Projeto em Indaiatuba utilizou 55 toneladas de aço e possui 1.201 m² de área construída
Idealizado pelas arquitetas Rossana Cerello e Diana Brooks, o Haras Hípica Polo, localizado em Indaiatuba, no interior de São Paulo, possui 55 toneladas de estruturas em aço que chamam atenção pela sua modernidade e integração com a natureza. Segundo Diana, o projeto buscou ressaltar a arquitetura contemporânea e os elementos construtivos atuais. “A combinação do contemporâneo com toques rústicos criou um contraponto que realça a singularidade dos dois universos”, diz Diana Brooks.
As arquitetas também afirmam que o uso do sistema construtivo em aço foi uma demanda, pois o haras já possuía uma estrutura com pilares e vigas metálicas nas cocheiras, depósitos e hidro redondel. “O cliente aprecia o estilo contemporâneo, com nuances industriais, e queria uma construção robusta. Portanto, ao projetar a casa, optamos por manter os pilares expostos no interior, conforme o desejo específico do proprietário”, explica Diana.
Rossana Cerello comenta ainda que a estrutura metálica aparente, em sua essência, é verdadeiramente encantadora. Segundo ela, “a beleza intrínseca das vigas e pilares também é realçada pelo projeto luminotécnico. Com o uso estratégico de pontos de luz, foram criados feixes que incidem sobre a estrutura, intensificando sua beleza pura e acentuando ainda mais o charme do design arquitetônico”.
Para o Centro Brasileiro da Construção em AÇO (CBCA), o sistema construtivo em aço é sempre muito atrativo para projetos como o do Haras, pois além de proporcionar uma rápida execução da obra, também garante mais durabilidade a construção como um todo, com um material consideravelmente resistente à corrosão e à deformação. No caso do Haras, a versatilidade do aço também permitiu a criação de designs arquitetônicos modernos e inovadores, proporcionando ampla liberdade criativa para as arquitetas.
Sobre o CBCA
O Centro Brasileiro da Construção em Aço (CBCA) é uma entidade de classe, criada em 2002, com o objetivo de ampliar a participação da construção industrializada em aço no mercado nacional, realizando ações para sua divulgação e apoiando o seu desenvolvimento tecnológico no Brasil.
O CBCA tem como gestor o Instituto Aço Brasil e não é uma entidade comercial. Para acessar os últimos dados divulgados pela entidade, acesse: www.cbca-acobrasil.org.br/site/estatisticas.