animais, além do conforto, o que deixa o tutor mais tranquilo para a prática do exercício”, diz. 

Outro esporte que está em alta é o bikejoring, onde um cão ou um grupo de cães ligados a um cabo de reboque tem que puxar ou correr à frente de um ciclista. Para essa prática, Christian indica além do arnês, da guia elástica e do cinto, a antena – um suporte que liga a guia à bicicleta. O que facilita na condução do exercício em terrenos mais instáveis.  

O terceiro e último é um clássico: a natação. Para que a prática seja feita de maneira segura, é importante que o cachorro tenha um colete salva-vida adequado. Christian destaca que os cachorros não flutuam tanto quanto os humanos e precisam desse equipamento para ter um conforto maior durante a prática do exercício. O modelo protector life jacket é o mais indicado da marca para a atividade. 

O especialista norte-americano Matt Kaeberlein, Ph.D. e CEO da Optispan, destaca que, com todas as medidas de segurança adotadas, é importantíssimo que os pets façam atividades físicas. O profissional lidera o Dog Aging Project, que é o maior projeto de pesquisa de longevidade canina do mundo. Ele apresentou o estudo no Congresso PET VET, realizado na última semana.

A conclusão da pesquisa é que incluir na rotina do animal exercícios físicos, alimentação balanceada e passagens periódicas aos veterinários pode ampliar a longevidade do animal. Segundo o estudo, cães com uma rotina de exercícios físicos têm menores chances de desenvolver demência. 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile