Categoria de maquiagem foi um dos destaques, segundo dados da Circana
As vendas do mercado de beleza de prestígio registraram bons números durante o mês de maio, período em que se comemora o Dia das Mães. Com um crescimento significativo tanto em valor quanto em unidades vendidas em comparação com o ano anterior, os dados – levantados pela Circana, empresa global de data tech para análise do comportamento de consumo – destacam o excelente desempenho do segmento no Brasil.
Durante o mês de maio de 2024, o mercado de prestígio alcançou um faturamento total de R$372 milhões de reais, com mais de 990 mil unidades vendidas entre produtos como fragrâncias, maquiagem e skincare. Este resultado representa um aumento de 15% em valor e 7% em unidades em relação ao mesmo período do ano passado.
Apesar dos intensos aumentos de preço, a categoria de fragrâncias apresentou um aumento robusto de 13% nas vendas, impulsionado pelos lançamentos, que representaram mais de 50% desse crescimento. O mercado de fragrâncias femininas, em particular, também foi impulsionado pelos novos produtos que chegaram ao mercado. Eles representaram 77% de um crescimento de 12% registrado pela categoria.
Maquiagem em Alta
A categoria de maquiagem foi a mais dinâmica, registrando um crescimento de 18% em comparação com 2023. Esse crescimento foi impulsionado pelos produtos para rosto, como corretivos e blush, além dos produtos para lábios, como batons e gloss. As tendências virais do Tiktok e lançamentos inovadores foram os principais drivers desse aumento significativo.
Canais de Vendas
O canal físico continuou sendo o mais representativo no período, com um crescimento impressionante de 20% em comparação com o ano anterior. Enquanto isso, o canal online registrou um crescimento mais tímido, de um dígito, destacando a preferência dos consumidores pelo ambiente físico para produtos de beleza de prestígio.
Sobre a Circana
A Circana é uma empresa global de data tech para análise do comportamento de consumo. A companhia conta com a Liquid Data®, uma exclusiva plataforma de dados que atualmente é a mais avançada do mundo para monitorar o comportamento do consumidor. Dessa forma, a Circana proporciona aos seus clientes ampla eficiência de entendimento de mercado e permite decisões melhores e mais assertivas. Com profundo conhecimento especializado e entendimento por completo do consumidor, a companhia transforma a complexidade em clareza e oferece dados que ajudam cerca de 7 mil das principais marcas e varejistas do mundo a agirem estrategicamente e impulsionarem seus negócios. Saiba mais em www.circana.com.