quinta-feira, novembro 21, 2024

Últimas Notícias

Há condições ideais para se submeter a uma fertilização in vitro (FIV)?

Diretor da clínica Origen BH, ginecologista fala sobre o tema e a importância de se ter um bom histórico clínico

Muitas mulheres e casais que não conseguem engravidar têm buscado na medicina reprodutiva a realização do sonho de ser mãe ou pais. Mas para que seja mapeado e desenvolvido um plano de tratamento personalizado para engravidar, gestar e ter o bebê, o especialista em reprodução assistida e diretor da clínica Origen BH, Marcos Sampaio, considera alguns fatores, como por exemplo, o histórico de tentativas de engravidar; a idade da mulher e a urgência em conceber; o histórico clínico de cada parceiro; exames de fertilidade que já podem ter sido feitos, bem como outros tratamentos para engravidar realizados.

A FIV (fertilização in vitro) é uma técnica de reprodução assistida indicada para o tratamento de infertilidade, feminina e masculina. O procedimento é realizado em diferentes etapas, desde a coleta e seleção dos gametas (óvulos e espermatozoides), à fecundação, que ocorre em laboratório, cultivo dos embriões e transferência para o útero materno.

“Para se aumentar as chances de sucesso desse processo, é necessária uma investigação da infertilidade, iniciada com a anamnese, quando é feito o acolhimento do casal ou da mulher que deseja ter um filho de forma independente, a partir da escuta de suas necessidades e expectativas, sintomas físicos e emocionais”, diz.


Para se ter ideia, alimentação, fatores psicológicos e até climáticos podem influenciar nas chances de engravidar. Sem contar o fato de a mulher nascer com uma reserva de óvulos pré-determinada, o que tem a ver com suas chances, ao longo da vida, de desenvolver uma gravidez.

Reserva ovariana – “Toda mulher nasce com uma reserva ovariana definida ao nascer, ou seja, o estoque de óvulos finito, que não aumenta com o passar dos anos; pelo contrário: ele diminui e envelhece ao longo da vida. Este é um dos primeiros aspectos a ser avaliado quando a pessoa quer passar pela FIV”, esclarece o ginecologista.

 
No caso das mulheres com baixo estoque de óvulos e que desejam engravidar, a Origen oferece tratamentos específicos, como a estimulação ovariana. “O procedimento tem por objetivo elevar as chances de sucesso nos tratamentos focados na gravidez, para quem apresenta dificuldades, pois estimula vários folículos a crescerem. Nesses casos, o especialista em fertilidade fica responsável por planejar uma forma controlada e segura de estimulação ovariana, indicando a dosagem hormonal ideal que a mulher deve receber”, acrescenta Sampaio.

Idade – Segundo o médico, a questão da idade dos pacientes é um fator importante na reprodução assistida, inclusive para a definição da técnica mais adequada para cada pessoa. 

Histórico clínico – Neste cenário, o histórico clínico de cada paciente é fundamental de ser conhecido. “Neste momento, coletamos informações sobre doenças infantis ou atuais e de cirurgias, assim como o uso de uso de medicamentos, o comportamento sexual, com informações, inclusive, de incidência de infecções sexualmente transmissíveis (IST) e, o estilo de vida, considerando hábitos como uso excessivo de álcool ou drogas recreativas, tabagismo, alimentação e prática de exercícios físicos. Tudo isso é avaliado”, acrescenta o ginecologista. 


Toda mulher em idade reprodutiva que tem o sonho de ter filhos ou pretende adiar a maternidade em função do momento de vida em que se encontra deve estar atenta primeiramente ao seu bem-estar e à manutenção da sua saúde reprodutiva. Algumas orientações são fazer um exame ginecológico anual preventivo ao câncer de colo do útero; conversar com seu(sua) médico(a) de confiança sobre o tema; e, em casos específicos, procurar ajuda com especialistas em medicina reprodutiva, no caso de interesse por congelamento de óvulos.

Disfunções podem surgir – Após a primeira menstruação, a mulher pode apresentar disfunções que podem dificultar a transcorrência natural do seu ciclo menstrual, afetando uma desejada gravidez espontânea”, esclarece o médico ginecologista.

São exemplos de disfunções a síndrome de ovários policísticos (SOP), que afeta cerca de 20% das mulheres em idade reprodutiva; a endometriose; a amenorreia, marcada pela ausência de três ciclos menstruais consecutivos; e a oligomenorreia, caracterizada pelo intervalo prolongado entre um ciclo e outro, normalmente superior a 35 dias.


“Além de todos esses quadros que podem impactar a saúde reprodutiva da mulher, muitas mulheres não sabem, mas miomas uterinos, ciclos menstruais irregulares e problemas na tireoide podem atrapalhar as chances de desenvolvimento de uma gravidez saudável. Grande parte delas suspende os métodos contraceptivos – pílulas, injeções e preservativo – e não se dão conta de que a dificuldade na fecundação pode estar ligada a outros fatores. Alimentação sem regras, a partir de alimentos ultraprocessados, estilo de vida, sedentarismo, desenvolvimento de doenças como hipertensão e diabetes na juventude e contato com muitos fatores poluentes também podem impactar o organismo e dificultar as tentativas de gravidez”, acrescenta Sampaio.

Segundo ele, com os avanços tecnológicos, a reprodução assistida consegue reunir diferentes técnicas que possibilitam o auxílio daqueles que têm dificuldade de engravidar naturalmente. Surgem novas técnicas ou aprimoramento das já existentes a cada ano. “Isso se deve à grande eficácia dos procedimentos, pois, são inovadores e seguros. Além da técnica em si, ao longo dos anos, a medicina reprodutiva avançou muito no quesito humano, no acolhimento das pessoas que têm dificuldades para realizar o sonho de ter filhos. Com isso, aprimoramos vários processos que englobam o atendimento aos pacientes que nos procuram, oferecendo cada vez mais segurança na escolha deles por qualquer um dos procedimentos”, complementa.


Sobre a Origen

Fundada há mais de 20 anos pelos médicos Marcos Sampaio e Selmo Geber, a Clínica Origen de Medicina Reprodutiva nasceu com o objetivo de centralizar a atenção médica, a disponibilidade da tecnologia e o acolhimento humano no bem-estar e respeito a seus pacientes, auxiliando-os na realização do sonho da maternidade e paternidade.

Latest Posts

MAIS VISTAS

×