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Nespresso se une à WTNB para moda sustentável

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Inspirada em obras de Tarsila do Amaral, nova coleção da designer Ana Clara Watanabe usa botões confeccionados com borra de café

Pautada pelo compromisso da circularidade de seus produtos e insumos, a Nespresso Brasil, empresa B-Corp pioneira em cafés porcionados de alta qualidade sustentável, sela uma parceria inédita no país com WTNB, da designer nipo-brasileira e um expoente nome da moda atual, Ana Clara Watanabe, e destina resíduos de café para a produção de botões utilizados na nova coleção da artista. O lançamento será em 28 de maio, no icônico e centenário Edifício Martinelli, no centro da capital paulista, para convidados exclusivos. Após o desfile-performance, as peças ficarão expostas no mesmo local para visitação.

“Ao tomarmos conhecimento do trabalho da Ana Clara, da sua preocupação de usar apenas materiais sustentáveis e sua moda totalmente upcycling, avaliamos que destinar parte do resíduo de café seria uma maneira de mostrar ao nosso consumidor o quanto é importante ele levar suas cápsulas para reciclar e que o fim de alguns insumos pode ser o começo de outras peças e objetos”, afirma Fernanda Gobbo, coordenadora de sustentabilidade da Nespresso Brasil.

Inspiradas em algumas obras de Tarsila do Amaral, como E.F.C.B, São Paulo e São Paulo GAZO, que completariam 100 anos em 2024, as peças da coleção “Tarsila Amarela” seguem o conceito de moda arte, ou seja, sem fins comerciais, e traduzem a filosofia de vida de Ana Clara, de usar apenas materiais reciclados e reaproveitar todos os resíduos possíveis. “Como a Tarsila cresceu em uma fazenda de café em Rafard, no interior de São Paulo, fazia muito sentido buscar um parceiro que pudesse nos fornecer essa matéria-prima e que também compartilhasse dos mesmos valores de sustentabilidade. Por isso, a Nespresso foi a minha escolha”, declara Watanabe.

Coleção Tarsila Amarela

Tendo a sustentabilidade como principal pilar da marca WTNB, a coleção tem parte dos materiais têxteis cedidos pela INNOVATIV Têxtil, utilizando algodão reciclado em sua composição; pela Vicunha, com denim produzido com algodão regenerativo, e Corozita Botões, responsável pelo desenvolvimento dos botões feitos com resíduos de café doados pela Nespresso.

Além disso, toda a coleção está sendo produzida por alunas dos cursos de Moda do SENAC de Pindamonhangaba e por fornecedores independentes da região que trabalham com alfaiataria e técnicas têxteis manuais, como crochê, renda e bordados, gerando renda e sustentabilidade social no município do Vale do Paraíba.

Reciclagem na Nespresso

Nespresso tem o compromisso de ter uma atuação 360° dentro da economia circular, com iniciativas em várias etapas na sua cadeia de valor, possibilitando mudanças significativas ao incorporar ações transformadoras durante todo o processo. Alguns exemplos são as práticas de agricultura regenerativa, ecodesign, reciclagem e a construção de uma economia de baixo carbono, positiva para a natureza e socialmente mais inclusiva.
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Um dos destaques é o robusto programa de logística reversa que, no primeiro trimestre de 2024, registrou uma taxa de reciclagem de 23,6% em B2C (consumidores finais) e 26,3% em B2B (clientes corporativos). Em todo o território nacional são mais de 400 pontos de coleta, incluindo parceiros, supermercados, cooperativas e todas as lojas próprias, como Boutiques e Pop UP Stores.
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Nas cidades onde a Nespresso não tem lojas físicas, ou para a maior comodidade do consumidor, a marca oferece serviço de postagem gratuita. Neste caso, o cliente entra no site, busca opções de reciclagem, recebe orientações de como embalar suas cápsulas (sem líquidos), emite uma autorização, preenche a documentação solicitada, leva seu pacote até a agência de Correios indicada, apresenta o ticket eletrônico e o envia sem nenhum custo.
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Já para os clientes da linha Profissional, ou seja, escritórios, restaurantes, hotéis e parceiros B2B das cidades de São Paulo, Grande SP, Santos, Praia Grande, Cubatão, Itapetininga, Piracicaba, Campinas, Vale do Paraíba e Rio de Janeiro, a Nespresso possibilita a entrega das cápsulas usadas para a transportadora quando receber um novo pedido.
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Em São Paulo e no Rio de Janeiro, a coleta é feita com veículos elétricos em rotas pré-determinadas. Este serviço é focado em estabelecimentos com alto consumo e demanda de cafés, contribuindo ainda com a redução das emissões de carbono. Depois de coletadas, as cápsulas são enviadas a um centro de reciclagem, onde o alumínio é separado do pó, tratado e transformado em matéria-prima e destinado para indústrias de outros segmentos que usam o metal na confecção de novos objetos, como jaquetas, relógios, canivetes, bicicletas, enfeites para árvore de Natal, entre outros.
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Já a borra do café é enviada ao programa Nespresso Hortas, transformando-o em adubo para o cultivo de hortas orgânicas, com os alimentos destinados para famílias em situação de vulnerabilidade social, contribuindo para sua segurança alimentar.
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As inúmeras iniciativas em prática têm possibilitado à Nespresso apresentar resultados robustos em economia circular. Prova disso é que obteve a pontuação mínima para a certificação como Empresa B, comprovando o alto padrão de impacto social e ambiental desempenhado pela marca. Ao aderir ao Movimento B, a Nespresso consolida seu compromisso de ter um impacto positivo no mundo, além de estar em uma jornada para se tornar Net Zero até 2035.
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