terça-feira, abril 29, 2025

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Mercado de assinaturas: por que o e-commerce ainda não está aproveitando todo o potencial?

Pagamentos recorrentes permitem receita previsível e escalável

e mais oportunidades de relacionamento com os clientes.

O mercado de assinaturas no Brasil vem se consolidando como uma das estratégias mais eficazes para garantir previsibilidade financeira, fidelização de clientes e crescimento sustentável. Mas, mesmo com todos os sinais positivos, muitos e-commerces ainda estão deixando de tirar mais proveito dessa alternativa de vendas e pagamento.

Enquanto o modelo é amplamente explorado em serviços digitais (como streamings, telefonia e internet), os produtos físicos ainda têm muito espaço para crescer. Assinaturas de vinhos, livros e clubes especializados têm ganhado força, mas ainda representam uma parcela pequena diante do potencial.

A grande vantagem do modelo recorrente no e-commerce está em três pilares:

  • Receita previsível e escalável
  • Relacionamento contínuo com o cliente
  • Maior conhecimento do comportamento de consumo

Esses pontos fortalecem estratégias como upsell, cross-sell, aumento de ticket médio e menor dependência das vendas sazonais.

“Oferecer uma assinatura vai além da praticidade. É sobre construir um relacionamento com o cliente. Aqui, personalização e conveniência são palavras-chave. O consumidor quer controle: ele precisa conseguir editar sua assinatura, pausar entregas, alterar forma de pagamento e, claro, ser tratado de forma exclusiva”, afirma Mariana Coltro, gerente de Vendas na Lyra.

Plataformas como a Cyclopay já trabalham com essa visão — integrando gestão de planos flexíveis, múltiplos meios de pagamento (cartão de crédito / Pix / boleto), régua de comunicação e relatórios unificados. Isso não só facilita a operação como também dá autonomia ao cliente final.

“Assinatura é mais que receita: é relacionamento. Na Cyclopay, acreditamos que o modelo de assinatura é uma ponte entre eficiência financeira e proximidade com o cliente. O mercado está pronto, o consumidor já está habituado, e agora falta o e-commerce se adaptar, investir em tecnologia e transformar essa oportunidade em vantagem competitiva”, complementa Mariana.

As vantagens e funcionalidades dos pagamentos recorrentes poderão ser vistas na Bett Brasil, o maior evento de inovação e tecnologia para educação na América Latina, no espaço Cyclopay (estande Q 170), que será realizado de 28 de abril a 1º de maio, no Expo Center Norte em São Paulo, com entrada gratuita.

Sobre a Lyra

Empresa do Grupo Lyra, há mais de duas décadas referência global em serviços financeiros para o mercado de pagamentos (bancos, varejistas, bandeiras de cartões, adquirentes e subadquirentes), transformando o pagamento em um diferencial estratégico que aumenta vendas. Entre seus produtos, a Veripag, plataforma para subadquirentes e marketplaces, com definição de regras de negócio e automação dos processos, conciliação e liquidação com integração com todos os agentes do ecossistema em compliance, e a Cyclopay, plataforma para pagamentos de vendas recorrentes e pontuais que possibilita autonomia das regras do negócio e automação dos processos de cobrança, permitindo aumento de conversão e redução da inadimplência. De sucesso mundial, o gateway Lyra é o motor de processamento de transações de pagamento com a maior cobertura regional, utilizado por 300 mil clientes no mundo e os principais adquirentes e subadquirentes do mercado brasileiro, focado em aumento de conversão e menor risco de fraude. Como instituição de pagamento, a Lyra oferece, também, serviços de subadquirência, com captura, conciliação e liquidação de pagamentos por cartão, PIX e boleto, priorizando a conversão de vendas por qualquer canal e com qualquer meio de pagamento, com máxima segurança contra fraude e real visibilidade de fluxo de caixa. A atuação da Lyra é reconhecida por seu profundo conhecimento de mercado, expertise em inovação tecnológica e alta qualidade em atendimento ao cliente, características que marcam seu sucesso no mercado global. www.lyra.com/br

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