Varejista de moda abraça um dos maiores eventos do Brasil e, em parceira com Biel, reforça seu posicionamento como marca 100% nacional que valoriza artistas brasileiros independentes
O São João celebra a cultura nordestina e a brasilidade em suas mais diversas nuances, assim como a Riachuelo. E foi por esse motivo que a marca de moda 100% brasileira abraçou a data e trouxe uma campanha que valoriza o nordeste e o trabalho de um talentoso artista brasileiro nascido em Caicó, interior do Rio Grande do Norte, berço da história da Riachuelo.
Gabriel Fernandes, também conhecido como Biel, é colagista. Seu trabalho retrata, principalmente, o interior do Nordeste, sua origem e história, trazendo a literatura de cordel como ponto forte de suas colagens.
“A arte pra mim é representar o que eu vejo, o que sinto. E sempre fui um apaixonado pela moda, por me expressar através do meu estilo. Quando surgiu a oportunidade de estampar as minhas artes em peças, através de uma colaboração especial com a Riachuelo, eu não pensei duas vezes.”, diz Biel. “O meu maior objetivo com essa coleção foi trazer protagonismo ao meu sertão, as minhas origens. É uma homenagem a minha cultura, que é infinitamente maior do que eu. Fui apenas um condutor dessa energia que é emanada todos os dias pelos lugares que eu caminho, pelas histórias que vivo.”, finaliza o artista.
“A Riachuelo é pioneira no varejo de moda quando falamos de collabs com artistas e estilistas nacionais e até internacionais. As peças desenhadas por Biel esbanjam brasilidade e representam nossa cultura nordestina de uma forma criativa e sofisticada, com desenhos e estampas que retratam a vida cotidiana do interior do nordeste em uma das épocas mais festivas do ano: o São João. A coleção materializa o saber fazer seridoense, com cores vivas, ilustrações em cordel, colagens e xilogravuras.”, comenta Cathyelle Schroeder, CMO da Riachuelo.
Trajetória de apoio a artistas nacionais
A história da Riachuelo com as collabs começou há muito tempo. A primeira coleção registrada em parceria com um estilista foi em 1980, assinada por Ney Galvão. Mas foi em 2022 que a Riachuelo decidiu reforçar seu posicionamento como uma marca que apoia, desde artistas e estilistas nacionais. De lá para cá, a Riachuelo já fez parceria com João Incerti, Gabriel Azevedo, Ana Verena, Betina de Luca e Leo Neves, Paulo Mariotti, entre outros.