Início Gastronomia Nutricionista ensina a montar ceia com sotaque mineiro

Nutricionista ensina a montar ceia com sotaque mineiro

0

Professora do curso de Nutrição da Una Itabira, no Leste de MG, apresenta cardápio cheio de boas memórias

Quer uma ceia de fim de ano com toque de aconchego e tradição? Crie uma ceia de Natal ou de Réveillon mineiras. Para fazer os pratos, mergulhe em ingredientes da cultura como o necessário queijo mineiro, carne suína, especialmente o pernil, além de derivados de frutas, como jabuticaba, entre outros.

A professora da graduação em Nutrição, da Faculdade Una Itabira, Haira Guedes, é quem oferece algumas sugestões para o cardápio montanhês. E detalhe: os ingredientes são rústicos e podem ser encontrados facilmente em qualquer supermercado brasileiro.

Entre eles, é possível aproveitar inclusive os ingredientes das safras de fim de ano, como manga e jabuticaba. As receitas também são simples e amplamente disponíveis pela internet. “O segredo é a combinação”, diz a “nutri”, da faculdade do Leste de Minas:

Entradas

1 – Tábua de queijos e goiabada: queijos mineiros (como o Canastra) harmonizados com pedaços de goiabada cascão.

2 – Pão de queijo recheado: mini pães de queijo recheados com pernil assado, desfiado e temperado com ervas. “Pão de queijo é o rei da culinária mineira, todo mundo ama e não pode faltar. Tem custo acessível e pode ser comprado congelado”, diz a professora Haira Guedes, da Una Itabira.

Prato Principal

1 – Lombo suíno com molho de jabuticaba: lombo suculento assado, regado com um molho agridoce feito de jabuticaba (já existe a versão industrializada e pode ser adquirida pela internet).

2 – Costelinha ao molho barbecue mineiro: costelinha suína assada com molho feito com toque de rapadura e especiarias (é o mesmo processo do barbecue tradicional, porém, no lugar do açúcar, coloque rapadura).

Acompanhamento

1 – Arroz com linguiça: arroz acrescido de linguiça (preferencialmente artesanal) picada levemente defumada.

2 – Angu mole com queijo: angu cremoso servido com pedaços de queijo derretido.

3 – Creme de milho verde: milho verde batido no liquidificador com leite e creme de leite, refogado em temperos e acrescido de queijo. Leve tudo ao fogo até engrossar e sirva.

Guarnição

1 – Farofa de couve com torresmo: farofa crocante (a receita mais simples de sua preferência) com couve finamente cortada e pedaços de torresmo (em alguns açougues o torresmo é vendido pronto ou precisando apenas colocar no forno ou air frayer).

2 – Legumes salteados na manteiga de garrafa: cenoura, abobrinha e quiabo levemente dourados. Só ingrediente barato e acessível!

3 – Salada de folhas com manga ubá: mix de folhas frescas (alface crespa, alface roxa, rúcula), manga ubá em cubinhos (em dezembro é época de manga e os preços estão bem convidativos);

Sobremesa

1 – Doce de leite com queijo: clássico da mineiridade. Doce de leite – o mais cremoso que você encontrar – e queijo minas Frescal, para relembrar as raízes.

2 – Queijadinha: docinho produzido à base de coco e queijo, assado com uma camada dourada por cima (receitas disponíveis em vários sites de culinária).

3 – Pé de moleque: Alguém pediu crocância? Prepare (ou compre) este doce típico de Minas feito com rapadura e amendoim. “Não é a castanha típica de Natal, mas, torradinha esta leguminosa com preços bem mais em conta do que as castanhas importadas, faz as vezes com louvor neste doce e até mesmo, como tira-gosto”, explica Haira.

Crédito: Canva IA

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

×
Sair da versão mobile